Kobe Bryant é o único jogador da história da NBA a ter dois números aposentados por uma mesma franquia, ele tem os números #8 e #24 aposentados pelo Los Angeles Lakers, mas você sabe a diferença e o porque de dois números diferentes na mesma franquia?

Antes de mais nada existia uma lenda sobre os números do Kobe Bryant, mais precisamente o número 24. Todos acreditavam que a escolha do número era algo como se o Kobe tivesse falando para o mundo que ele era melhor que o Michael Jordan, por isso um número acima de Jordan, inclusive diziam que ele falou isso.

Porém investigando sobre, não existe (ou pelo menos não foi encontrada nenhuma fala sobre), ele simplesmente escolheu o número 24 por ser um número que ele utilizou no High School na Lower Merion.

Quanto ao número 8, podemos dizer que era uma questão mais “numerológica”, segundo o Bleacher Report era o número que ele utilizou em um Camp da ADIDAS, na verdade a somatória dos números, 143 utilizados por ele no ADIDAS ABDC Camp, curiosamente o resultado da soma era o mesmo número que ele utilizava na Itália.

Okay! Entendemos o porque dos números agora vamos aos números e o Lakers.

Porque o Kobe mudou de números no LA Lakers?

Kobe Bryant chegou no Los Angeles Lakers pelo Draft em uma troca com o Charlotte Hornets e você pode saber mais sobre na Biografia que publicamos aqui no Área, ele chegou no Lakers utilizando a Jersey de número 8, o motivo você já sabe, mas com o Draft veio o patrocínio da ADIDAS e os produtos licenciados pela marca.

Veio o Adidas Crazy 8 e produtos licenciados com o nome do Kobe e a marca adquiriu o direito pelo número 8 em seus produtos atrelados ao Kobe Bryant. Eis que a Nike acerta um contrato milionário com o Black Mamba, só pelos direitos de imagem do atleta a Nike pagou 40 milhões de dólares e o próprio Kobe pagou a multa para rescindir com a ADIDAS o valor, parece até uma piada nesse momento 8 mi dólares, o mesmo valor que o astro do LA Lakers chegou a receber por ano depois de assinar com a Nike.

O contrato de Kobe Bryant com a Nike entrou para os 10 contratos mais lucrativos da história do esporte mundial, lista que é encabeçada por Michael Jordan e a Jordan Brand.

Quanto a troca de patrocinador e fornecedor de material esportivo, o Kobe teve que abrir mão do número 8 por conta do licenciamento de produtos e assumiu o 24, geralmente isso acontece quando um jogador muda de franquia e o número está aposentado, no caso do Kobe era simplesmente uma questão de contratos.

Na foto, Kobe Bryant com a camisa com o número 8, ele está saltando para uma enterrada com uma mão. Ele está segurando a bola com a mão direita e no braço direito está a braçadeira amarela que ele costumava utilizar. Na partida o Kobe está jogando com o uniforme roxo do Lakers. Os números de Kobe Bryant a diferença do #08 para o #24 - Área Restritiva
Kobe Bryant em seu período usando o número 8, um atleta jovem e tenaz, aqui o Jovem Kobe seria o Prime Kobe?
Foto: NBAE/Divulgação

Mas e os números do #KB8 e do #KB24?

Nesse momento você deve estar se perguntando se existiu diferença do KB8, que é aquele com a número 08 ou do KB24 com a número 24, bom o próprio Black Mamba responde isso para você.

“Quando eu cheguei eu usei a 8, era um momento onde eu estava tentando deixar a minha marca ou algo assim. Eu tinha que provar que eu era da liga. Eu tive que provar que eu era um dos melhores da liga. Você está perseguindo algo, é imparável, cheio de energia e agressividade”, trecho retirado de matéria publicada no Bleacher Report.

“Então o 24 é aquilo maduro. Os atributos físicos não eram mais os mesmos de antes, mas a maturidade era maior. Casado e com filhas. Começando a ver as coisas de uma outra perspectiva, agora eu era um dos mais velhos do time, o oposto de ser um dos mais jovens. As coisas evoluem”, complementa.

Mas os números alcançados estatisticamente falando, são até que parecidos, títulos da NBA com os dois números, como nunca deixou de participar do All-Star Game, tem participações com os dois números, com o #8 ele fez 16.777 pontos, conquistando três títulos da NBA e 8 aparições no NBA All-Star Game, com a #24 ele fez 16.866 pontos, com 10 aparições no NBA All-Star Game, dois títulos de campeão da NBA e um título de MVP da temporada regular.

Na foto, Kobe Bryant de costas com a mão na cintura em alguma partida do LA Lakers, ele está utilizando o uniforme amarelo do Lakers e a braçadeira no antebraço esquerdo. Os números de Kobe Bryant a diferença do #08 para o #24 - Área Restritiva
Para o próprio Kobe Bryant, o número 24 veio em um momento mais maduro de sua carreira.
Foto: LISA BLUMENFELD/GETTY

Os números do Kobe Jovem x Kobe Maduro

O Kobe jovem, aquele do número 8, esteve presente na NBA até a temporada 2005/06. As médias dele foram 23,9 pontos, 5,1 rebotes, 4,5 assistências, 1,5 roubos de bola, 0,6 bloqueios e 2,9 turnovers em 35,7 minutos por jogo.

No total foram disputadas 707 partidas, dessas 559 como titular, sua melhor temporada em pontos foi a 2005/06 com 35,4 pontos por partida, quase 10 a mais que a anterior (27,6 pontos por partida).

O Kobe maduro, aquele do número 24, foi aquele que vimos desde a temporada 2006/07 até 2015/16. As médias aqui foram de 26,3 pontos, 5,3 rebotes, 4,9 roubos de bola, 0,4 bloqueios e 3,1 turnovers m 36,6 minutos por jogo.

No total foram disputadas 639 partidas, todas elas como titular, sua melhor temporada em pontos foi a temporada 2006/07 com 31,6 pontos de média por partida.

Ao todo o Kobe Bryant tem 1346 jogos disputados 1198 como titular, fazendo 33.643 pontos, são 25 pontos de média em 36,1 minutos por partida, 5,2 rebotes, 4,7 assistências, 1,4 roubos de bola, além de 0,5 tocos por partida, a média de turnovers por jogo é de 3,0.

Na imagem, um desenho do rosto do Kobe Bryant, um retângulo dividido ao meio no centro o rosto do Kobe, mas do lado esquerdo dessa divisão o Kobe jovem com cabelo grande (Black Power), barba e cavanhaque, ao lado dele um desenho do Kobe com o número 8. Do lado direito ele mais velho careca, e o número 24. sobre os números uma imagem do Kobe dando uma enterrada, a mesma com as duas mãos, mas do lado do 8 o Kobe com o uniforme amarelo do Lakers, do 24 o Kobe com o uniforme roxo. Os números de Kobe Bryant a diferença do #08 para o #24 - Área Restritiva
Qual versão do Kobe Bryant é a melhor? Kobe Bryant Jovem ou o Kobe Bryant Maduro? O Kobe com a #8 ou o Kobe com a #24?
Imagem: Alexander Wells/Via The Undefeated

Mas qual versão do Kobe Bryant é melhor, a do #8 ou do #24?

Pensando nas conquistas o Jovem Kobe leva vantagem, já que tem o Three-Peat do Lakers, contra dois títulos do Kobe Maduro, mas o Kobe jovem jogou com Shaquille o’Neal, um dos jogadores mais dominantes de sua era, o que coloca o Kobe em um elenco um pouco superior.

Sendo assim, ele não é o melhor. Uma vez que individualmente o Kobe #24 conquistou o título de MVP da temporada regular, além de duas vezes eleito o MVP das finais, liderando o elenco do Lakers ao bicampeonato sem o Shaq.

Os dois Kobes foram incríveis, mas temos que concordar que o Kobe Bryant maduro foi mais impactante para o Los Angeles Lakers e para a liga que o Kobe jovem.

Não deixem de acompanhar o Área Restritiva nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube.

Não deixem de acompanhar os textos diários aqui no site, além é claro de ficarem por dentro do que está acontecendo no Área em nossas redes sociais, marcamos presença no Facebook, Instagram e no Twitter.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.