Fechando o Guia Histórico do Basquetebol, o quarto texto retirado da pesquisa da minha dissertação de mestrado. Não que seja o ultimo texto derivado dela que deve aparecer por aqui, mas esse é o ultimo retirado do Guide to Coaching Basketball.

Enfim, sem mais delongas.

O Guia Histórico do Basquetebol – Experiência com Multiplas Defesas

Existiram algumas experiências com multiplas defesas no inicio dos anos 60. Tudo isso veio devido o fraco desenvolvimento dos fundamentos ofensivos, mais precisamente do passe. A premissa básica dessas combinações estonteantes era moldar a defesa para tirar vantagem desse elo mais fraco dos fundamentos ofensivos.

O Guia Histórico do Basquetebol - Experiências com Multiplas Defesas
Dean Smith, treinou o time da Universidade da Carolina do Norte por 36 anos, se aposentando com 879 vitórias em seu currículo.
Foto: Quintessential Lider

Mas naquele momento poucos eram os técnicos que utilizavam multiplas defesas, mas aqueles que utilizavam se tornavam técnicos bem sucedidos ganhando notoriedade por conseguir lidar com isso.

Em 1963, eu trabalhava como técnico voluntário para a escola St. Benedict  em Evansville, Indiana. Eu li um excelente livro que tratava justamente disso, escrito pelo Wayne Dobbs e Garland Pinholster, o nome Basketball’s Stunting Defenses. Surpreendentemente esse texto continua sendo atual mesmo mais de 50 anos de seu lançamento. O conhecimento adquirido com essa leitura me fizeram evoluir meus sistemas defensivos individuais e zonas para as defesas multiplas. Minha equipe passou de mediocre para algo completamente confuso para os nossos oponentes e nos levou a diversas conquistas.

Em 2001, diversos técnicos de um jeito ou de outro, estão utilizando as multiplas defesas. Os técnicos bem sucedidos ao aplicar os sistemas, entendem que essa é uma forma de retardar os sistemas ofensivos. Na década de 30 a Defesa por Zona era a resposta para retardar as movimentações ofensivas que buscavam arremessos livres. As multiplas defesas se tornaram a resposta para a mesma coisa, só que em 2001.

Caso vocês não acreditem, o técnico aposentado Dean Smith, utilizou as multiplas defesas para confundir seus adversários por anos e ninguém pode questionar o seu sucesso. É óbvio para mim que aquele técnico encontrou uma forma de aplicar defesas meia quadra, três-quartos de quadra e quadra inteira, entre sistemas individuais e zonas, alternando entre elas. Tudo isso controlando o curso do jogo e mantendo o ataque adversário da forma que ele queria.

O Coach Smith, não foi o primeiro técnico a utilizar tal sistema. Existiram diversos nomes antes dele, os famosos Everett Case, Forrest Allen, John Wooden, Frank McGuire, Jack Ramsay e Del Harris lideraram essa era. Mas existem diversos outros menos conhecidos. Alguns desses: Bob Abelsett, Neil Baisi, Aubrey Bonham, Glenn Brown, Bob Davis, John Egli, Bob Fuller , Harry Harkins, Bill Harrell, Burrall Paye, Garland Pinholster, Bud Presley e Charles Ward.

O Guia Histórico do Basquetebol - Experiências com Multiplas Defesas
Del Harris, tem passagens por diversas franquias da NBA.
Foto: Google

Todos esses nomes citados foram técnico bem sucedidos em todos os níveis do Basquetebol. A NBA agora permite Sistemas Defensivos por Zona, o que é interessante. Porque dessa forma é possível observar as estratégias defensivas para parar o Shaquille o’Neal evoluindo.

Eu acredito que nesse momento ver o Del Harris, que é assistente técnico do Portland Trail Blazers pode trazer mudanças interessantes quanto a eficiência ofensiva.

A forma como o técnico Dean Smith utilizava seus sistemas defensivos, acredito que era a mais sofisticada e quando aplicada da maneira correta dificultaria muito a leitura de jogo do ataque. As defesas do Smith alternavam o tempo todo entre os princípios dos Sistemas Zona e Individual. Eu acredito que as idéias de Dean Smith estão combinadas a grande maioria dos sistemas defensivos utilizados hoje em dia, porém alguns detalhes precisam ser adaptados para todos os níveis do jogo.

O Guia Histórico do Basquetebol - Experiências com Multiplas Defesas
Dean Smith foi técnico entre 1961 e 1997
Foto: Robert Willett/AP

O que eu vi de interessante até aqui!

Para aqueles que gostam de estudar o jogo e suas filosofias, é muito interessante entender que o jogo da NBA que influencia o mundo, foi influenciado diretamente pelo universitário, que por sua vez foi influenciado pelos escolares, ou seja, existe toda uma árvore genealógica sobre os acontecimentos do Basquetebol.

Um ponto interessante abordado muito pontualmente nesse texto, foi a alteração de regra da NBA. Uma das poucas alterações de regra, que influenciariam diretamente a defesa, mas de forma positiva. Quase todas as alterações de regra no Basquetebol, visam o público e o público gosta de jogos com placares altos, cestas acrobáticas e coisas do tipo, mas para as equipes lidarem com os super pivôs era uma tarefa quase impossível, então a mudança na regra.

Nos próximos textos e vídeos do Área Restritiva, vou trazer mais sobre a evolução da modalidade, algo que ainda que seja muito óbvio para alguns, não tem muita coisa datada e ainda em português, graças ao trabalho feito pelo meu orientador o Prof. Dr. Dante de Rose Jr. do blog Viva o Basquetebol e por mim, estamos desenterrando muita coisa e entendemos que é pobre pensarmos somente no meio acadêmico para a publicação, até porque o acesso não é tão difundido com a internet através de sites/blogs e mídias sociais.

Ao traduzir o texto eu tentei não mexer nas palavras e conceitos, tentei deixar o mais literal possível, vale lembrar que esse texto, apesar de não ter data, deve ser de 2001/2002, ou pelo menos ele tem como referência como limite temporal 2001.

Quando ele fala de multiplas defesas, ele está se referindo aos Sistemas Defensivos Mistos ou Combinados e os Pressão, outro termo que eu não quis alterar para que o texto não perdesse a sua originalidade e a precisão quanto a bagunça que isso fazia naquele tempo, era algo ainda que muito estudado, não tão definido como hoje em dia.

Coach Dean Smith faleceu em 2015, com 83 anos. Sua carreira como técnico foi exclusiva da  University of North Carolina at Chapel Hill.

Coach Del Harris, hoje é presidente do Texas Legends, como técnico passou pelo o Houston Rockets, Milwaukee Bucks e Los Angeles Lakers, além da Seleção Masculina da China, como assistente além do Portland, New Jersey Nets, Chicago Bulls, Dallas Mavericks, Milwaukee Bucks, and the Houston Rockets e a Seleção dos Estados Unidos.

Espero ter ajudado de alguma forma vocês, assim como esse texto me ajudou.

Aqui termina a série do Guia Histórico do Basquetebol!

Para quem não leu os textos publicados anteriormente, seguem os links do Guia Histórico do Basquetebol, retirados do Guide to Coaching Basketball.

A História e Evolução do Basquete

Guia Histórico do Basquetebol – As estruturas do jogo de Basquete

Guia Histórico do Basquetebol – As Mudanças no Jogo