A preocupação do esporte com a epidemia do novo Coronavírus, o Covid-19, chegou ao basquete. Nesta terça-feira, 4 de março, a Federação Internacional de Basquete, FIBA, anunciou o adiamento do Pré-Olímpico de Basquete 3×3, que aconteceria entre os dias 18 a 23 de março, em Bengaluru, na Índia. O Brasil participa da competição no masculino e com a decisão da entidade, a apresentação da Seleção Brasileira para os treinos, marcada para o dia 9 de março, também foi adiada até novas informações da entidade.

A FIBA não definiu ainda uma nova data para o torneio, apenas informou que mantém conversas próximas com o Comitê Olímpico Internacional (COI) em busca de uma solução. A única certeza é que a disputa precisa acontecer antes do FIBA 3×3 Universality Olympic Qualifier Tournament, marcado para os dias 24 a 26 de abril deste ano, em Budapeste, na Hungria.

Na foto, a seleção brasileira de Basquete 3x3 durante os treinos que aconteceram na Escola de Educação Física do Exército no Rio de Janeiro. Os jogadores estão sentados em um banco na lateral da quadra aparentemente recebendo informações da comissão técnica, os jogadores estão com o uniforme verde de treino da seleção e a comissão técnica de camisa branca e bermuda verde. Novo Coronavírus faz FIBA adiar o Pré-Olímpico de basquete 3x3 - Área Restritiva Novo Coronavírus faz FIBA adiar o Pré-Olímpico de basquete 3x3 - Área Restritiva
A Seleção Brasileira de Basquete 3×3, fez sua preparação para o pré-olímpico na Escola de Educação Física do Exército no Rio de Janeiro.
Foto: Divulgação/CBB

Pré-Olímpico de Basquete 3×3 da Índia

O Brasil entrou no Grupo A do Pré-Olímpico, que tem 20 equipes, quando irá encarar Mongólia, Polônia, Turquia e República Tcheca na primeira fase. As outras chaves têm: B (Estados Unidos, Lituânia, Bélgica, Coreia do Sul e Nova Zelândia), C (Eslovênia, França, Catar, Filipinas e República Dominicana), D (Holanda, Letônia, Canadá, Croácia e Índia).

As equipes jogam entre si na primeira fase, com duas seleções se classificando para a fase seguinte, que já é mata-mata. Apenas as três primeiras garantem um lugar em Tóquio 2020. Essa é a última oportunidade para o Brasil disputar os Jogos Olímpicos na estreia da modalidade.

Outras mudanças da FIBA

Além do adiamento do Pré-Olímpico de basquete 3×3, a FIBA também a Copa Asiática de basquete 3×3, cancelou a Copa Asiática sub-16 de basquete 5×5 e também adiou o começo da Champions League da África, ainda sem nova data de começo.

Não deixem de acompanhar o Área Restritiva nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube.

Fiquem de olho no site, textos diários e sempre atualizações sobre o que está acontecendo na semana da NBA e do Basquete Brasileiro, temos também uma sessão só para as seleções brasileiras de Basquete aqui. Acompanhem também o que acontece no Área Restritiva, no Facebook, Instagram e no Twitter.