De dentro para fora do Jogo, uma visão diferente de quem de alguma forma viveu O Basquete.

‘Pense Fora do Garrafão’, primeiro fashion film da NBA no mundo, foi indicado ao prêmio de ‘Melhor Filme’ no International Fashion Film Awards, premiação do La Jolla International Fashion Film Festival, que acontece entre os dias 20 e 22 de julho, na Califórnia – EUA.

‘Pense Fora do Garrafão’, primeiro fashion film da NBA
‘Pense Fora do Garrafão’ concorre a ‘Melhor Filme’ no Festival de La Jolla.
Foto: Divulgação / NBA Brasil

O curta-metragem, dirigido pelo cineasta Doug Clayton e assinado pelas produtoras brasileiras Nove e Meio e Capuri, é um projeto inédito, idealizado pelo escritório brasileiro da liga, e foi indicado também em outras quatro categorias: ‘Melhor Direção’, ‘Melhor Fotografia’, ‘Melhor Sound Design’ e ‘Melhor Edição’. Lançado em meados de abril, o filme já teve mais de 1,6 milhão de visualizações na Internet, ele também está sendo exibido também na TV paga e pode ser assistido na página oficial do filme.

‘O Festival de La Jolla é considerado o ‘Cannes’ dos fashion films. A indicação para ‘Melhor Filme’ é a confirmação do excelente trabalho em equipe que foi realizado, todos abraçaram o projeto como um filho, alcançamos a excelência em todas as áreas. Nosso objetivo é mostrar que a marca vai muito além do basquete. É um dos ícones da cultura hip-hop que anda de mãos dadas com o universo fashion. A linguagem das ruas e suas representações conquistam cada vez mais espaço na moda internacional”, afirmou Doug.

O filme, inscrito sob o nome de ‘Think Outside The Box’, teve o Rio de Janeiro como base para gravações, com duas locações: um galpão na Gamboa e uma casa em São Conrado, misturando hábitos, culturas, moda e conceitos além do basquete, como break, grafite, estilo e skate. E a relação entre esses dois ‘mundos’ é cada vez mais presente no mercado, com marcas clássicas formando parcerias para mostrar que a rua invadiu as passarelas. Para a NBA, uma das marcas globais mais icônicas, é importante ser precursora de tendências, por isso a aposta em um fashion film como carro-chefe da campanha anual no Brasil.

“Buscamos algo diferente e inovador, uma linguagem em que estivessem presentes elementos de estilo, moda, música e basquete. Hoje a NBA vai muito além das quadras, ultrapassou os limites do esporte, e com o fashion film conseguimos interagir e nos conectar com esses fãs. O resultado foi fantástico”, afirmou Sérgio Perrella Filho, Diretor de Licenciamento e Varejo da NBA no Brasil.

‘Pense Fora do Garrafão’, primeiro fashion film da NBA
Fashion film foi gravado no RJ e foi o primeiro produzido pela NBA no mundo.
Foto: Divulgação / NBA Brasil

Entre ruas e passarelas
A união da alta moda com a temática das ruas e das quadras, demonstrada pelos pontos de vista real e imaginário, é o foco principal do curta, candidato a prêmios no principal festival de fashion films da atualidade.

Trilha conta uma história
Além da influência do estilo urbano no projeto, outro fator que chama atenção na produção é a trilha sonora. Envolvente, ela mistura hip-hop e disco com ritmos brasileiros, como o funk, e ficou a cargo da produtora de conteúdo musical Sonido AMP que usa a melodia e o soundesign para ajudar a conduzir a narrativa.

‘A indicação para Melhor Sound Design é mais que merecida. Afinal, é a trilha que dita o ritmo do filme e pontua as idas e vindas do real para o imaginário. A Sonido AMP, que ganhou um ‘Leão’ em Cannes na última semana, valoriza muito a importância de contar uma história pela trilha. Para o nosso projeto, isso fez toda a diferença”, ressaltou Doug.

FICHA TÉCNICA – ‘Pense Fora do Garrafão’
Diretor: Doug Clayton
Produtor Executivo: Bernardo Landeira
Diretor de Produção: Thiago Mascarenhas
Produtora de Conteúdo Musical: Sonido Amp
Roteiro: Pedro Lenz
Trilha Sonora e Sound Design: Bernardo Massot
Direção Musical: Lucas Duque e Pedro Lenz
Stylist: Yasmine Sterea
Diretor de Fotografia: Daniel Venosa

‘Pense Fora do Garrafão’, primeiro fashion film da NBA
Curta foi indicado a cinco prêmios no Festival Internacional da Califórnia.
Foto: Divulgação / NBA Brasil

Diretores de Arte: Nicolas Martins e Vinicius Mesquita
Editor: Artur Miranda
Colorista: Osmar Junior
Maquiagem e Cabelo: Sabrina Sanm
Assistente de Direção: Lola Medeiros
Produtor: Lucas NobregaAssistentes de Estilo: Otavio Rosselli e Luiz Fernando Freiberger
Operador de Steadycam: Dudu Mafra
Operador de Câmera: Roberto Moura
Foquista: Fernando Macedo
Maquinista: Edgar Mugica
Eletricista: Francis de Souza
Motion: Combone

Não deixem de acompanhar o Área Restritiva nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube.

Acompanhem também os textos diários aqui no site e para conhecer outras recomendações de conteúdos relacionados ao Basquete, confiram a nossa sessão de recomendados, além é claro de ficarem por dentro do que está acontecendo no Área em nossas redes sociais, marcamos presença no Facebook, Instagram e no Twitter.

SOBRE O AUTOR Diego Andrade, mais conhecido como Diego Silver. Professor de Educação Física. Pai, viciado em coisas de Nerd e é claro entusiasta do Basquetebol. Ex-Aluno do Bi-Campeão Mundial Rosa Branca, quando o mesmo era servidor do SESC Consolação. CONHECER TODO TIME
RESENHE COM A GENTE AÍ!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

 
 
VOLTAR AO TOPO
%d blogueiros gostam disto: