De dentro para fora do Jogo, uma visão diferente de quem de alguma forma viveu O Basquete.
VOCÊ ESTÁ EM:
  NBA, a Liga das Dinastias

A NBA é uma liga que em toda sua história viveu de dinastias, e, legados, de jogadores,e,times. O atual legado do Golden State Warriors nos faz pensar quais franquias conseguiram deixar sua marca com mais eficiência na liga.

Segundo o Site, Sportskeeda.com, a dinastia que deixou sua marca e, perdurou por mais tempo é a do Boston Celtics  dos anos 50 até os anos 60. O critério do Site foi a quantidade de títulos do time de Boston, além do fator Bill Russell que, terminou os últimos dois anos como jogador e técnico do time.

NBA, a Liga das DinastiasAqui eu utilizarei um método diferente de análise, além da durabilidade, os seguintes fatores:

-Técnico, quando um técnico consegue colocar todo seu plano de jogo em quadra, principalmente com jogadores vindos do banco

-Números além dos títulos

-Periodicidadeda liga, o site que usamos como base para a matéria não considerou o momento que  a liga vivia durante as dinastias.

Usando os critérios acima a melhor dinastia é a do San Antonio Spurs, o time do Texas conseguiu 4 titulos em 8 anos, 1999-2007. O momento da liga é o principal fator para essa ser a melhor dinastia da liga, na época das dinastias de, Lakers, Celtics, não tinha, Salary Cap e nem Free Agency, o que não diminui os méritos das franquias mas foi um facilitador.

O Spurs dividiu o protagonismo da época com o Lakers de Kobe e, Shaq, e via o surgimento do Celtics de Paul Pierce, o quão dificil é você aparecer como uma dinastia dentro de uma liga com um Jovem Kobe Bryant e um Shaquill o´neal tão dominante?NBA, a Liga das Dinastias

Greg Popovich tem a resposta. O técnico do Spurs ficou famoso por sempre levar o Spurs a um patamar competitivo mesmo após o fim da dinastia. Popovich é um dos melhores técnicos da história da nba porém, ele não formou um esquema,  não construiu um novo estilo de jogo, muito menos resgatou um estilo antigo, ele simplesmente foi Greg Popovich, ao contrário de Phill Jackson que ficou famoso pelo esquema triangulo, Greg simplesmente aprendeu a evoluir seus jogadores, ler da melhor maneira possível o adversário e, adaptar seu time no meio do jogo para resolver os problemas criados pelos adversário, seu time sempre é o mais flexível da nba.

Popovich sabia trabalhar com jovens talentos e veteranos em fim de carreira, a prova disso foi:

• Fez Tiago Splitter, Kawhi,Stephen Jackson, evoluírem de bancários a titulares impactantes

• Estendeu a carreira de Boris Diaw e Michael Finley e, ambos ganharam um anel

O fator final da melhor dinastia são os números.

• Entre os campeões de 1998 até 2014 o Spurs de 2014-15 é o segundo melhor time em evitar aproveitamento de FG do adversário, os times que jogavam contra o Spurs, tinham aproveitamento médio de 0.449

• O Spurs conseguiram com Tony Parker e Manu Ginobilli a sua 117° vítória em playoffs, 7 a mais que o Lakers de, Magic, Kareem Abdul-Jabar e, Michael Cooper.

• Tim Duncan nunca deixou de ir aos Playoffs, e, ele só jogou no San Antonio

• Em 2004 o time do Spurs limitou seus adversários a uma média de 88 pontos por jogo,  enquanto  isso, Lakers 2000-01 (92 pontos),Bulls 1995-96 ( 92 pontos), Celtics 1960-61 ( 114.10).NBA, a Liga das Dinastias

Mesmo sendo um tema que permite o debate, e, nenhuma dinastia ser unânime, temos todos indícios para afirmar que a Dinastia do Spurs foi a mais silenciosamente construída, desde sua aquisição por Peter Holt em 1993, até o draft de Tim Duncan em 1997, tudo foi feito aos moldes da personalidade do Tim Duncan, silenciosa, fatal e, duradoura, e, o melhor da história em sua posição.

Menção Honrosa a uma frase de Greg Popovich, quando questionado como ele descreve uma vitória:

“ Como eu descrevo uma vitória?! É uma boa vitória, Não sei como você descreve uma vitória, é melhor do que perder, não estou tentando ser engraçado, só não sei como descrever uma vitória”

 

SOBRE O AUTOR Bruno Carvalho, Paulisteiro (paulista com mineiro) 23 anos, analista operacional, apaixonado pelos números do basquete. Conheci o esporte através dos videogames e nunca mais larguei. Analises e curiosidades do esporte são meu forte. Precisando estamos as ordens. Kavod ha-Shem​ CONHECER TODO TIME
RESENHE COM A GENTE AÍ!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

 
 
VOLTAR AO TOPO
%d blogueiros gostam disto: