Documentário: Nada de Bandeja / Basketball or Nothing

Basketball or Nothing é uma série documental da Netflix, que recebeu o título nacional com o trocadilho Nada de Bandeja, nada mais justo para os Navajos do time Chinle Wildcats

Nada de Bandeja é série documental disponível na Netflix, o nosso recomendado desse mês. Com o título original Basketball Or Nothing, seria algo como Basquete ou nada, em uma tradução literal. Algo muito importante dentro da história documentada na série.

Já conhece o canal do Área Restritiva no Youtube? Clique e se inscreva!

O documentário aborda a história de vida e de Basquete de uma Área de conservação Navajo. Se nesse momento você está se perguntando sobre Basquete e os Nativos Americanos, enquanto imagina os filmes de velho oeste, você está enganado quanto a série documental e muito provável seja muito influenciado pelas obras de Velho Oeste.

Bom, antes de falar diretamente sobre o seriado, quero propor algo diferente dos outros recomendados, quero convidar diretamente você para assistir essa série e voltar aqui para conversar comigo na sexta-feira. Quando vou soltar um novo texto sobre a série, sendo assim aqui deixo as minhas primeiras impressões, okay?!

Uma história sobre o impacto do Basquete

Nada de Bandeja, usa e abusa de corte de câmera e teorias do cinema “toda cena tem que ter uma motivação, um porque, uma justificativa e um então” e isso é tudo para mostrar o impacto do Basquete em uma comunidade, além das justificativas das ações da comissão técnica.

A história toda se passa no Arizona, mais precisamente Chinle, onde fica uma reserva dos Nativo Americanos Navajos. Os “índios” baixinhos e velozes, quando eu falo baixinhos estamos falando de jogadores de Basquetebol de uma etnia com a estatura média de 1,70m, ou seja, baixinhos para o Basquete, mas isso não vem tanto ao caos, porque eles compensam na velocidade e no RezBall que vamos deixar para falar na sexta-feira.

O retrato do impacto do Basquete em Chinle é tão grande que é necessário ser evidenciado, as filas para os jogos, marcas e estrutura de treino/vestiário. Tudo isso é muito bem enquadrado na obra, um ponto muito feliz do documentário, além de expôr a esperança de viver fora da reserva, ir para a faculdade e ter um futuro. Chinle fica na região com um alto índice de alcoolismo, drogas e suicídios.

Sendo assim é Basquetebol ou nada, porque em uma reserva de preservação de tradições Navajos, nada é de Bandeja.

Trailer e ficha técnica do documentário Netflix: Nada de Badeja/Basketball or Nothing

O time de basquete de uma escola da Nação Navajo encara a missão de vencer o campeonato do Arizona e levar orgulho à comunidade isolada dos jovens atletas.

Basketball or Nothing, conta uma história que pode ser desconhecida para a maioria, mas é uma história que merece ser contada e sentida. Como um atleta e um Nativo-Americano, Rickie Fowler certificou-se de manter real e verdadeira toda a história e o que o time e os fãs são para a reserva”, comenta Tom Farrell produtor executivo da série e sócio do golfista Rickie Fowler um atleta profissional e Navajo.

Na imagem a capa do documentário, um pôster na vertical com um jogador de Basquete arremessando uma bola na cesta. Documentário: Nada de Bandeja / Basketball or Nothing - Área Restritiva
Foto: Divulgação/Netflix

Ficha técnica: Netflix: Nada de Bandeja

Título Original: Basketball or Nothing
Gênero: Documentário, Documentário seriado,
Duração: 32min apróx/episódio
Ano de Lançamento: 2019
Número de temporadas: 1

Aparentemente a série vai receber uma segunda temporada que deverá ir ao ar em algum momento de Agosto, mas não encontramos informações oficiais para o lançamento ou se o Brasil também receberá o conteúdo na sua plataforma.

Gostou dessa dica?! Conheça outras na nossa sessão de recomendados ou leia também!

Filmes e séries para maratonar: Dicas dos atletas do NBB e da LBF

Documentários para assistir depois de The Last Dance

Dicas de filme: O que a redação do Área está assistindo?

O Área Restritiva está no YouTube, conheça o nosso canal. Vídeos três vezes por semana.

Fique por dentro do que está acontecendo no Área em nossas redes sociais; marcamos presença no FacebookInstagram e no Twitter. Ah! Também estamos no Catarse, aqui você conhece todo o projeto do Área Restritiva.

Leia mais!

Deixe sua opinião

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe!

Se inscreva!

últimas publicações