Mais uma segunda, mais um texto.
Bora Estudar!

Hoje sem enrolação vou publicar esse texto do Daolio.
Fala um pouco sobre o modelo pendular de ensino do desporto coletivo.

Olha só o Resumo:
O presente trabalho pretende analisar a abordagem de esporte coletivo proposta por Claude Bayer (O Ensino dos Desportos Colectivos, 1994), Oliveira & Graça (organizadores do livro O Ensino dos Jogos Desportivos, 1995) e Julio Garganta (Para uma Teoria dos Jogos Desportivos Colectivos, 1995), avançando na discussão da
relevância, do lugar e do tempo do ensino dos gestos técnicos específicos de cada modalidade na citada proposta. Utilizando um conceito cultural de técnica corporal, a partir do qual deve ser considerado o significado de todo e qualquer movimento no seio de uma dada sociedade, pretende-se analisar o ensino dos gestos técnicos, não somente a partir da dimensão da eficiência, mas dentro de contextos culturais específicos, considerando-se também a eficácia simbólica. Para analisar o ensino dos esportes coletivos, este trabalho propõe uma estrutura pendular, que tem na sua base os princípios operacionais e na sua extremidade os gestos técnicos específicos de cada modalidade, passando pelas regras de ação. A intenção desse modelo é mostrar que, como um pêndulo em balanço, os princípios operacionais, na sua base, realizam um movimento menor do que na sua extremidade, onde se localizam os gestos técnicos. Isso sugere que estes gestos, em função de suas especificidades tanto técnicas como culturais, são mais variáveis que os princípios operacionais, básicos para todos os esportes coletivos. Com este modelo, espera-se contribuir com essa profícua e urgente discussão iniciada por Claude Bayer, Graça & Tavares e Julio Garganta.

Minhas Considerações:
Trabalho que traz uma introdução dos princípios da pedagogia do esporte, baseados no trabalho do professor Claude Bayer e seu Modelo Pendular, em que leva em consideração o ensino do esporte através das práticas e conhecimentos motores culturais ou seja leva em consideração os gestos técnicos que o aluno dispõe no momento da execução do gesto motor para solução da tarefa/problema.

Posso me arriscar a dizer que é um dos alicerces da pedagogia do esporte e até mesmo uma tendência e realidade.
Se alguém quer ter uma aula mais interessante, o começo do trabalho está nesse pequeno texto.

Trabalho publicado na Revista Brasileira de Ciência e Movimento – Brasília – v. 10 – n. 4 – p. 99-104 outubro 2002*
*Este trabalho foi apresentado em forma de comunicação no 8º Congresso de Educação Física e Ciência do Desporto dos Países de Língua Portuguesa, realizado em dezembro de 2000, em Lisboa, Portugal.

Escrito por:
Prof. Dr. Jocimar Daolio

Trabalho para download DAOLIO – Jogos esportivos coletivos dos princípios operacionais aos gestos

É isso!

Comentem e Compartilhem!
Até+

Diego Silver

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.