De dentro para fora do Jogo, uma visão diferente de quem de alguma forma viveu O Basquete.
VOCÊ ESTÁ EM:
  Na Imagem, o Banner de divulgação do documentário Q Ball, o filme está disponível na Netflix e o Banner tem o título do filme no cabeçalho e algumas informações na lateral direita (opiniões em inglês recomendando o filme), a foto que ilustra o banner, é de um detento de costas com o uniforme de detento com os braços abertos segurando uma bola em cada uma das mãos, a foto é tirada de um angulo de baixo para cima (diagonal), da a impressão que o jogador é gigante e mira o céu azul a cim do jogador. Documentário: Q Ball - Queda Livre - Área Restritiva

Q Ball – Queda Livre, fala do que acontece em San Quentin e com os jogadores do San Quentin Warriors Basketball Team. Um documentário, sobre esperança e mudança de perspectiva dos internos de uma das penitenciárias mais famosas dos Estados Unidos e está disponível na Netflix.

Q Ball é o nome original da obra, que recebeu o nome em português de Queda Livre (um nome bem ruim ao meu ver), um documentário de 1h36min que te convida a falar de sonhos e redenção, em um ambiente que ninguém é inocente, mas todos tem um história, lidando com suas escolhas e com total noção do porque estão ali.

O documentário foca em alguns personagens em específico, basicamente o quinteto inicial do time de Basquete San Quentin Warriors e no técnico da equipe, todos eles detentos, todos eles lidando com seus demônios e é na quadra de Basquetebol que tudo isso fica de lado, que lá eles são reconhecidos e lembrados pelo nome e sobrenome.

Na Imagem, o Banner de divulgação do documentário Q Ball, o filme está disponível na Netflix e o Banner tem o título do filme no cabeçalho e algumas informações na lateral direita (opiniões em inglês recomendando o filme), a foto que ilustra o banner, é de um detento de costas com o uniforme de detento com os braços abertos segurando uma bola em cada uma das mãos, a foto é tirada de um angulo de baixo para cima (diagonal), da a impressão que o jogador é gigante e mira o céu azul a cim do jogador. Documentário: Q Ball - Queda Livre - Área Restritiva
Foto: Divulgação.

Uma obra sobre ambiente, vida e empatia

Durante todo momento, Q Ball trata de lembrar você de que eles cometeram crimes, ao mesmo tempo que nos leva a conhecer o ambiente onde eles cresceram, a realidade de onde eles passaram a sua infância, adolescência e a fase adulta. Assim minuto à minuto você é pego se perguntando “e se tivesse sido diferente?”.

De todos os jogadores que aparecem na história, talvez o que mais traz empatia seja o Harry “ATL” Smith, dentre os jogadores da equipe talvez o que tenha tido a maior redenção dentro da linha do tempo do documentário e sem dúvidas o que cometeu a mais leve das infrações.

ATL também é chamado de “Phenom”, ou Fenômeno traduzindo para o nosso português, isso porque ele é o prodígio da equipe de Basquete, religioso e apegado ao time, que trilha o impensável dentro de uma penitenciária. Ele quer se tornar o primeiro ex-detento a se tornar um jogador de Basquetebol Profissional e a história faz você torcer por ele, porque eu posso te garantir que eu torci.

Na foto, cinco pessoas sentadas em um banco encostado na grade (essas grades de arame de quadras) no topo da grade arame farpado. As cinco pessoas são detentas da penitenciária de San Quentin, quatro delas estão com a roupa de detento a quinta (ultima da esquerda), está com uma regata de Basquete com o número 2 nas costas, a quarta pessoa está com uma bola de Basquete nas mãos fazendo o molde de arremesso com o braço direito. Documentário: Q Ball - Queda Livre - Área Restritiva
Foto: Divulgação.

San Quentin em algum momento tem uma certa semelhança com os monastérios da história antiga, onde pessoas pecadoras ou criminosas iam para encontrar sua razão, seu lugar no mundo, sim San Quentin cumpre esse papel, de ser um retiro espiritual para almas que perderam o seu propósito e o Basquetebol passa ser a religião deles em busca de redenção.

Leiam também: Conheçam os filmes de Basquete disponíveis na Netflix

No Basquete, os nomes das quadras passam a ser somente ‘ATL’ ou ‘Phenom’, ‘Cutty’ ou ‘Swagg Move’, ‘Black’ ou ‘PPMC’, ‘Ant’ ou ‘Half Man/Half Amazing’ e eles conseguiram dentro do programa de Basquetebol da San Quentin constituir uma família de irmãos em busca de um bem comum, a redenção e reintegração ao mundo, tudo isso através do Basquetebol.

Se você acredita no esporte como ferramenta de integração, de educação e de ensino para a vida, esse documentário é um prato cheio para isso, para mostrar casos como os dos personagens do Q Ball, que se é possível em um ambiente extremo e hostil, onde a violência é presente na vida de todos, isso também seria possível em um bairro carente, em uma escola ou parque.

Na foto, um dos detentos do filme, segurando uma bola de Basquete com as duas mãos encostando a bola na cabeça, aparentemente pensando em algo, ou rezando. El está com uma camisa regata branca. A foto foi tirada contra-luz, da a impressão de que ele está iluminado ou em um momento de iluminação. Documentário: Q Ball - Queda Livre - Área Restritiva
Se você acredita em redenção e que o esporte educa para a vida, assista Q Ball, esse filme é a prova de que isso é possível.
Foto: Divulgação.

Convido vocês a lerem a sinopse e assistirem o trailer de Q Ball – Queda Livre

Do outro lado da baía, o campeão da NBA, Golden State Warriors, é outro time do Warriors, que joga apenas em casa. Condenações criminais inviabilizaram a vida da equipe da Prisão de San Quentin, algumas delas promissoras. O caminho pedregoso para a reabilitação é o objetivo do jogo neste documentário inspirador e revelador. O foco de Q Ball está em homens determinados lutando permanentemente com a gravidade de seus crimes e buscando a redenção.

Na Imagem, o Banner de divulgação do documentário Q Ball, o filme está disponível na Netflix e o Banner tem o título do filme no cabeçalho e algumas informações na lateral direita (opiniões em inglês recomendando o filme), a foto que ilustra o banner, é de um detento de costas com o uniforme de detento com os braços abertos segurando uma bola em cada uma das mãos, a foto é tirada de um angulo de baixo para cima (diagonal), da a impressão que o jogador é gigante e mira o céu azul a cim do jogador. Documentário: Q Ball - Queda Livre - Área RestritivaFicha Técnica: Q Ball – Queda Livre

Título Original: Q Ball
Gênero: Documentário
Duração: 1h36
Ano de Lançamento: 2019

Dirigido e escrito por Michael Tolajian

Elenco: Anthony Ammons, Lenny Costa, Rafael Cuevas, Tevin Fournette, Dejon Joy, Allan McIntosh, Stacey Redman, Sam Robinson, Samuel Robinson, Cornell Shields e Harry Smith.

O documentário tem a produção executiva do NBA All-Star Kevin Durant e foi distribuído no Brasil pela Netflix.

Um fato interessante é que Black é um avido leitor e um dos seus livros preferidos é ‘O Alquimista’ de Paulo Coelho e o livro é mostrado no documentário.

Não deixem de acompanhar o Área Restritiva nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube.

Acompanhem os textos diários aqui no site, além é claro de ficarem por dentro do que está acontecendo no Área em nossas redes sociais, marcamos presença no Facebook, Instagram e no Twitter.

Aqui você encontra nossas listas de sugestões na Netflix e na Amazon Prime Video.

SOBRE O AUTOR Diego Andrade, mais conhecido como Diego Silver. Professor de Educação Física. Pai, viciado em coisas de Nerd e é claro entusiasta do Basquetebol. Ex-Aluno do Bi-Campeão Mundial Rosa Branca, quando o mesmo era servidor do SESC Consolação. CONHECER TODO TIME
RESENHE COM A GENTE AÍ!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

 
 
VOLTAR AO TOPO
%d blogueiros gostam disto: