De dentro para fora do Jogo, uma visão diferente de quem de alguma forma viveu O Basquete.
VOCÊ ESTÁ EM:
  Sentados em um banco estão membros da AND1, durante o evento ComplexCon, uma feira de divulgação de modelos de calçados e roupas, onde aconteceu também a primeira aparição pública do Kevin Garnett ex-jogador da NBA como diretor criativo da marca. Falar da AND1 na NBA parece até estranho, mas não é! - Área Restritiva

O Basquetebol Norte-americano tem suas nuances diferentes do mundo inteiro, duas marcas esportivas e de certa forma opostas são famosas no mundo todo, a NBA que é a maior liga de Basquete profissional do mundo e a AND1 uma marca de material esportivo e também uma equipe de Streetballers e por estar ligada ao Streetball é estranho pensar na AND1 na NBA, mas não é.

A AND1 já foi febre no mundo e no Brasil também, podemos dizer que entre os anos 90 e 2000 a AND1 causou mais impacto na cultura do Basquetebol no Brasil do que a NBA e era justamente um período de hiato de brasileiros na liga norte-americana, junto com o fim da era Michael Jordan que fez com que a AND1 no Brasil ocupasse um espaço que a NBA não tinha, a periferia.

Existia sim toda uma questão de identidade, o Streetball está muito ligado a periferia, ao Guetto, a Cultura Hip-Hop, já falamos sobre o surgimento do Streetball aqui no Área. Naquele momento o Streetball tinha algo que o Basquete praticado na NBA não tinha, a identidade com quem não tinha acesso ao Basquetebol, afinal esporte no Brasil sempre foi algo elitizado, Basquetebol na TV, depois que a Band parou de transmitir NBA, era para quem tinha TV a cabo e a AND1 veio ocupar o espaço, com a pirataria.

Naquele momento, os “primeiros empreendedores” do Basquete apareceram e sim, felizmente ou infelizmente tem o grande mérito da pirataria, a AND1 chegou no Brasil com o auxílio de re-sellers de tênis que conseguiam viajar para os EUA ou outros países que tinham produtos licenciados, compravam os tênis e os VHS e DVDs, traziam para o Brasil, vendiam os tênis e reproduziam as mídias, então daí era possível comprar as Mixtapes, o que podemos dizer que era o avô dos tutoriais de moves e treino de habilidades de hoje em dia.

Com isso a AND1 ficou conhecida no Brasil, as excursões da equipe de Streetballers pelos Estados Unidos ganharam o mundo e o Brasil e todo mundo queria fazer os moves do Ballers famosos como o Hot Sauce, Main Event e o The Professor, entre outros. Mas com a globalização da NBA, o jogo da AND1 perdeu espaço na mídia e na cabeça dos fãs do Basquete, as marcas de produtos especializados também acompanharam essa globalização e a AND1 foi perdendo mais espaço.

Sentados em um banco estão membros da AND1, durante o evento ComplexCon, uma feira de divulgação de modelos de calçados e roupas, onde aconteceu também a primeira aparição pública do Kevin Garnett ex-jogador da NBA como diretor criativo da marca. Falar da AND1 na NBA parece até estranho, mas não é! - Área Restritiva
Kevin Garnett fez sua primeira aparição em publico como Diretor Criativo da AND1 na ComplexCon

Apesar de nunca terem parado, agora a AND1 parece querer o mundo novamente e para isso, a AND1 quer entrar na NBA mais uma vez, jogadores como Stephon Marbury e Ben Wallace já vestiram AND1. Só que de 2018 para os dias de hoje a AND1 passou por algumas mudanças, começando pela direção criativa da marca, que agora está nas mãos da Lenda da NBA Kevin Garnett, KG já foi um atleta patrocinado pela marca e teve dois tênis de assinatura, quinze anos depois do contrato com a AND1, além de diretor criativo ele é o embaixador mundial da marca.

Em uma das entrevistas dadas pelo Kevin Garnett depois de assumir a posição atual, ele crava que em dois ou três anos, a AND1 irá ter pelo menos duas estrelas da NBA como atletas patrocinados pela marca. Semanas depois da entrevista publicada na SLAM Magazine, a marca assinou com o Jevon Carter, que hoje joga no Phoenix Suns.

As ações da AND1 depois da chegada do Kevin Garnett não pararam no Jevon, eles participaram da ComplexCon uma das maiores feiras de cultura lifestyle do mundo, um evento que dita tendências nesse mundo, mas a grande aquisição dessa nova era foi o acerto com o campeão da NBA Fred VanVleet, além do anúncio feito em 2019.

Na Foto, o AND1 Attack 2.0, a versão nova do tênis de cano baixo da marca, um tênis para jogar Basquete, as cores do tênis são uma homenagem ao exército dos Estados Unidos, lançado no Dia dos veteranos, o tênis está em cima de uma caixa de metal para armazenamento de munições e atrás é possível identificar um painel com um poster, mas na frente dele tem uma grade de arame. Falar da AND1 na NBA parece até estranho, mas não é! - Área Restritiva
Foto: Divulgação

No ano passado a AND1 ganhou a internet com um Pack lançado do Attack, uma versão atualizada do famoso modelo de cano baixo, agora com o nome de AND1 Attack 2.0, a coleção ainda tinha uma Colorway em homenagem ao dia dos veteranos. A chegada de Garnett na marca fez com que eles retornassem com tudo aos holofotes.

Quem sabe não voltam com as turnês da AND1 Mixtape? A marca também tem feito ações sociais pelos Estados Unidos reformando quadras publicas, quem sabe isso não acontece no Brasil?! Mas enquanto não acontece podemos ser saudosistas e lembrar do Bauruzinho chamando o The Professor para o X1, não?

Não deixem de acompanhar o Área Restritiva nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube.

Toda terça-feira um texto sobre a NBA aqui no Área, um texto semanal falando sobre o que aconteceu e o que pode acontecer no decorrer da semana da NBA. Acompanhem também o que acontece no Área Restritiva, no Facebook, Instagram e no Twitter.

SOBRE O AUTOR Diego Andrade, mais conhecido como Diego Silver. Professor de Educação Física. Pai, viciado em coisas de Nerd e é claro entusiasta do Basquetebol. Ex-Aluno do Bi-Campeão Mundial Rosa Branca, quando o mesmo era servidor do SESC Consolação. CONHECER TODO TIME
RESENHE COM A GENTE AÍ!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

 
 
VOLTAR AO TOPO
%d blogueiros gostam disto: