De dentro para fora do Jogo, uma visão diferente de quem de alguma forma viveu O Basquete.
VOCÊ ESTÁ EM:
  Na foto, o ala Marquinhos do Flamengo, saltando para arremessar em partida contra o Orlando Magic, o jogo aconteceu no Rio de Janeiro na Arena HSBC. O Flamengo jogou com seu uniforme tradicional preto e vermelho com listras transversais e o Orlando Magic de branco, o jogador Meyinse está de costa para a foto acompanhando o arremesso, atrás do Maquinhos está a arquibancada do Ginásio. O NBB é ruim! O Basquete Nacional não tem nível! - Área Restritiva

Caro leitor, convido você hoje para uma reflexão sobre o Basquetebol Nacional e não tem como falarmos do Basquete Masculino Brasileiro sem falar do NBB CAIXA, certo?! Então vem comigo, porque essa é uma reflexão muito importante.

Geralmente as quintas-feiras, quando eu venho para a frente do computador para falar do NBB, ou do Basquete Nacional de maneira geral, eu falo da competição que está acontecendo ou sobre algum tema específico, não é o caso do que está acontecendo agora. então peço desculpas por decepcionar você caro leitor, mas esse texto vai ser um pouco diferente do que está acostumado a ler as quintas, aqui no Área.

É muito comum, para uma pessoa que vai assistir NBB, fazer a comparação com a NBA, afinal estamos falando da maior liga de Basquetebol profissional do mundo, certo? Não tem como não pensar em Basquete e não pensar em NBA, mas temos que ter conosco que são situações completamente diferentes.

Na foto, tempo técnico do Los Angeles Lakers, o elenco todo está em pé em volta da comissão técnica angelina. O Lakers está com o seu uniforme amarelo e a comissão ténica de terno e gravada. O NBB é ruim! O Basquete Nacional não tem nível! - Área Restritiva
Intensidade ou Nível técnico o que é tão diferente?
Foto: Hans Gutknecht/Los Angeles Daily News/SCNG

Não é nível técnico é intensidade! Porque é mais intenso?

A NBA é um jogo que hoje em dia as equipes entenderam que precisam atacar e muito bem para ganhar os jogos, então virou aquele jogo de quem ataca mais vence, então a intensidade do jogo é diferente, não o nível, estamos falando da intensidade. Não vou entrar em méritos como a qualidade técnica, porque ai seria uma discussão muito mais aprofundada e talvez mais calorosa do que quero conduzir aqui, talvez façamos isso em um outro momento, okay?!

Voltando, a intensidade é outra e aqui temos que pensar nas regras para tal, tudo bem?! São mais tempos técnicos (NBA são 6, no NBB 5), a duração do tempo técnico também é diferente (NBA 1min40seg, no NBB 1min), além de um tempo de TV em cada um dos períodos, é aquele tempo técnico curto de 20 segundos.

Além disso o Banco de reservas é mais profundo na NBA, são quinze jogadores além de existirem as equipes da NBA G-League com os jogadores Two-Way ou seja, todo mundo tem mais chance de se manter em ritmo de jogo. Enquanto no NBB são 12 jogadores no bando, okay! Não é todo mundo que entra em toda a partida, concordo com você, mas ai temos outro contraponto.

Se na NBA, tem mais paradas e mais chances de substituições automaticamente a recuperação do jogador naquele momento é maior, ou seja, a manutenção da intensidade é ainda maior, dessa forma o jogo é mais intenso e não com um nível menor.

Na foto, o ala Marquinhos do Flamengo, saltando para arremessar em partida contra o Orlando Magic, o jogo aconteceu no Rio de Janeiro na Arena HSBC. O Flamengo jogou com seu uniforme tradicional preto e vermelho com listras transversais e o Orlando Magic de branco, o jogador Meyinse está de costa para a foto acompanhando o arremesso, atrás do Maquinhos está a arquibancada do Ginásio. O NBB é ruim! O Basquete Nacional não tem nível! - Área Restritiva
O Flamengo enfrentou o Orlando Magic no Rio de Janeiro e o placar foi um placar de jogo do NBB.
Foto: Divulgação/Inovafoto

Sendo assim, temos outra situação, porque o resultado é tão diferente?

Algo que geralmente as pessoas esquecem é que na NBA os períodos ou quartos são de 12 minutos diferente do NBB que são períodos de 10 minutos, ou seja, quase um período inteiro de diferença, se pararmos para pensar que muito do que acontece nos jogos acontece nos últimos dois minutos dos períodos.

Se fizéssemos uma brincadeira aqui muito simples, vamos pegar um jogo da NBA e tirar o primeiro período. Se pegarmos por exemplo o ultimo jogo da rodada dessa madrugada New Orleans Pelicans x San Antonio Spurs, o Pelicans perdeu de 117 à 121, o resultado nessa brincadeira seria outro, Pelicans 93 x 90 Spurs, parece um placar de NBB não?!

Olha que na ultima semana no Basquete Nacional tivemos vitórias com mais de 100 pontos, então o jogo do Pelicans x Spurs não ia ser tão surreal assim iria? Vale lembrar aqui, que o Flamengo jogou contra o Orlando Magic no Rio de Janeiro e perdeu por 90 à 73, não foi um placar tão diferente do NBB, certo? Ah! Isso foi jogando períodos de 12 minutos e não de 10.

Como comparar então? Então, não da para comparar!

O NBB segue as regras da FIBA e a NBA suas próprias regras e o mesmo acontece com a NCAA. Como são regras diferentes não tem como compararmos o que acontece.

Mas sim, existem diversos outros fatores que podem apimentar essa discussão, como a simples capitação de jogadores, estrutura, quantidade de equipes e duração da competição, são pontos que podem fazer essa discussão ir ainda mais longe, okay?!

Não tem como comparar o que acontece na NBA, com o que acontece no NBB, mas você pode apreciar os dois sem fazer comparações, isso sem dúvidas tem como fazer.

Não deixem de acompanhar o Área Restritiva nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube.

Toda quinta-feira um texto sobre Basquete Nacional aqui no Área, um texto semanal falando sobre o que aconteceu e o que pode acontecer no decorrer da semana do NBB ou de outras competições que envolvam brasileiros. Acompanhem também o que acontece no Área Restritiva, no Facebook, Instagram e no Twitter.

SOBRE O AUTOR Diego Andrade, mais conhecido como Diego Silver. Professor de Educação Física. Pai, viciado em coisas de Nerd e é claro entusiasta do Basquetebol. Ex-Aluno do Bi-Campeão Mundial Rosa Branca, quando o mesmo era servidor do SESC Consolação. CONHECER TODO TIME
RESENHE COM A GENTE AÍ!

4 resenhas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

 
 
VOLTAR AO TOPO
%d blogueiros gostam disto: