Início Giro Pelas Ligas de Basquete WNBA - Basquete Feminino Única brasileira na WNBA, o protagonismo da Damiris Dantas

Única brasileira na WNBA, o protagonismo da Damiris Dantas

Damiris Dantas, ganha cada vez mais espaço nas ações ofensivas e defensivas do Lynx. - Área Restritiva
Foto: Stephen Gosling/NBAE

Com atuações impecáveis, Damiris vem chamando a atenção de diversas pessoas na internet

Uma temporada de “promessa” de maior protagonismo, a brasileira Damiris Dantas vive o seu melhor momento na WNBA, minutagem aumentando, confiança em seu jogo e aparentemente confiança da técnica do Minnesota Lynx Cheryl Reeve.

O Minnesota Lynx até aqui, acumula uma sequência de 3 vitórias e 1 derrota. Claramente, alguns ajustes ainda estão sendo realizados dos dois lados da quadra e a Damiris tem sido peça muito importante nesse processo. Uma pivô, que atua na posição 4, com seus 192,m e muita mobilidade.

Já conhece o canal do Área Restritiva no Youtube? Clique e se inscreva!

No começo da temporada participamos de uma coletiva de imprensa, com a Damiris Dantas. A brasileira nos contou sobre uma conversa com a Coach Reeve, onde a brasileira afirmou que terá mais protagonismo nas opções ofensivas e não só papel na defesa da equipe.

Dito e feito, Damiris Dantas que tinha 25,7 minutos de quadra na temporada 2019. Na temporada 2020 tem 30 minutos de média, mas não é só isso, suas médias de rebotes e pontos também aumentaram, 6,3 e 11,5, respectivamente.

Se você que está lendo esse texto e está pensando na ultima vitória do Lynx, para ir contra a Damiris. Pare! Volte duas casas e assista o jogo novamente, por mais que a brasileira tenha feito somente 5 pontos, 8 rebotes e 3 vitórias, em 34 minutos.

Leia também! A lua de mel de Damiris Dantas e o Minnesota Lynx

Não podemos esquecer também, que a Damiris foi a cestinha do Lynx no confronto contra o Seattle Storm, com 18 pontos e uma das destaques do Minnesota Lynx na vitória contra o Chicago Sky.

Damiris está em sua segunda passagem pelo Lynx, mas com uma atuação completamente diferente de seu primeiro ano na 'W'- Área Restritiva
Foto: David Sherman/NBAE via Getty Images

Damiris Dantas, na defesa do Lynx

A brasileira é um dos pilares defensivos do Lynx, atrelando seu tamanho e sua mobilidade, características marcantes no jogo da pivô ou ala-pivô brasileira. Na defesa, ela se apresenta contra todas as jogadoras das equipes adversárias. Desde a pressão na bola em sua marcadora de função ou nas trocas e ajudas defensivas.

A cobrança e confiança da Cheryl Reeve parece surtir efeito, é possível em alguns momentos das partidas ouvir os puxões de orelha da técnica na brasileira, mas a brasileira continua em quadra e corrigindo os erros, um deles era a pressão na bola depois do Close Out, erro que aconteceu na primeira partida e foi corrigida para as partidas seguintes.

Mas e o Ataque?

Em todos os ataques a bola passa na mão da brasileira, o que parece muito mas ainda não é, pelo simples fato que a bola ainda não volta. Em alguns momentos o Minnesota Lynx faz seleções ruins de arremessos, não dizendo que todas essas seleções de arremesso seriam melhores nas mãos da Damiris, mas se a bola não volta na mão dela, provavelmente a bola não rodava a quadra.

Outro ponto muito interessante do jogo da brasileira, é a movimentação da brasileira do lado oposto da bola, sempre procurando ser uma opção para a ação ofensiva, dificilmente você vê a Damiris Dantas parada “assistindo” a ação ofensiva acontecer.

Pensando ainda no Basquetebol moderno, estamos falando de uma pivô que tem arremesso dos três e que domina muito bem o garrafão, ou seja, confusão na defesa. Damiris é uma das pivôs mais dominantes dentro da Área Restritiva (sim o nome do garrafão é Área Restritiva) e aparentemente toda a WNBA sabe disso, sendo assim a jogadora do Lynx não tem tranquilidade na Área pintada. O que ela faz? Desce para o garrafão e abre para a linha dos três, se a marcação acompanha ela tem espaço para entrar no back door e ganhar a posição. Se não acompanha o arremesso dos três pontos, ou seja, completamente letal dentro e fora do garrafão.

Damiris tem dado trabalho dos dois lados da quadra.

Foto: Stephen Gosling/NBAE via Getty Images

Próximo compromisso da Damiris e o Minnesota Lynx?

Ficou interessando não foi? Bom, o próximo jogo do Minnesota Lynx é contra o New York Liberty. A partida começa as 20hrs e não tem transmissão no Brasil.

O Área Restritiva está fazendo a cobertura completa da temporada 2020 da WNBA, a WUBBLE está acontecendo na IMG Academy em Bradenton, Florida.

O Área Restritiva está no YouTube, conheça o nosso canal. Vídeos três vezes por semana.

Já imaginou um grupo para discutir Basquete como se estivesse em um bar? Conheça o Bar do Área!

Fique por dentro do que está acontecendo no Área em nossas redes sociais; marcamos presença no FacebookInstagram e no Twitter. Ah! Também estamos no Catarse, aqui você conhece todo o projeto do Área Restritiva.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.