Ala-pivô do Indiana Fever, nomeada a nova vencedora do Prêmio de Liderança Comunitária Dawn Staley em 2020

A WNBA anunciou na sexta-feira (24), Natalie Achonwa do Indiana Ferver, a ganhadora do Dawn Staley Community Leadership Award de 2020. Este prêmio foi concedido a atleta do Indiana Fever por suas realizações extraordinárias à sua comunidade.

A ex-capitã de Notre Dame e atualmente jogadora do Indiana Fever, nunca esqueceu suas causas sociais ao seguir uma carreira no basquete profissional.

Já conhece o canal do Área Restritiva no Youtube? Clique e se inscreva!

Ao contrário, sua carreira profissional fornece uma plataforma para promover mudanças e inspirar as pessoas a ajudar a tornar o mundo um lugar melhor para viver. A liderança e o trabalho de Achonwa na comunidade lhe renderam o Prêmio Dawn Staley de Liderança Comunitária 2020

É importante para mim otimizar os benefícios e privilégios que recebo por ser atleta profissional. Uma grande parte disso é usar a plataforma que recebi para me conectar com as pessoas, promover condições de igualdade e inspirar para fazer mudanças positivas.” – disse Achonwa.

Através dos altos e baixos da minha jornada pessoal, descobri que são as pequenas coisas que fazem a maior diferença. Se todos nos focarmos em desafiar o status quo de nossos próprios círculos e construir a partir daí, poderemos enfrentar o mundo e seguir em frente. ” – completa a jogadora.

Natalie Achonwa, muito mais que uma atleta da WNBA

O Prêmio Dawn Staley Community Leadership foi criado para reconhecer uma jogadora da WNBA como liderança na comunidade. O prêmio já foi concedido a atletas como Tamika Catchings e Elena Delle Donne, ambas campeãs da WNBA e receberam o prêmio em duas oportunidades. 

Na temporada passada, Achonwa já havia recebido o prêmio WNBA Community Assist Award da temporada 2019 em reconhecimento ao seu compromisso e dedicação em retribuir à comunidade e ajudar organizações que se concentram na saúde mental, anti-bullying e prevenção de suicídio. Além de ajudar na educação e alfabetização dos jovens, adoção de animais e capacitação de mulheres.

Achonwa também tem sido uma voz ativa em Indianápolis, trabalhando contra a injustiça e a opressão raciais, juntamente com o estigma em torno da saúde mental. Em março, Natalie participou de vários eventos relacionados a saúde mental, conversando com jovens milhares de escolas públicas de Indianápolis, sobre como lidar com o estigma. 

Achonwa tambem participou de eventos em torno do Big 10 Women’s Tournament da NCAA, falando sobre resiliência e saúde mental no trabalho e no esporte. Achonwa enfatizou a necessidade de cuidar de sua saúde mental e compartilhou como ela cuida de sua saúde mental.

Durante a entressafra da WNBA, a jovem de 27 anos, desenvolveu uma maneira de se manter emocionalmente conectado aos fãs e à comunidade com o “Nat Chat“, onde entrevistou outras personalidades do esporte e discutiu iniciativas como saúde mental e injustiças raciais.

Natalie Anchonwa, liderança dentro e fora das quadras.
Foto: Jenna Watson/IndyStar

Em junho, ela se juntou a vice-presidente de operações de basquete da Fever, gerente geral e Tamika Catchings, nativo de Indy e ex-Pacers, George Hill e outros na Marcha Monumental e no protesto pacífico de registro de eleitores em Indianápolis. 

Achonwa demonstra a capacidade das atletas de usar sua influência para ampliar a conscientização sobre a injustiça racial. Sabendo que sua plataforma com a WNBA ajuda a incentivar outras pessoas a participar das causas sociais. 

A liga está incrivelmente orgulhosa de Natalie, pois continua demonstrando sua paixão e determinação por tornar o mundo um lugar melhor. Como líderes da comunidade, Natalie e colegas atletas da WNBA são indivíduos socialmente conscientes que continuam demonstrando dedicação a causar um impacto positivo, e temos a sorte de ter advogados tão poderosos para a mudança na liga“. – afirmou Cathy Engelbert, comissária da WNBA, em comunicado.

Um comitê designado a escolha da vencedora, selecionou Achonwa para receber o Prêmio de Liderança Comunitária Dawn Staley. Com isso, a WNBA fará uma doação de US $ 10.000 ao Madam Walker Legacy Center em nome de Achonwa.

A organização sem fins lucrativos dedica-se a preservar o legado de Madame CJ Walker fornecendo: educação cultural, promoção de justiça social, apoio ao empreendedorismo e capacitação de jovens a se tornarem a próxima geração de empresários e líderes cívicos.

O que é o Prêmio de Liderança Comunitária Dawn Staley?

O Dawn Staley Community Leadership Award, é um prêmio anual da Associação Nacional de Basquete Feminino (WNBA), idealizado em 2008. O prêmio reconhece uma atleta que é uma inspiração em sua comunidade.

 O prêmio leva o nome da lenda da WNBA e Hall da Fama, Dawn Staley. A premiação e a vencedora refletem o espírito, liderança, esforços de caridade, amor pelo jogo e presença inspiradora na comunidade como exercia Staley.

Este é o mesmo critério usado pelo prêmio da NBA Community Assist Award, concedido pela NBA desde a temporada 2001/02, concedido ao jogador Bradley Beal, do Washington Wizards, na temporada 2018/19.

Todos os anos, cada uma das equipes da WNBA nomeia uma de suas jogadoras para concorrer a esse prêmio. Desses indicados, um voto do comitê designado para a vencedora e a WNBA doa US$ 10.000 para uma instituição de caridade que a jogadora escolher em seu nome. 

Enfim, parabéns Natalie Achonka por essa incrível conquista e parabenizamos seus esforços e apoio à sua comunidade.  Demonstrando a liga, aos torcedores e ao mundo que tudo o que faz é muito maior que o jogo.

Quer saber mais sobre a WNBA? Dá uma olhada nesses textos:

Damiris Dantas, a única brasileira na WNBA

A luta da WNBA por igualdade salarial

Saudades da WNBA? Confira o calendário da fase regular

O Área Restritiva está no YouTube, conheça o nosso canal. Vídeos três vezes por semana.

Já imaginou um grupo para discutir Basquete como se estivesse em um bar? Conheça o Bar do Área!

Fique por dentro do que está acontecendo no Área em nossas redes sociais; marcamos presença no FacebookInstagram e no Twitter. Ah! Também estamos no Catarse, aqui você conhece todo o projeto do Área Restritiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.