De dentro para fora do Jogo, uma visão diferente de quem de alguma forma viveu O Basquete.

Orientado por mais de 25 anos de pesquisa em todos os níveis de basquete e insight dos atuais jogadores da NBA, o uniforme é baseado em uma versão refinada da estrutura de basquete Nike Aeroswift.

A Nike adaptou o design do uniforme aos rigores da temporada cada vez mais intensa de 82 jogos da Liga, empregando mapas corporais 3D dos jogadores, incluindo mapas de calor e suor. Esta pesquisa levou os designers da Nike a fazer mudanças significativas no peso, ajuste e construção dos uniformes, dando especial atenção para a potencialização da agilidade.

Pelas mãos da Nike, conheçam os novos uniformes da NBA
Imagens: Divulgação/Nike

Os jogadores da NBA, incluindo os membros do time de basquete dos EUA, vencedores da medalha de ouro da última edição dos Jogos Olímpicos, testaram versões iniciais dos uniformes e deram um feedback específico que levou a Nike a desenvolver os designs para que incluíssem uma mudança nas costuras de abertura da manga, pescoço e laterais para eliminar distrações para os atletas.

“A vantagem mental de um uniforme de qualidade não tem preço”, diz Kyrie Irving.

“O fato de a Nike ter ouvido todos os nossos comentários ao desenvolver os novos uniformes da NBA diz tudo. Estou entusiasmado com o novo ajuste e sensação”.

A mudança mais significativa está na parte posterior do ombro do uniforme, onde os designers da Nike alteraram a construção para ter um ajuste muito melhor. Além disso, as bainhas na parte inferior da camiseta e dos shorts foram modificadas para permitir amplitude total de movimento.

“Quando você se sente bem no uniforme, você joga bem”, diz Draymond Green. “Eu gosto de ter qualquer vantagem competitiva na quadra e os novos uniformes Nike NBA estão de acordo com o feedback que fornecemos”.

O uniforme é composto por uma combinação de fios Alpha Yarns e poliéster reciclado, onde cada uniforme representa aproximadamente 20 garrafas PET recicladas. Essa mistura de fios, além de estar de acordo com o amplo compromisso da Nike com a sustentabilidade, também remove a umidade mais rapidamente do que os uniformes anteriores da NBA, drenando a transpiração 30% mais rápido do que os atuais uniformes.

UMA NOVA CONVENÇÃO DE NOME PARA OS UNIFORMES DA NBA

Coincidindo com a introdução dos novos uniformes, a NBA está eliminando suas designações de uniforme “Home” e “Road”. Começando com a temporada 2017/18, as equipes da casa escolherão qual dos seus uniformes serão usados em todos os jogos como mandantes e as equipes visitantes escolherão um uniforme contrastante dentro de sua própria variedade.

Por causa desta mudança, a Nike e a NBA trabalharam em conjunto para criar quatro uniformes principais para cada equipe, classificados como “edições”, que exploram a rica história da NBA e suas respectivas franquias.

As duas primeiras edições dos uniformes da NBA, que serão apresentadas pelas equipes no segundo semestre, durante o verão americano, e farão sua estreia em quadra no início da temporada, são as edições Associação e Ícones. Os dois uniformes principais restantes, inspirados na mentalidade do atleta da NBA e nas comunidades que apoiam suas equipes em qualquer circunstância, respectivamente, serão apresentados nos próximos meses.

Pelas mãos da Nike, conheçam os novos uniformes da NBA
Imagens: Divulgação/Nike

Edição Associação, o tradicional uniforme oficial branco que as 30 equipes terão em sua variedade, conecta-as como membros do clube de basquete mais exclusivo do mundo. Ela representa uma conquista pela qual a maioria dos atletas tem trabalhado por toda a vida para alcançar.

Edição Ícone, anteriormente conhecida como segundo uniforme, representa a rica história e a identidade icônica que existe dentro de cada franquia. Esta edição utiliza a cor primária da equipe, uma cor que domina o guarda-roupa dos fãs mais obstinados.

Pelas mãos da Nike, conheçam os novos uniformes da NBA
Imagens: Divulgação/Nike

Também nesta temporada, oito equipes da NBA terão um uniforme da Edição Clássica que estará disponível  segundo semestre, durante o outono americano. A Edição Clássica homenageia alguns dos uniformes mais emblemáticos da história da liga e poderá ser usada a critério de cada equipe.

Complementando as novas edições de uniformes, a Nike também apresentará uma nova coleção, incluindo calça de compressão e meias, que proporcionam uma aparência perfeita para os melhores atletas do mundo quando jogam nos maiores palcos do esporte.

SOBRE O AUTOR Diego Andrade, mais conhecido como Diego Silver. Professor de Educação Física. Pai, viciado em coisas de Nerd e é claro entusiasta do Basquetebol. Ex-Aluno do Bi-Campeão Mundial Rosa Branca, quando o mesmo era servidor do SESC Consolação. CONHECER TODO TIME
RESENHE COM A GENTE AÍ!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

 
 
VOLTAR AO TOPO
%d blogueiros gostam disto: