Durante os amistosos da Seleção Brasileira Masculina de Basquete, que é normalmente o que todo mundo conhece e vê, vi uma cena que me chamou muito a atenção e me deixou chateado.

Bom, para quem não sabe, atualmente eu trabalho em uma rede de academias em São Paulo e consegui convencer o líder técnico dos horários, que devíamos deixar as televisões nos canais que estão passando os jogos da seleção brasileira.

Até ai, mais uma “vitória” do Basquete!

Percebi que a maior parte dos alunos da academia acompanham o basquetebol, não só o masculino quanto o feminino, a ponto de discutirmos os assuntos referente as seleções.

Mas de qualquer forma a primeira coisa que me deixou triste, foi pouca gente saber dos jogos da seleção brasileira, o segundo ponto é ninguém saber quais títulos as seleções conquistaram.

Isso se aplica mais a masculina, que é a com maior status, mas mesmo assim em questão de histórico continua desconhecida.
Confundem a medalha do Pan-Americano, com Jogos Olímpicos.

Mas a cereja do bolo da minha indignação é o fato das pessoas não valorizarem o trabalho dos nossos atletas e comissão técnica.

Em especial um aluno que quando disse que a seleção feminina perdeu o jogo contra os Estados Unidos, disse que nunca teremos chances contra os americanos, o pior foi quando ele perguntou quem estava jogando (Brasil x EUA – Masculino) e eu respondi.

Ele olhou o placar do primeiro quarto e começou a me questionar indignado.

“O que está acontecendo?!”

“É o Brasil mesmo?!”

“Mas essa não é a seleção principal dos Estados Unidos?!”

“Olha lá, não sãos os profissionais, só pode ser o Sub-17”

Quando as pessoas vão reconhecer o fato de que o basquetebol brasileiro evoluiu!?

Está engatinhando em muitos aspectos, mas está em constante mudança, não somos mais os mesmos.

Muita coisa mudou e muita vai mudar, temos muitos méritos para mostrar dentro de quadra e as pessoas tem que começar ao mínimo dar valor ao que os nossos atletas estão fazendo.

Em uma comparação que eu particularmente não gosto de fazer.

Futebol x Basquetebol.

Se compararmos as posições nos Rankings da Federação Internacional de Futebol – FIFA e da Federação Internacional de Basquetebol/Basketball – FIBA.

No futebol a seleção masculina está em 11ª no Ranking, já no basquetebol a seleção ocupa a 13ª segunda posição da FIBA.
Pouca diferença, para um país que no futebol é uma das mais tradicionais seleções, para não dizer a mais tradicional, até somos chamados de país do futebol.

Já no basquete não somos vistos dessa forma.

No feminino, segundo o Ranking da FIFA, ocupamos a 5ª colocação e segundo o Ranking da FIBA, a 6ª. Também não vejo tanta diferença assim. Mas no caso acredito que até por questões políticas o basquetebol é um pouquinho melhor que o futebol.

Vamos valorizar o que temos, por muito tempo demos valor as seleções da geração do Oscar e da Janeth.

Vamos dar valor as novas gerações, o trabalho não parou na época deles, o trabalho continuou e até mesmo no caso da nova geração do basquetebol feminino elas ainda colhem os frutos pelo trabalho feito anteriormente.

Temos que tratar o que é feito pelo Brasil como verdadeiros Brasileiros.

Mas não aconteceram só coisas ruins nesse dia, é que não podia tirar foto, mas foi muito engraçado ver metade da academia parada para ver o jogo das seleções brasileiras de Basquete.

Os alunos paravam o que estavam fazendo se acomodavam nos aparelhos e ficavam assistindo, quando tinha um pedido de tempo técnico ou intervalo por encerramento de algum quarto do jogo, todo mundo voltava a treinar.

Acompanhe tudo sobre as nossas seleções, separamos alguns conteúdos para você.

O Área Restritiva está no YouTube, conheça o nosso canal. Vídeos três vezes por semana.

Fiquem por dentro do que está acontecendo no Área em nossas redes sociais, marcamos presença no FacebookInstagram e no Twitter.

1 COMENTÁRIO

  1. Concordo plenamente com vc em relação ao futebol feminino não temos estrela e sim uma equipe que joga em conjunto perdendo ou ganhando assim cada um se destaca na sua posição. ficamos muito chateado pois só os outros paises são valorizado, menos o brasil e agora desejo sorte para o atletismo,basquete,futebol,hipismo,boxe,judo,tênis de mesa,esgrima e etc…..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.