De dentro para fora do Jogo, uma visão diferente de quem de alguma forma viveu O Basquete.
VOCÊ ESTÁ EM:
  NBA lança uma Collab com um brasileiro?! Conheça o Conrado Almada

Para quem está habituado a ir atrás de novidades das principais marcas ou já está inserido no mundo Sneakerhead, já está acostumado a ouvir falar de Collabs com artistas e influenciadores da cultura pop, certo?! Então vocês já viram a mais nova colaboração da NBA com um artista, a Collab NBA x Conrado Almada. Mas vocês sabem quem é Conrado Almada?!

Conrado Almada é um artista brasileiro, então para muitos já é de causar espanto ou até estranheza, afinal estamos falando de um artista brasileiro envolvido com a maior liga de Basquetebol profissional do mundo, certo? Esse espanto agora da lugar para orgulho, porque mais uma vez no mesmo parágrafo vamos falar de “um artista brasileiro”.

NBA lança uma Collab com um brasileiro?! Conheça o Conrado Almada - Área Restritiva
Não é a primeira vez que o Conrado Almada, faz trabalhos com marcas, no Instagram do Artista é possível acompanhar o que ele tem feito.
Foto: Arquivo Pessoal

Nascido em Belo Horizonte. Conrado é um videoartista, trabalhando com animação, design e ilustração além de dirigir de comerciais, vinhetas, vídeos experimentais e ainda ter trabalhado em vídeo clipes.

O Conrado conversou um pouco com o Área Restritiva por WhatsApp e vocês podem conferir um pouco desse bate-papo aqui:

Área Restritiva – Qual a sua relação com o Basquetebol?

Conrado Almada – Minha relação com o Basquete, vem de muito tempo. Eu devia ser criança com os meus 9 anos e não me dava muito bem na prática do futebol e dai eu vi que com o Basquete eu tinha muito mais facilidade. Treinei em um time em Belo Horizonte, então minha relação com o Basquete vem desde ai.

Com a NBA também, em 1990 um amigo do meu pai, sabendo que eu gostava de Basquete, fez uma viagem para Los Angeles e trouxe de lá uma camisa do Los Angeles Lakers e coincidiu com o final de uma era muito vitoriosa do Lakers.

Tudo isso coincidiu com o final dos anos 80 e começo dos anos noventa aquela época muito vitoriosa do Lakers, eu sei que eu ganhei a camiseta e o Lakers foi para a final contra o Chicago Bulls, foi naquele primeiro título do Michael Jordan, então eu comecei torcendo para o Lakers mas vi o Lakers perdendo a final para o Bulls e aguentei um longo reinado do Jordan até que o Lakers se refez com o Shaq e Kobe. Então finalmente eu vi meu time virar um super time.

Parede de um escritório, transformada em um Mural com imagens inspiradas em Basquetebol. É possível identificar o troféu da NBA, Tabela de Basquete, Bola de Basquete, Logo da NBA e a paisagem do Rio de Janeiro ao fundo. A parede é branca e as imagens Preto e Laranja.
A parede do escritório da NBA do Rio foi transformada. Uma simples sala de reuniões ganhou cor e movimento com os traços do Conrado Almada.
Foto: Arquivo Pessoal

Área Restritiva – Como foi o contato da NBA com você?

Conrado Almada – Tudo começou na verdade, por conta um trabalho gráfico que eu tenho de murais no Rio de Janeiro e o um dos escritórios da NBA no Brasil é lá, então o pessoal teve contato com o meu trabalho, especialmente a Luiza, que é um ser humano maravilhoso, ela trabalha lá no escritório da NBA, conheceu o meu trabalho e eles queriam mexer visualmente no escritório, tinham um espaço bacana, uma sala de reuniões que lá caberia um mural, nesse espaço eles faziam vídeo conferências.

Daí veio o convite para esse trabalho, obviamente eu fiquei muito feliz por ser um fã de NBA, pelo menos 30 acompanhando a NBA e é algo inacreditável por fazer esse trabalho, fiz o mural e eles ficaram super satisfeitos, mantivemos contato e um tempo depois com as lojas da NBA abrindo, o Jonathan Gonzalez fez o convite, porque eles haviam gostado muito do meu visual, do estilo do mural, então pintou essa idéia de fazer Collabs e o primeiro artista que eles pensaram em convidar foi eu, com isso a primeira Collab da NBA Brasil foi comigo.

Área Restritiva – Qual foi a inspiração para a composição das artes?

Conrado Almada – A inspiração foi tentar achar o espírito gráfico do Basquete, quer dizer o Basquete é um esporte mundial, mas ele é composto por uma série de elementos visuais que são mundialmente reconhecidos, as linhas da quadra, que é um elemento instantâneo e graficamente muito interessante de se trabalhar, as silhuetas dos jogadores, a gente não queria especificar nenhum jogador ou time, mas a gente queria passar esse conceito de Basquete, todo esse Lifestyle de Basquete.

Então passamos para esse lado não abstrato, que não marcava nenhum time especificamente. Então fomos usando detalhes como bola ao alto com jogadores disputando o tapinha, as cestas propriamente dita, a silhueta de jogadores em movimento e daí surgiu a linha e essa idéia da cor, basicamente trabalhamos em cima de três cores, preto, branco e laranja. O Laranja que é a cor da bola e nós olhamos para ela o tempo todo.

NBA lança uma Collab com um brasileiro?! Conheça o Conrado Almada
A Coleção Collab NBA x Conrado Almada, é composta de Agasalho, Calça, Bermuda, Camiseta, em diversas cores, tamanhos e com estampas diferentes, além da Bolsa Lateral.
Foto: Divulgação/NBA Campinas

Área Restritiva – Você já parou para pensar, que você é um brasileiro na NBA, como como é isso? Qual o sentimento envolvido?

Conrado Almada – Eu ainda não tinha pensado nisso (Risos). Pois é, não que eu seja um jogador, mas eu deixei minha colaboração nessa marca tão legal e que o mundo todo ama. Ta aí, mais um brasileiro na NBA, não tinha pensado nisso, de certa forma sim.

Área Restritiva – Como você classificaria a Collab NBA x Conrado Almada?

Conrado Almada – Eu classifico essa Collab como uma oportunidade legal de pegar o Basquete para a arte e gerar grafias, que quem gosta de Basquete vai se identificar instantaneamente, mas quem não acompanha tão de perto vai achar interessante também, porque a coleção ficou atrativa, as peças as roupas, mesmo para quem não é fã de Basquete. Estou tento um retorno muito bacana, as pessoas tem gostado muito, os lojistas estão falando que estão vendendo muito bem e como eu falei eu fico muito feliz porque consegui juntar duas coisas que eu amo, o meu trabalho e o Basquete principalmente a NBA que é uma paixão da minha vida.

Eu classifico a Collab NBA x Conrado Almada como um presente que eu ganhei e tentei retribuir.

Área Restritiva – Podemos esperar um vídeo ou algo mais com o Basquete?

Conrado Almada – Da minha parte sim, podemos esperar sim, sempre. Como eu disse o Basquete faz parte da minha vida e vídeo, ilustração e mural também, então sempre que eu puder juntar as duas coisas eu vou fazer e tem umas conversas que eu estou tendo para quem sabe fazer umas intervenções pessoalmente nas lojas, fazer alguns murais então quem sabe em breve teremos mais novidades como essa Collab.

NBA lança uma Collab com um brasileiro?! Conheça o Conrado Almada
Trabalhando com pinturas em murais e outras peças, algumas delas estão disponíveis para a compra.
Foto: Arquivo Pessoal

Os trabalhos do Conrado Almada com animação e desenho, já participaram de mostras nacionais e internacionais, vocês podem conhecer um pouco das experiências e trabalhos do Conrado Almada no Instagram e no Blog dele além do Vimeo. A Collab NBA x Conrado Almada, é uma edição limitada e está disponível nas NBA Stores no Brasil.

O Área Restritiva agradece a atenção e o tempo dispensado pelo artista que nos respondeu em meio aos seus trabalhos e eu (Diego Silver) já aviso que tenho as minhas camisetas da coleção.

 

SOBRE O AUTOR Diego Andrade, mais conhecido como Diego Silver. Professor de Educação Física. Pai, viciado em coisas de Nerd e é claro entusiasta do Basquetebol. Ex-Aluno do Bi-Campeão Mundial Rosa Branca, quando o mesmo era servidor do SESC Consolação. CONHECER TODO TIME
RESENHE COM A GENTE AÍ!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

 
 
VOLTAR AO TOPO
%d blogueiros gostam disto: