O UOUS Basketball começou assim, um desejo de um técnico de falar sobre Basquete com outros técnicos e estudiosos

O ano era 2015, mais precisamente, 18 de dezembro daquele ano. No ginásio Henrique Villaboim fui me encontrar com o David Pelosini, depois de um treino do Sub-19, um dos ultimos dele naquele ano e o meu ultimo dia como administrador do departamento de Basquete do EC Pinheiros.

David estava sentado no banco, o mesmo que é utilizado nas partidas do time da zona oeste de São Paulo. Esse encontro era para eu dar tchau não pelo fim do ano, mas por ser meu ultimo dia e foi um momento muito marcante para mim, porque eu vi nos olhos do David uma empatia que emocionaria qualquer ser humano, eu, pai, desempregado no fim de ano, algo que ninguém do departamento esperava ou até alguns profissionais do clube, mas enfim, não é para isso que estou escrevendo, mas sim pelo que acontece depois.

Todo preocupado sobre o que eu iria fazer e nem eu sabia, mas ele queria que eu conversasse com os meus contatos, não podia ficar desempregado, ele não queria que eu ficasse, conversamos (não é sobre isso e eu estou com os olhos marejados ao falar sobre… respira). Conversamos e o David veio me falar sobre os seus sonhos, me conta sobre a história dele como técnico e mais algumas coisas.

Mas um dos anseios do técnico, era poder falar sobre Basquetebol e ele estava contando aquilo pela primeira vez para mim, eu batalhando para entrar no mestrado ouvindo de um dos técnicos e pessoas que eu mais admiro no Basquete, falar que queria falar de Basquete, não do jeito que eu falo mas conseguir alcançar pessoas como eu alcanço, aqui falando com você meu caro leitor.

Continuamos a discutir as idéias e ele diz que queria criar algo, uma metodologia talvez, mas queria expor as idéias dele no Basquetebol.

Quase cinco anos depois, UOUS Basketball

Um dia como qualquer outro, de repente eu recebo uma mensagem do David no Whatsapp.

“Silver, me diz o que você acha?” a mensagem veio acompanhada de uma imagem. Um folder convidando pessoas para um evento que iria acontecer no prédio do David. O evento? Falar de Basquetebol, mais precisamente de como o David trabalha e o tri-campeonado do Pinheiros na LDB, dois deles consecutivos.

Claro que era uma idéia magnifica, sabe o que é mais interessante estava partindo dele. Tenho diversas criticas a algumas coisas que acontecem na Educação Física no Brasil, mas uma coisa que o Basquetebol tem fora do país que não tem aqui, é a valorização das filosofias de trabalho, aqui todo mundo quer ir para a Europa, ou falam da Argentina, mas e o trabalho que já é realizado aqui? Bom, o David iria expor o seu trabalho, vamos ver o resultado.

A idéia era simples, expor a filosofia de trabalho dele no EC Pinheiros. Falar sobre a campanha do Pinheiros na LDB, como ele organiza o trabalho, o equilíbrio nos treinamentos e assuntos relacionados. No dia estavam presentes cerca de 20 profissionais, ele abriu para 30 pessoas (capacidade do local), a resenha foi sensacional e eu estava lá.

Naquele momento eu vi nascer, eu vi começar o que seria um fenômeno incrível o que seria a UOUS Basketball.

Na imagem o logo do UOUS Basketball, um logo construído em dois círculos interpostos um menos que o outro, o externo azul claro, o interno branco, com um bola de Basquetebol azul no centro, com ramos de arruda em volta da bola e o nome UOUS centralizado em cima da bola. O sonho de um técnico reuniu uma multidão de apaixonados - Área Restritiva

Hoje +200 profissionais estudando Basquetebol

A alguns dias (de quando estou escrevendo esse texto), o David me ligou. Eu estava ocupado não consegui atender, mas trocamos mensagens e ele me mandou um convite para assistir uma live com o Alberto Bial. Mas não era daí que eu tinha contato com o UOUS, mas desde que tudo começou, desde aquela conversa no ‘Poli’, como chamamos o Ginásio Henrique Villaboim, depois na reunião de técnicos no prédio do David, até o primeiro curso criado por ele, leia mais aqui: David Pelosini lança o UOUS Basketball.

Claro que conversamos nesse meio tempo, mas foram esses dois momentos que culminaram nesse curso, nas mensagens e na live que assisti. Hoje o UOUS tem perfil no Instagram e mais de 200 profissionais divididos em diversos grupos de discussão, que não são trocas de mensagens, memes e gifs de ‘Bom Dia!’, são elaboração de documentos sobre o Basquetebol.

Na live com o Alberto Bial, no dia em que ele comemorava 50 anos de carreira, todos dedicados ao Basquetebol, um sentimento de empatia e pertencimento preencheu o coração de todos os presentes e o Bial não deixava de agradecer e falar sobre a mãe, que inclusive estava assistindo.

Eu posso dizer que o UOUS Basketball é um marco nos estudos da modalidade e se você não concorda você não está pronto para essa discussão. Ainda existiam e existem grupos de discussão e todos eles funcionam muito bem, mas o UOUS chegou em um lugar onde nenhum deles conseguiu chegar.

A iniciativa reuniu diversos profissionais, em diversos níveis em grupos de estudo, para discutir o Basquetebol em diversos nichos da modalidade, sim você leu a palavra diversos, diversas vezes, sabe porque, porque o UOUS além de tudo levou a diversidade do mundo para as discussões do Basquete.

Estava conversando com um dos responsáveis por administrar esses grupos e a primeira coisa que ele falou foi “Silver, vem aqui, vem discutir com a gente, porque aqui é assim, ninguém é mais do que ninguém, temos professores, temos técnicos experientes e temos estudantes. O que tem aqui, é produtividade, porque todos homens, mulheres, técnicos ou não, tem suas tarefas para entregar para a gente definir os documentos do UOUS, dai se a pessoa não entrega ela não participa da elaboração do documento, mas recebe os resultados, porque o conhecimento é para todos”.

Gente, uma conversa no banco do Villaboim levou o David Pelosini a criar uma força que hoje tem mais de 200 profissionais discutindo o Basquete em multi-nível e quando eu falo isso eu falo de ter um grupo discutindo a iniciação no minibasquete, outro falando só sobre Basquete Feminino e assim por diante.

Parabéns David Pelosini!

Parabéns UOUS Basketball!

Vocês quebraram a maior das barreiras do esporte nacional a de promover a discussão pelo conhecimento em prol de um bem comum e tudo isso sendo documentado.

Se você quiser saber mais sobre o UOUS Basketball, pode seguir a página da iniciativa no Instagram e o Canal no YouTube, quer saber mais sobre o David, tem um bate-papo dele comigo no canal do Área no YouTube.

O Área Restritiva está no YouTube, conheça o nosso canal. Vídeos três vezes por semana.

Fiquem por dentro do que está acontecendo no Área em nossas redes sociais, marcamos presença no FacebookInstagram e no Twitter.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.