O ultimo final de semana da década, reservou a todos alguns confrontos por definições na maior competição de Basquetebol Masculino no Brasil, o NBB segue ainda mais disputado e tem uma breve parada, mas não é por conta das festas, mas sim pela Copa Super 8, que tem todos os seus confrontos definidos.

O Novo Basquete Brasil, para os mais chegados NBB CAIXA, em sua temporada 2019/20 está mais disputado e estamos falando isso a algum tempo, esse nível de disputa foi tão grande que deixou para os últimos confrontos do primeiro turno definirem quem vai enfrentar quem na competição.

Depois das partidas São Paulo FC x Pato Basquete e Life Fitness Minas x Universo Brasília, o primeiro turno do NBB CAIXA 2019/20 acabou e todas as posições estão definidas.

Aahh!!! Os resultados, o São Paulo venceu o Pato Basquete de virada, jogando em São Paulo, o resultado do jogo foi 87 à 63 e o Minas também levou a melhor jogando em casa, 90 à 60.

A Tabela do NBB ficou assim, Flamengo, SESI Franca Basquete, São Paulo FC e Mogi Basquete que venceram os seus ultimos compromissos no primeiro turno da competição e ficaram com as quatro primeiras posições, seguidos por EC Pinheiros, Life Fitness Minas, UNIFACISA e SC Corinthians Pta.

A Copa Super 8 tem seu chaveamento em formato olímpico com o jogo acontecendo na casa da melhor campanha, sendo assim, o São Paulo enfrenta o Minas no Ginásio Pol. Dr. Antonio Leme Nunes Galvão e o SESI Franca recebe a UNIFACISA no Pedrocão, as duas partidas acontecem no próximo sábado.

No domingo, o Mogi Basquete enfrenta o Pinheiros, no Ginásio Hugo Ramos e o Flamengo o Corinthians no Rio de Janeiro (como o Flamengo mandando a partida em algum dos ginásios que eles jogam), o clássico das multidões acaba sendo uma reedição do ultimo jogo das duas equipes no primeiro turno do NBB CAIXA.

Agora que sabemos os confrontos, vamos pensar no retrospecto no primeiro turno do NBB, lembrando que por falarmos do primeiro turno as equipes se enfrentaram uma única vez na competição, dessa forma não vamos levar em consideração campeonatos estaduais ou a Liga Sul-Americana de Basquete.

Pausa para as festas?! Não... Agora é pausa para a Copa Super 8
São Paulo x Life Fitness Minas, foi um dos confrontos mais polêmicos desse primeiro turno do NBB.
Foto: João Pires/LNB

O primeiro jogo da Copa Super 8 é São Paulo FC x Life Fitness Minas, esse será o reencontro das duas equipes, uma completa reedição da partida que aconteceu no primeiro turno, com a vitória polêmica do Minas por 75 à 78. A partida também aconteceu no Morumbi em um sábado e teve transmissão da Band. Será que o jogo também será polêmico?!

Bom, cada uma das equipes fez 15 jogos pelo NBB CAIXA, naquele momento o São Paulo se mostrava uma equipe superior por ter mais tempo junto, mais tempo treinando, reforçada. Enquanto o Minas, sofreu com o elenco porque não pode contar com todos os jogadores no começo da temporada por Copa do Mundo e lesões.

Olhando a tabela do NBB o que separa as duas equipes são 33 pontos e duas derrotas a menos do São Paulo FC.

Pausa para as festas?! Não... Agora é pausa para a Copa Super 8
SESI Franca levou a melhor no confronto do primeiro turno.
Foto: Marcos Limonti/ 3B

SESI Franca x UNIFACISA, será um confronto que dará uma moral gigante para quem vencer. O Franca jogará no Pedrocão, ou seja, terá o ginásio cheio e a torcida contra a UNIFACISA, mas é um duelo de equipes que já mostraram que podem muito no NBB, o Franca apesar da sequência negativa, foi por grande parte do primeiro turno o líder da competição, assim como a UNIFACISA jogou de igual para igual em todos os seus confrontos e também ficou no G-4 do NBB.

As duas equipes se enfrentaram no começo do NBB CAIXA, com uma vitória do SESI Franca Basquete por 86 à 75, lá no Pedrocão.

Pausa para as festas?! Não... Agora é pausa para a Copa Super 8
O Mogi Basquete é o melhor mandante do primeiro turno do NBB e recebe o Pinheiros em casa.
Foto: Antonio Penedo/Mogi Basquete

Na abertura de domingo, teremos algo que todo mundo já espera. O ginásio Hugo Ramos cheio para ver Mogi Basquete x EC Pinheiros, o duelo Moneyball do NBB, também vai acontecer na Copa Super 8. O EC Pinheiros que era a equipe que tinha uma filosofia Moneyball na temporada passada, vai enfrentar a Moneyball da temporada 2019/20, o Mogi Basquete. Se você não conhece o Moneyball, tem resenha sobre na nossa sessão de recomendados.

O confronto das duas equipes aconteceu na terceira rodada do primeiro turno, com vitória do Mogi Basquete também jogando em casa, assim como as equipes mandantes dos outros cruzamentos, a vitória foi do Mogi por 73 à 69.

Pausa para as festas?! Não... Agora é pausa para a Copa Super 8
No confronto do primeiro turno, o Flamengo levou a melhor jogando no Ginásio Wlamir Marques.
Foto: João Pires/Fotojump

O confronto que é o mais diferente e ao mesmo tempo o mais recente da Copa Super 8, Flamengo x Corinthians, de todos os confrontos dessa fase, será o único que não aconteceu na casa do mandante no primeiro turno do NBB CAIXA. Se isso quer dizer alguma coisa, ninguém saberá, mas uma coisa é certa o clássico das multidões tem tudo para quebrar recordes de público na temporada.

O ultimo jogo das duas equipes no NBB foi justamente uma enfrentando a outra, mas o mandante era o Corinthians que perdeu o jogo no Ginásio Wlamir Marques, 68 à 72.

De todas as equipes que estão na disputa, o Corinthians talvez seja a com mais sede de vitória, uma vez que o título da Copa Super 8, iria compensar a final da Liga Sul-Americana, além do Corinthians, o Pinheiros apesar de não ter chegado a final, também fica na mesma posição, já que também disputou a Liga.

Das 8 equipes, somente essas duas já tiveram chances de conquistar a vaga para a Basketball Champions League das Américas, ao todo são três vagas para times brasileiros, uma da Copa Super 8 e outras duas para os finalistas do NBB CAIXA. Uma vaga é dada para quem disputa a Liga Sul-Americana, nesse caso a vaga não é brasileira, mas sim para o campeão da competição, que esse ano teve o Botafogo levantando o troféu.

Copa Super 8 – Datas e Confrontos:

– Quartas de final

04 de janeiro – sábado
12h50 – São Paulo FC (3º) x Minas Tênis Clube (6º), Band
20h – Sesi Franca Basquete (2º) x Unifacisa (7º), Fox Sports

05 de janeiro – Domingo
15h30 – Mogi das Cruzes Basquete (4º) x (5º) EC Pinheiros – a definir
18h – Flamengo (1º) x Corinthians (8º) – a definir

– Semifinal

07 de janeiro – terça-feira
20h – Vencedor 1 x Vencedor 2 – a definir

08 de janeiro – quarta-feira
20h – Vencedor 3 x Vencedor 4 – a definir

– Final

11 de janeiro – sábado
12h50 – Vencedores das Semis – ao vivo na Band e no Fox Sports

Acompanhem o Área Restritiva também nas redes sociais, estamos no Facebook, Instagram e no Twitter. Além do canal do Área Restritiva no YouTube com vídeos semanais para vocês.