Tudo o que você precisa saber sobre a LBF 2021

Nesta segunda-feira (08), Dia Internacional da Mulher, oito times de quatro estados iniciam a briga pelo título da LBF

A Liga de Basquete Feminino (LBF) de 2021, começa oficialmente nesta segunda-feira (8), e terá a definição de seu campeão no máximo até o dia 29 de agosto, data reservada para a quinta partida das finais. Oito times participantes de quatro estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Maranhão) iniciam a batalha pela taça da competição, que chega à sua 11° edição.

Já conhece o canal do Área Restritiva no Youtube?

A partida de estréia nesta temporada será entre Vera Cruz Campinas-SP, campeão de 2018, e AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva-SP, com transmissão da TV Cultura às 19:15 (de Brasília), em Campinas (SP), e sem presença de público. Confira tudo o que você precisa saber sobre o torneio:

8 equipes estão confirmadas na LBF 2021.
Imagem: Divulgação/LBF

De onde são os times da elite do basquete feminino?

Ao todo, são oito equipes na disputa pelo título da principal competição da modalidade no país. A competição reúne sete remanescentes da temporada passada, que teve apenas três jogos realizados antes de ser interrompida – e posteriormente cancelada por conta da pandemia. Campeão em 2019, o maranhense Sampaio Corrêa é o único representante do Nordeste. O sul do Brasil marca presença com as catarinenses do Blumenau.

Os outros seis clubes são da região Sudeste, sendo um do Rio de Janeiro, LSB/Sodiê Doces. E cinco de São Paulo: Ituano, Santo André/Apaba, Sesi Araraquara, Vera Cruz Campinas e Bax Catanduva. Este último é a novidade, voltando à LBF após duas temporadas. Em relação a 2020, a ausência é o também paulista Pró Esporte/Sorocaba.

Quem é o atual campeão da LBF?

O atual campeão da LBF é o Sampaio Basquete, vencedor de 2019, a equipe vai em busca de seu terceiro título . Entre as principais contratações, destaque para a pivô Gil Justino e a ala/armadora Erika, ex-Santo André e Campinas. A equipe será comandada novamente pelo técnico francês Virgil Lopez. 

Quais outros clubes já levantaram a taça?

Com quatro conquistas, o Americana (2011/12, 2013/14, 2014/15 e 2016/17) é o maior vencedor da LBF. Também já venceram a liga times como o Santo André (2010/11), Sport Recife (2013), Corinthians (2016/17) e Basquete Campinas (2018) – uma vez cada. 

Como é o formato da competição?

As oito equipes se enfrentam em turno e returno na fase de classificação para definir as posições para os playoffs (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º). As séries de quartas de final e semifinal serão disputadas em até três jogos cada, ao passo que a grande decisão será decidida em série melhor de cinco partidas. As equipes campeã e vice, se classificam para a Liga Sul-Americana de basquete de 2022. Para a edição de 2021, apenas a LSB-RJ aceitou participar do campeonato, a única representante do Brasil na competição.

Onde assistir os jogos?

A LBF 2021 contará com 100% das partidas transmitidas pela LBF LIVE na TV NSports e TV Cultura, emissora oficial da liga. O canal paulista exibirá as partidas em horário fixo de sua programação, sempre nas tardes de domingo, às 14 horas. Além das transmissões em TV aberta, os jogos também serão transmitidos pelo site da emissora, ao vivo.

A tabela do primeiro turno da Liga de Basquete Feminino 2021 termina em 2 de maio (14h), com a partida entre AEC/ Tietê Agroindustrial/ BAX Catanduva-SP e Sodiê Doces/ Mesquita/ LSB-RJ, em Catanduva (SP), que terá transmissão da TV Cultura.

Em 2021, a LBF segue na Cultura!
Imagem: Divulgação/LBF

Agenda LBF 2021 – jogos de março 

Dia 08/03 – Vera Cruz Campinas-SP x AEC/ Tietê Agroindustrial/ BAX Catanduva-SP
Transmissão: TV Cultura – 19h15

13/03 – Ituano Basquete-SP x Santo André/Apaba-SP
Transmissão: LBF Live – TV NSports – 18h

14/03 – SESI Araraquara-SP x Sampaio Basquete-MA
Transmissão: TV Cultura – 14h

16/03 – AEC/ Tietê Agroindustrial/ BAX Catanduva-SP x Sampaio Basquete
Transmissão: LBF Live – TV NSports – 19h

19/03 – Blumenau x Sesi Araraquara
Transmissão: LBF Live – TV NSports – 19h30

20/03 – Vera Cruz Campinas-SP x Santo André/Apaba-SP
Transmissão: LBF Live – TV NSports – 18h

21/03 – LSB-RJ x Ituano Basquete-SP
Transmissão: TV Cultura – 14h

24/03 – Sampaio Basquete x LSB-RJ
Transmissão: LBF Live – TV NSports – 19h30

25/03 – Sesi Araraquara x AEC/ Tietê Agroindustrial/ BAX Catanduva-SP
Transmissão: LBF Live – TV NSports – 19h30

26/03 – Ituano Basquete-SP x Vera Cruz Campinas-SP
Transmissão: LBF Live – TV NSports – 19h30

28/03 –  Santo André/Apaba-SP x Blumenau
Transmissão: TV Cultura – 14h

O Área Restritiva está no YouTube, conheça o nosso canae se inscreva.

Um grupo para discutir Basquete, como se estivesse em um bar? Conheça o Bar do Área!

Fique por dentro do que está acontecendo no Área em nossas redes sociais; marcamos presença no FacebookInstagram e no Twitter. Ah! Também estamos no Catarse, aqui você conhece todo o projeto do Área Restritiva.

Leia mais!

Deixe sua opinião

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe!

Se inscreva!

últimas publicações