Atual campeão Marcelinho defenderá seu título diante de adversários de respeito; competição faz parte do 1º dia de atividades do Jogo das Estrelas.
Estão definidos os participantes do Torneio dos 3 Pontos para este ano. Uma das competições que integra o primeiro dia de atividades do Jogo das Estrelas do NBB, o desafio de arremessos de longa distância tem o ala Marcelinho Machado, do Flamengo, como atual campeão e terá outros sete atletas na disputa.

Depois de garantir o título em 2014, com direito a um novo recorde do torneio, 23 pontos de 30 possíveis, Marcelinho defenderá seu título e será uma das grandes atrações da competição que acontecerá no dia 06 de março, no Ginásio do Pedrocão, em Franca-SP, junto do Arremesso das Estrelas, Desafio de Habilidades e Torneio de Enterradas.

Fotos: Henrique Costa/Bauru Basket
Fotos: Henrique Costa/Bauru Basket

 

Como desafiantes a seu título, o maior cestinha da história do NBB, com 4.478 pontos e também o atleta com mais arremessos certos de três pontos da história do NB, 729, terá pela frente concorrentes de peso. Um dos atletas que tentará desbancar Marcelinho será o armador norte-americano Jamaal Smith, do Macaé Basquete, dono do melhor aproveitamento nos tiros longos da atual temporada, com expressivos 51,9%, e também de toda a história do NBB, com 50,5%. Em média, o camisa 11 macaense acerta 2,3 bolas da linha de 6,75m por partida no NBB 7.

 

Fotos: Henrique Costa/Bauru Basket
Fotos: Henrique Costa/Bauru Basket

Outro “desafiante de peso” para Marcelinho será Jefferson William, do Paschoalotto/Bauru. Vice-campeão do Torneio dos 3 Pontos no ano passado, o ala/pivô está de volta à competição e chega com o status de jogador que mais acerta arremessos de três pontos por jogo no NBB 7. Um dos destaques do líder da competição, o jogador converte 3,32 tiros de longa distância por partida, quantidade que corresponde a 9,96 dos 14,9 pontos que anota em média por partida.

 

Se o primeiro colocado do NBB 7 estará representado na competição, o vice-líder Winner/Limeira também terá seu participante. Trata-se do ala/armador dominicano Ronald Ramon, um dos principais gatilhos do NBB nas últimas temporadas.

Desde a temporada 2010/2011 vestindo a camisa limeirense, o jogador que representou seu país na última Copa do Mundo está próximo de se tornar o 10º jogador na história a ultrapassar a marca de 400 bolas de três pontos convertidas, até esta terça-feira, 24 de Fevereiro, o atleta tem 376 arremessos certos, com direito a um expressivo aproveitamento de 42,5%. Nesta temporada, Ramon registra 2,3 tiros certeiros de longa distância por partida, com 44,7% de aproveitamento.

 

Fotos: Henrique Costa/Bauru Basket
Fotos: Henrique Costa/Bauru Basket

Quem também esteve na disputa da Copa do Mundo da Espanha em 2014 e faz parte da relação dos participantes do Torneio dos 3 Pontos é o argentino Marcos Mata, de 28 anos. Representante da casa, o ala do Franca Basquete está em sua primeira temporada em solo brasileiro e registra 35 arremessos certos da linha de três pontos em 16 jogos disputados, com média de 2,2 por partida. Em seu país natal, o “hermano” já participou do Torneio dos 3 Pontos, no ano de 2013, e chegou à semifinal.

 

Um dos participantes do Torneio de 3 Pontos já tem experiência na competição. Finalista na edição de 2010, na ocasião foi derrotado pelo campeão Thiaguinho, do Pinheiros/SKY, o ala Guilherme Filipin, do Mogi das Cruzes/Helbor, está de volta ao desafio de arremessos longos. Dono de um aproveitamento de 39,1% nos tiros de três pontos em sua carreira no NBB, com 280 acertos, o jogador, de 31 anos, vive sua melhor temporada no fundamento. Na atual edição do NBB, o atleta registra 41,2% de aproveitamento, 40 acertos em 97 tentativas.

 

Quem também atravessa seu melhor momento nos tiros de três pontos e estará na competição é Eric Tatu, do Rio Claro. Dono de expressivos 45,2% de aproveitamento nos arremessos da linha de 6,75m, o armador, de 31 anos, registra a melhor porcentagem de sua carreira no fundamento e a sexta melhor de todo o NBB 7 até o momento.

 

Fotos: Ricardo Bufolin/ECP
Fotos: Ricardo Bufolin/ECP

Diante de tantos jogadores experientes e renomados, o Torneio dos 3 Pontos terá a participação de uma jovem revelação do basquete brasileiro. Um dos grandes nomes da nova geração, o ala Lucas Dias, do Pinheiros/SKY, viverá sua primeira experiência no evento festivo. Dono do recorde de pontos em um só jogo da LDB, Liga de Desenvolvimento de Basquete, ao marcar 44 pontos na atual edição, o jovem de 19 anos e 2,07m de altura também é o dono da maior marca de arremessos certos de três pontos de toda a história da competição Sub-22, com dez acertos. No NBB, Lucas entrou em quadra 85 vezes e registra 66 tiros de longa distância convertidos.

 

O Torneio dos 3 Pontos
O Torneio dos 3 Pontos é dividido em duas etapas. Na primeira rodada, cada participante temm 60 segundos para realizar 25 arremessos da linha dos três pontos, seguindo o percurso co carrinho de volas.

Os dois atletas que atingirem a maior pontuação irão para a final, que novamente terá 60 segundos como tempo máximo para a realização dos 25 arremessos. O campeão será aquela com a maior pontuação. Em caso de empate, novas rodadas de 60 segundos serão realizadas até que se defina o vencedor.

 

O Jogo das Estrelas 2015
Com sede em Franca, interior do Estado de São Paulo, o Jogo das Estrelas 2015 será realizado nos dias 06 e 07 de março, com transmissão ao vivo do SporTV. No primeiro dia, sexta-feira, serão realizados o Arremesso das Estrelas, o Desafio de Habilidades e os Torneios de 3 Pontos e Enterradas.

No dia seguinte, sábado, será a vez do grande duelo entre os melhores brasileiros e estrangeiros que disputam a atual edição do maior campeonato de basquete do país. Pelo quinto ano consecutivo será realizado o confronto entre NBB Brasil e NBB Mundo. O esquadrão verde-amarelo venceu as últimas três edições e lidera o histórico do confronto por 3 a 1.

 

É isso!

Comentem e Compartilhem!
Até+

Diego Silver