Documentário: Tony Parker – Entre Os Maiores

Lenda do San Antonio Spurs e do basquete francês, Tony Parker ganha seu documentário – The Final Shot (Entre Os Maiores, no Brasil) – que já está disponível na Netflix

Na última quarta-feira (6), a Netflix recebeu em seu catálogo um novo longa-metragem voltado ao basquete. Estamos falando de Tony Parker: The Final Shot – no Brasil, recebeu o nome Tony Parker: Entre Os Maiores, referência à baixa estatura do armador francês em relação aos seus companheiros de Spurs, como David Robinson e Tim Duncan.

Aposentado das quadras de basquete desde 2019, o ex-armador lançou a autobiografia Tony Parker: Beyond All My Dreams em novembro de 2020 e, agora, é o protagonista de seu próprio documentário, também autobiográfico. A produção francesa dirigida por Florent Bodin e escrita por Sourav Kumar acompanha a vida e carreira de Tony Parker desde o colégio até sua última temporada pelo Charlotte Hornets.

Um breve “resuminho” sobre Tony Parker

Nascido em Bruges na Bélgica, Tony Parker tem mãe holandesa e pai afro-americano – ele que, por sua vez, também foi jogador de basquete, atuando na Europa. Entretanto, foi na França que Parker viveu sua infância e adolescência jogando, desde cedo, nas categorias de base da seleção nacional.

Seu grande sonho, no entanto, era o mesmo de todas as crianças que cresceram da época: jogar na NBA e ser como o Michael Jordan. Desta forma, a jovem promessa do basquete europeu viajou até os Estados Unidos para brilhar na maior liga do mundo. Bem, depois de 20 anos vimos que Tony Parker cumpriu seu sonho – exceto a parte do Jordan, mas devemos concordar que essa parte é impossível para qualquer um, não é mesmo?

+Tédio na Quarentena? Vai para a Netflix!

Nesse meio tempo foram quatro títulos com o San Antonio Spurs (2003, 2005, 2007 e 2014), seis aparições no All-Star Game (2006-07, 2009, 2012-14), três aparições no All-NBA Second Team (2012-14) e uma no Third Team (2009), além de seu prêmio mais importante: Parker foi MVP das Finais de 2007. Caso tenha achado pouco, faltaram os títulos com a seleção francesa e, evidentemente, seu número 9 aposentado pelo Spurs.

Como é o documentário? (sem spoilers, eu juro)

Para contar essa história vitoriosa, o documentário contou com participações de peso como Tim Duncan, David Robinson, Manu Ginóbili, Gregg Popovich, Pau Gasol, Thierry Henry, Kylian Mbappé, Zinédine Zidane, Michael Jordan e uma participação muito especial de seu rival Kobe Bryant que gravou depoimentos em vida – o longa foi dedicado em sua memória.

Seguindo o mesmo formato de The Last Dance, o filme traz uma montagem não-linear dos acontecimentos, sem seguir a ordem cronológica dos acontecimentos. O conceito não funciona com a mesma maestria, mas oferece um bom ritmo para a história, pontuando bem os altos e baixos da carreira de Parker.

Acima de tudo, Tony Parker: Entre Os Maiores é uma belíssima homenagem ao melhor jogador francês da história. Por meio do filme é possível enxergar a importância de Parker para o basquete francês, desde suas conquistas na NBA, a heroica conquista do EuroBasket de 2013 – a primeira medalha de ouro da história do país – e a compra do ASVEL Basket, clube francês que passava por problemas e, com a chegada de Parker à presidência, se transformou numa potência do basquete feminino e masculino.

Ficha Técnica e trailer oficial: Netflix: Tony Parker – Entre Os Maiores

Título Original: Tony Parker: The Final Shoot
Gênero: Documentário, Longa-metragem
Duração: 98 minutos
Ano de lançamento: 2021
Idioma: Francês e Inglês (com legendas em Português disponíveis)

O Área Restritiva está no YouTube, conheça o nosso canal.

Um grupo para discutir Basquete, como se estivesse em um bar? Conheça o Bar do Área!

Fiquem por dentro do que está acontecendo no Área em nossas redes sociais, marcamos presença no FacebookInstagram e no Twitter. Ah! Também estamos no Catarse, aqui você conhece todo o projeto do Área Restritiva.

Leia mais!

Deixe sua opinião

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe!

Se inscreva!

últimas publicações