Antes tarde do que nunca mas segunda-feira é dia de artigos científicos no site.
Então vamos lá!

Esse texto veio de uma parceria do Nunes, Fantato e Montagner, acredito que tenha algo haver com o mestrado do João Nunes, porque ele assina o texto como mestrando.
Bom, vamos ao que interessa.
Olha só o resumo:
O treinamento da velocidade no Basquetebol deve respeitar as exigências específicas de jogo, atuando em consonância com os padrões técnico-táticos da equipe. O presente artigo mostra a importância que os outros tipos de velocidade (velocidade de realização e jogo) assumem, quando se compreende a essência do jogo desportivo coletivo. Nesse contexto procura-se mostrar a velocidade como uma grandeza técnico-tática, perceptiva e informacional, que necessita ser estimulada através de exercícios cada vez mais “complexos e inteligentes”, para poder ser desenvolvida.

Meu parecer sobre:
Interessantes definições do Esporte. Assim como a classificação das ações, que me deixaram intrigado por 4,6% das ações da modalidade são saltos.
Mas ainda assim a classificação das ações citadas não classifica separadamente as ações com bola e sem bola.

O texto não traz só definições sobre basquetebol mas também fala de velocidade chegando ao denominado velocidade de realização que é por sua vez totalmente ligada a grandezas técnico-táticas do jogo.

No contexto ainda consta a frase mais inteligente que se que se pode encontrar hoje em dia:
Nesse contexto, individualidade e coletividade; parte e todo, é compreensível a dificuldade de se pensar exercícios que realmente satisfaçam todos os objetivos do treinamento. Se quisermos atletas mais competentes na resolução de problemas, necessariamente teremos que ter técnicos /professores que sejam capazes de elaborar “problemas mais inteligentes” durante todo o processo de treinamento.

Texto muito bom, não me lembro de ler outro que aborta essa valência.

Esse texto foi publicado em: Revista Conexões v. 4, n. 2, 2006
Mestrando João Nunes
Mestre Eduardo Fantato
Doutor Paulo Cesar Montagner
Pela Faculdade de Educaçaõ Física/UNICAMP

Olha só o texto para download NUNES; FANTATO; MONTAGNER – Velocidade no basquetebol

É isso!

Comentem e Compartilhem!
Até+

Diego Silver

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.