Sede de histórias reais do Basquete? Se liga nessa lista de documentários

Depois de aproximadamente 10 horas assistindo uma história que merece ser relembrada para sempre, com depoimentos emocionados e emocionantes, depois de rever jogos históricos, um Chicago Bulls praticamente impecável… bate um “e agora”, né?

Em meio à uma pandemia devastadora, a ESPN e Netflix nos deram, como se fosse, um presente de Natal antecipado. The Last Dance é, inegavelmente, o assunto mais comentado no Universo do Basquete, e renderá muito conteúdo por toda a internet.

Contudo, como ainda não temos previsão de quando nosso esporte favorito retornará, convido vocês para uma viagem documental que se inicia com Allen Inverson, na Virgínia, e termina num rolê de busão com o Michael Jordan para Birmingham.

Enjoy!

INVERSON (2014)

Na foto, imagem de divulgação do documentário do Allen Iverson, uma foto mostrando as tranças raiz do jogador que defendeu por grande parte de sua carreira o Philadelphia 76ers. Conheçam os filmes de Basquete disponíveis na Netflix - Área Restritiva. Documentários para assistir depois de The Last Dance - Área Restritiva
Foto: Divulgação

A história de um dos atletas mais emblemáticos da história do basquete mundial vale muito a sua atenção. Para se tornar a referência que se tornou, Allen Iverson superou uma prisão em um processo polêmico! Além de MVP em 2001, o armador se tornou uma lenda pela influência que causou ao basquete também fora das quadras.

Onde assistir: Netflix

Leia mais sobre o documentário sobre o Allen Iverson, temos um texto para você aqui.

Efeito Carter (2017)

Na foto, capa de divulgação do documentário The Carter Effect, com o nome do documentário em inglês, ao lado do nome que está com um contorno vermelho, a camiseta do Vince Carter utilizada no Toronto Raptors, a camisa roxa clássica com o nome Carter e o número 15 nas costas. Conheçam os filmes de Basquete disponíveis na Netflix - Área Restritiva. Documentários para assistir depois de The Last Dance - Área Restritiva
Foto: Divulgação

Como um jogador consegue influenciar uma cidade fanática pelo hóquei de gelo a também se apaixonar pelo basquete? Na NBA desde 1995, o Toronto Raptors passou a crescer mais na liga após a chegada de Vince Carter, em 1998. Efeito Carter fala sobre a importância que o jogador, famoso por suas enterradas excepcionais, teve na forma como os canadenses passaram a vivenciar o basquete.

Onde assistir: Netflix

Quer saber mais sobre o Efeito Carter, escrevemos sobe ele aqui.

Rodman: For Better or Worse (2019)

Na foto, um click de perfil de Dennis Rodman, ele está sendo iluminado por diferentes cores, tons de verde, rosa, roxo e azul são bem evidentes, além de suave amarelo em seu rosto, parece o que seria o furtacor, ele está com a mão no queixo olhando diretamente para a lente da câmera. Netfix: The Last Dance, tudo é a união do grupo - Área Restritiva. Documentários para assistir depois de The Last Dance - Área Restritiva
Foto: Divulgação/ESPN

Que Dennis Rodman é uma excêntrica, ninguém duvida. Além de ser um dos maiores defensores de todos os tempos, o ex-atleta sempre chamou a atenção pelas atitudes e pela excentricidade vista em seu próprio corpo. O documentário mostra, além de sua carreira, os motivos que o levaram a também atrair atenção pelo seu jeito de ser.

Onde assistir: WatchESPN

The Bad Boys (2014)

Na foto, a imagem de divulgação do documentário da ESPN Bad Boys, a imagem é uma foto da comemoração do Detroit Pistons no vestiário da franquia após a conquista de um dos títulos da NBA. Documentários para assistir depois de The Last Dance - Área Restritiva
Foto: Divulgação/ESPN

Ser a equipe que superou o Chicago Bulls de Michael Jordan já é histórico por si só, mas o Detroit Pistons de 1989 e 1990 é muito mais do que isso. Conhecidos por Bad Boys, os principais astros da equipe como Dennis Rodman e Isiah Thomas não escondiam de ninguém que por vezes “jogavam sujo” para ganharem os jogos, gerando antipatia de fãs dos EUA inteiro. Eles se arrependem? Não deixe de assistir essa história para lá de curiosa.

Onde assistir: WatchESPN

One in a Billion (2016)

Na foto, a imagem do documentário One in a Billion. Documentários para assistir depois de The Last Dance - Área Restritiva
Foto: Divulgação/Netflix

Chegar à NBA está longe de ser considerado algo fácil. Tanto que até a Índia, com seus 1,3 bilhão de habitantes não teve um jogador sequer que representasse o país asiático no principal torneio de basquete do mundo. E é justamente para quebrar esse padrão que o pivô Satnam Singh batalha todos os dias em busca de uma chance no draft. Será que ele vai conseguir?

Onde assistir: Netflix

Tem texto sobre o One In A Billion aqui. Da uma passadinha aqui também.

Conquistas, derrotas e dramas – A carreira de Kobe Bryant  (2009)

Na imagem, uma montagem com três desenhos de Kobe Bryant em diferentes momentos, um deles driblando a bola outro arremessando e o terceiro e centralizado em primeiro plano ele agradecendo em seu ultimo jogo. Documentários para assistir depois de The Last Dance - Área Restritiva
Imagem: Divulgação/ESPN

O documentário fala sobre a trajetória do ex-jogador dos Los Angeles Lakers, seus títulos e também os problemas de relacionamento que teve por seu espírito competitivo. Homenagens ao Mamba nunca são demais, não é mesmo?

Onde assistir: WatchESPN

More than a game (2008)

Na foto, o time de Basquete Irish, time retratado no documentário More Than a Game. A foto tem o quinteto titular do time que inclui o astro da NBA LeBron James. Documentários para assistir depois de The Last Dance - Área Restritiva
Foto: Divulgação/IMDB

LeBron James é um astro desde 2003, quando foi draftado pelo Cleveland Cavaliers e passou a construir sua história. E esse documentário fala sobre o ala ainda adolescente, ao lado de seus companheiros e seu treinador no time de seu colégio. Além de mostrar o show que LeBron dava desde mais jovem, o longa também fala sobre as dificuldades que ele e os colegas passaram em Akron, no estado de Ohio.

Onde comprar ou alugar: Apple iTunes e Google Play Filmes

BÔNUS: Jordan Rides The Bus (2008)

Na imagem, a capa do Documentário Jordan Ride The Bus. Documentários para assistir depois de The Last Dance - Área Restritiva
Foto: Divulgação/ESPN

Quer preencher os espaços em branco em uma das partes mais atraentes de The Last Dance, nas quais a série provavelmente não teve tempo suficiente para se aprofundar? Jordan Rides the Bus trás um olhar mais profundo na breve visão de Jordan sobre a grandeza do beisebol no Chicago White Sox.

Gosto da lista de documentários? Lembrou de algum que gostaria de sugerir? Manda aqui nos comentários.

Aproveita para dar uma olhada na nossa sessão de recomendados, lá você pode encontrar outros filmes e documentários para assistir, ouvir ou ler.

O Área Restritiva está no YouTube, conheça o nosso canal. Vídeos três vezes por semana.

Fiquem por dentro do que está acontecendo no Área em nossas redes sociais, marcamos presença no FacebookInstagram e no Twitter. Ah! Também estamos no Catarse, aqui você conhece todo o projeto do Área Restritiva.