Precisamos falar da iniciação esportiva no país e o Área, trouxe hoje um artigo científico que fala disso. Um artigo científico muito bem pautado, ele cita diversos nomes importantes da educação física e traz muitas definições importantes para nós, professores.

O trabalho apresenta algumas definições que até hoje alguns autores se confundem ao explanar sobre elas, mas não só professores de quadra, piscina e academia. Existem aqueles professores universitários, que se confundem com os termos e não voltam atrás em suas afirmações devido ao “posto” que estão no momento.

Sem mais polêmicas, o que importa é que esse trabalho é muito bem escrito e com ótimas referências.

Iniciação nas Modalidades Esportivas Coletivas-A Importância da Dimensão Tática – Resumo:

Esse trabalho tem por objetivo mostrar a importância do desenvolvimento da dimensão tática na iniciação nas Modalidades Esportivas Coletivas (MEC), levando em consideração as características das modalidades e das crianças praticantes.

As MEC são atividades ricas em situações imprevistas e configuram-se a partir da dimensão tática, exigindo dos praticantes um alto grau de adaptabilidade e a capacidade de realizar uma boa escolha.

Além disso, é preciso o domínio do gesto técnico a ser executado. Sugere-se que a faixa etária entre 10 a 12 anos seja a mais adequada para a iniciação nas MEC, considerando-se que é a partir dela que os praticantes passam a possuir características motoras, cognitivas e afetivo-sociais que permitam uma aprendizagem adequada da tática do jogo.

Questões pertinentes do artigo:

Interessante como o texto aponta, os problemas do esporte, mais precisamente da iniciação esportiva que segundo o texto é “criada à imagem do esporte adulto”.

Ótimas definições sobre Modalidades Esportivas Coletivas, Ataque e Defesa, Estratégia e Tática, etc.

A forma em que são descritas as integrações dos elementos do jogo, da mesma forma que o conhecimento técnico e tática junto da ação tática.

Algumas características apresentadas dos praticantes remete diversas vezes as estruturas funcionais apresentadas pelo Greco (Eu vou falar em alguns posts).

Para finalisar uma frase do citada pelos autores tiradas de Garganta; Oliveira, 1996; Garganta e Pinto, 1998.

“O desenvolvimento do conhecimento que o atleta tem sobre o jogo possibilita o incremento das possibilidades de escolha, o que faz parte da construção da atitude tática do jogador. Essa construção supõe o desenvolvimento da atitude de decidir, e decidir rapidamente.”

Trabalho Publicado na Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – 2005, 4(4):71-93
Escrito por:
Prof. Dr. Dante de Rose Jr.
Prof. Thatiana Aguiar Freire Silva (Não sei a titularidade deste profissional)

Segue o trabalho para download na Integra:
Iniciação nas Modalidades Esportivas Coletivas-A Importância da Dimensão Tática

Conheça outros artigos científicos na nossa sessão de Artigos e Análises Científicas.

O Área Restritiva está no YouTube, conheça o nosso canal. Vídeos três vezes por semana.

Fiquem por dentro do que está acontecendo no Área em nossas redes sociais, marcamos presença no FacebookInstagram e no Twitter.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.