A Federação Internacional de Basquete (FIBA) divulgou nesta quinta-feira, 14 de maio, as datas exatas dos quatro Pré-Olímpicos Mundiais de basquete masculino para a Olimpíada de Tóquio 2021.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, todas as competições já haviam passado para junho do ano que vem. Os torneios serão jogados entre 29 de junho e 4 de julho de 2021 na Croácia, Sérvia, Lituânia e Canadá. O Brasil está na disputa em Split, na Croácia, no mesmo grupo que a dona da casa, Tunísia, Alemanha, Rússia e México. Todas as outras chaves também terão seis países e apenas o campeão de cada torneio se classifica para Tóquio 2021, somando quatro garantidos e 12 seleções no Japão.

– Tenho plena confiança de que o Brasil tem uma Seleção capaz de buscar uma vaga em Tóquio 2021. Mostramos na Copa do Mundo da China que temos qualidade e um grupo que pode fazer grandes partidas, atuando de igual para igual. Vamos trabalhar forte para que o Brasil possa estar na Olimpíada de Tóquio no ano que vem – citou o técnico croata Aleksandar Petrovic, que jogará em casa.

Na imagem a tabela com os grupos das eliminatórias masculinas para a Copa do Mundo de Basquete. FIBA define as datas do Pré-Olímpico Mundial masculino - Área Restritiva
Edit: A imagem dos grupos é a mesma utilizada pela FIBA, por isso das datas de 2020. Imagem: Divulgação/FIBA

Tabela do Brasil em Split

29 de junho – Brasil x Tunísia
30 de junho – Brasil x Croácia
1 de julho – Folga do Brasil
2 de julho – Folga geral
3 de julho – Semifinais
4 de julho – Final

Confira os grupos:

Belgrado – Sérvia
Grupo A – República Dominicana, Nova Zelândia e Sérvia
Grupo B – Porto Rico, Itália e Senegal

Kaunas – Lituânia
Grupo A – Lituânia, Coreia do Sul e Venezuela
Grupo B – Polônia, Eslovênia e Angola

Split – Croácia
Grupo A – Alemanha, Rússia e México
Grupo B – Croácia, Brasil e Tunísia

Victoria – Canadá
Grupo A – Grécia, China e Canadá
Grupo B – Uruguai, República Tcheca e Turquia

Leia mais sobre as seleções brasileiras, separamos alguns textos para você.

O Área Restritiva está no YouTube, conheça o nosso canal. Vídeos três vezes por semana.

Fiquem por dentro do que está acontecendo no Área em nossas redes sociais, marcamos presença no FacebookInstagram e no Twitter.