Hoje acontece o primeiro campeonato de 3×3 do ano, o Mundialito de Basquete 3×3, organizado pela CBB e uma produtora de eventos esportivos, com transmissão da Globo, passando somente a final no Esporte Espetacular, com transmissão ao vivo.

O primeiro mundialito, segue os moldes, da Copa América de Basquete 3×3, que aconteceu em 2014, com vitória da Seleção Brasileira sobre o Denver, representando os Estados Unidos, a competição desse ano, trouxe a melhor equipe do mundo, atual campeã do All-Star 3×3, Novi Sad da Sérvia, traz também a equipe Denver que é o Top 1 dos Estados Unidos, além de dois selecionados brasileiros.

Conversando sobre o qual o Peso do Mundialito a Associação Nacional de Basquete 3×3, expõe sua opinião sobre que significa a competição.

“Muda e muito o 3×3 em canal aberto e ainda mais sendo na globo, que tem como transmissão principal futebol campo, algumas vezes futsal, vôlei e alguns outros como corridas de rua. Basquete em canal aberto e na rede globo, um marco, apesar do horário mais pra nós promotores da modalidade tem importância fundamental na divulgação e massificação da modalidade”, comenta Alex Negret, diretor técnico da ANB3x3.

Que complementa, apontando um ponto muito interessante e que ainda não conseguimos
desmistificando os tecnicos céticos do basquete que ainda confundem o 3×3 com streball and1.

“Em âmbito internacional, as condições são mais favoráveis, pois o Brasil se torna o 1º do mundo a transmitir o 3×3 em TV aberta. Assim, espera-se a apresentação de uma nova modalidade o Basquete 3×3 para o público em geral, em que todos podem jogar, basta conhecer as regras”, comenta Vinicius Cardozo, presidente da ANB3x3.

Quando pensamos no Ranking Mundial da modalidade, a opinião é uma, desprestigia, porém é um evento importante para a repercussão da modalidade.

“Cada atleta ranqueado esta acompanhando tudo que acontece no 3×3. Demagogia ou não, eles que estão no ranking visão sim a amarelinha, e dessa maneira, a CBB simplesmente ignora o critérios da FIBA, isso causa certa desconfiança e tira um pouco da credibilidade do que é o ranking FIBA, com isso se abre espaço para as famosas piadinhas sobre ‘PANELINHAS DO BASQUETE’”, comenta o Diretor técnico.

Assim como aponta Rick Maldonado, responsável pelo Marketing institucional da ANB3x3.

“Acredito que isso possa desanimar e deixar a credibilidade do ranking um pouco abalada, a seleção deveria ser formada pelo Ranking”.

Vinicius Cardozo, que participou da Etapa Final do World Tour Disputado em Tokyo, com a equipe da ANB3-São Paulo, que ganhou a Etapa Rio de Janeiro da competição também pondera.

“O Mundialito de Basquete 3×3 terá uma ampla divulgação em canal aberto, sendo representada pelos atletas convocados por um técnico experiente Cristiano Pereira, que comandou as seleções de basquete 3×3 na Rússia categoria +18 anos e China no sub-18 anos, toda a convocação é contraditória, principalmente pela valorização que traz aos atletas que representarão o Brasil. O Ranking FIBA é previsto nas convocações para os campeonatos Mundiais de seleções, onde exige-se que 2 atletas estejam entre os 10 primeiros do Ranking Nacional e os outros 2 apenas inscritos no Ranking FIBA com 2 torneios disputados nos ultimos 12 meses”.

“Mas vejo que o torneio em questão não precisa cumprir com esses requisitos para ser válido, mas muitos atletas que disputam as competições oficiais de forma regular se sentiram desprestigiados”, complementa o presidente.

A modalidade ainda é carente de atenção e o evento é importante para o esporte assim como aponta Rick Maldonado.

“Sim, precisa sim da atenção das mídias para atrair recursos e visibilidade para a modalidade”.

“Tem um lado positivo penso que fica explicito a seriedade e importância que a modalidade esta adquirindo no cenário esportivo”, complementa Alex Negret.

“O Basquete 3×3 foi criado para ser jogado, um esporte jovem e moderno, do tipo que você assiste e quer jogar. Mas antes precisa ser conhecido, por isso a divulgação na TV aberta é uma excelente noticia, ainda mais pelo 2º ano seguido. Nosso sonho não é ver um Maracanã lotado para assistir a um jogo de Basquete 3×3, mas sim ver um Maracana lotado de quadras de basquete todas”, revela Vinicius Cardozo, comentando sobre o sonho da instituição de encher locais de basquete 3×3.

Agora para a Associação Nacional de Basquete 3×3, o próximo passo é conseguir isso, com uma transmissão de toda a competição, não somente de uma final, como mostra o Presidente, que ainda aponta que o basquete 3×3, não é só masculino, existe o naipe feminino também.

“Seria muito legal se houvesse um campeonato maior, dando mais chances a todas as equipes de aproveitar a valorização pessoal que a TV aberta proporciona, quem sabe não aconteça no futuro, a mesma oportunidade poderia ser dada ao feminino, que hoje se sente desprestigiado”.

Finalizando o bate-papo entrou em pauta o que podemos levar de bom e ruim.

É unanime que o ponto forte é a transmissão em TV aberta, a participação do Novi Sad, em contra partida as questões levantadas sobre o ranking pesam.

“Acertou pela visibilidade que o evento vai ter para a modalidade, errou na convocação e seleção dos participantes”, comenta Rick Maldonado.

Na opinião do presidente, da instituição.

“A CBB acertou em trazer a equipe nº 1 do Mundo, Novi sad, que conta com os melhores atletas do Ranking Mundial na atualidade, por isso será um grande desafio para os brasileiros.

Finalizando com o Diretor técnico, Alex Negret.

“Na verdade, penso que a CBB fica extremamente vulnerável por conta da transmissão ao vivo, isso em relação a regra. Já em relação aos atletas, nos mostra que são totalmente inconsequente e simplesmente ñ segue as diretrizes da FIBA.
Como é a principal entidade do basquete nacional nos mostra uma certa insegurança, falta de planejamento e instabilidade gestacional e parceria para com nos atletas e principalmente ‘promotores da modalidade’”.

Depois do evento desse domingo o próximo campeonato de basquete 3×3 será a Etapa Final do Circuito Paulista de Basquete 3×3, que acontece nos dias 17 e 18 de Janeiro, em um local no centro histórico de São Paulo.

Todos os atletas devem ter seus perfis ativos no 3×3 Planet.

Todos os resultados das competições geridas pela ANB3x3, estão disponíveis no site do 3×3 Planet, onde além dos resultados fica o ranking mundial do Basquetebol 3×3.

O Circuito Paulista de Basquete 3×3 é um projeto aprovado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Esporte Lazer e Juventude do Estado de São Paulo e conta com a chancela da Federação Internacional de Basketball – FIBA.

Continuem acompanhando as novidades, mas não deixem de ir para as quadras.
Sigam tudo o que acontece, no basquete 3×3 em nossas redes sociais, acompanhem tudo no Facebook, Twitter e Instagram.

É isso!

Comentem e Compartilhem!
Até+

Diego Silver