De dentro para fora do Jogo, uma visão diferente de quem de alguma forma viveu O Basquete.
Professor Tuta, ‘A cidade tem tanto amor ao basquete por ele’
Foto: Antonio Penedo/Mogi-Helbor

O basquete perdeu na madrugada desta segunda-feira (3) um entusiasta e apaixonado pelo esporte. Um dos personagens mais marcantes da história do basquete mogiano, José Carlos Miller da Silveira, morreu aos 87 anos, vítima de um câncer nos ossos. O Professor Tuta, como era conhecido, foi um dos precursores do basquete em Mogi das Cruzes treinando equipes universitárias e nas escolas da cidade, a partir da década de 50.

Um desses jovens que despertaram para o esporte por ele foi Nilo Guimarães, ex-armador da seleção brasileira e hoje secretario de Esporte e Lazer de Mogi das Cruzes. Nilo tinha uma relação muito afetiva com o antigo professor, que era figura presente em quase todos os jogos do Mogi das Cruzes/Helbor no Ginásio Hugo Ramos. Tuta e a esposa Terezinha tinham cadeiras cativas com os nomes no camarote do Hugão.

“A gente não sabe imaginar por que a cidade tem tanto amor ao basquete. Na verdade, tenho absoluta certeza que é por ele. Por ter iniciado um trabalho há tanto tempo, contagiando muita gente na cidade e o basquete sempre foi um tema bacana aqui. Tomou essa proporção depois, incentivado por ele também, quando veio o time de Suzano para cá, o Report. Ele era o secretário de Esportes. Esse vínculo com a cidade se fortaleceu mais ainda. Vinte anos antes ele fez um trabalho bacana com a minha geração, com o pessoal antes de minha também. Sempre tem uma passagem boa com o Tuta aqui ligada a essa modalidade. Não tenho a menor dúvida que esse amor que a cidade tem passa por ele. Hoje a gente perdeu um cara bem bacana”, ressalta Nilo.

Histórico

O professor de educação física nasceu em São Paulo e veio para Mogi das Cruzes aos 10 anos. Trabalhou na UMC (Universidade de Mogi das Cruzes ), no Senai, na Escola Técnica Federal, na Secretaria de Estado dos Esportes e treinou equipes de escolas de Mogi e de São Paulo.

Como secretário de Esportes de Mogi das Cruzes, o Professor Tuta foi responsável pela montagem da equipe profissional em 1995, que no ano seguinte foi campeã paulista. Em 2016, Tuta foi reconhecido pelo trabalho esportivo e conduziu a tocha olímpica quando passou por Mogi das Cruzes.

O sepultamento será nesta terça, às 8h, no Cemitério São Salvador.

SOBRE O AUTOR Perfil destinado para publicações e reflexões colaborativas dos colunistas do Área Restritiva em conjunto com as assessorias de imprensa. CONHECER TODO TIME
RESENHE COM A GENTE AÍ!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

 
 
VOLTAR AO TOPO
%d blogueiros gostam disto: