De dentro para fora do Jogo, uma visão diferente de quem de alguma forma viveu O Basquete.

Dia histórico no NBB CAIXA. Neste domingo (08/03), Dia Internacional da Mulher, a partida entre EC Pinheiros e Pato Basquete foi comandada por mulheres em diferentes áreas. A começar pelo trio de arbitragem, que pela primeira vez na história da competição contou com três árbitras, além das profissionais da mesa e da transmissão sendo formada por 100% mulheres.

Na foto todas as profissionais que trabalharam na transmissão do NBB CAIXA no Dia Internacional da Mulher, elas estão organizadas em duas colunas, a primeira com todas em pé e a segunda a frente com as profissionais abaixadas, todas acenando para a foto. No Dia Internacional da Mulher, o NBB tem jogo "dominado" pelas mulheres - Área Restritiva
Partida foi dominada pelas mulheres, seja na transmissão, arbitragem ou mesa.
Foto: João Pires/LNB

As árbitras escolhidas foram Andreia Regina Silva, Maria Cláudia Comodaro e Juliana Roveri, mais Crislaine Fernandes Alves, responsável pelo Instant Replay, fora de quadra. A representante oficial da partida também foi uma mulher: Danielle Cicerelli Salemme.

O #NBBnoFacebook teve uma equipe especial. A narradora dos canais ESPN Luciana Mariano comandou a transmissão ao lado da ex-jogadora Helen Luz e das repórteres Giovanna Terezzino, da LNB, e Luiza Oliveira, da Band.

“Quero agradecer a LNB. Muito obrigada por essa importante participação das mulheres porque é assim que a gente vai conseguir melhorar, caminhar, ocupar espaços com representatividade, mostrando que é assim que a gente cresce e tem crescido. Nossos passos são curtos, mas a caminhada é longa, então a gente não desiste e não anda para trás nem para pegar impulso”, disse Luciana Mariano, que já havia participado da primeira transmissão feminina do NBB CAIXA, no ano passado.

Na foto, a equipe de transmissão do NBB CAIXA no dia internacional da mulher, quatro mulheres integraram a transmissão todas de emissoras diferentes em transmissão feita via Facebook do NBB. No Dia Internacional da Mulher, o NBB tem jogo "dominado" pelas mulheres - Área Restritiva
Essa foi a 2ª transmissão 100% feminina do NBB CAIXA.
Foto: João Pires/LNB

Campeã mundial com a Seleção Brasileira em 1994, Helen Luz se mostrou muito contente em fazer parte de uma partida tão especial e ainda deixou um recado: o Dia Internacional da Mulher, é uma data é comemorativa, mas todos os dias são dias das mulheres.

“É um prazer estar com vocês. Quero agradecer ao pessoal da LNB que me fez esse convite. É bom estar do lado de fora e poder contribuir com uma visão de quem já jogou, das sensações, sentir o que os jogadores estão sentindo e as decisões que vão tomar. O dia da mulher é tão importante, mesmo achando que todos os dias são, porque a gente consegue dar conta do recado”, disse a ex-jogadora Helen Luz.

Para a repórter da Band, Luiza Oliveira, o jogo foi ainda mais marcante por se tratar de sua estreia em uma partida do NBB CAIXA. Ela ainda falou sobre a reflexão que cabe em cada um nessa data.

“É um dia muito especial, até porque é minha primeira transmissão, uma conquista para mim também. Esse dia das mulheres é o dia de celebrar as nossas conquistas e nossas lutas. E também um dia de reflexão, principalmente, para cada um entender o seu papel nesse processo. As mulheres não buscam nenhum privilégio, apenas igualdade e respeito, estamos todas juntas nessa luta”, afirmou Luiza Oliveira.

Na foto, o trio de arbitragem, trio formado só por mulheres a primeira vez que isso acontece no NBB CAIXA, a foto foi tirada durante a execução do Hino Nacional Brasileiro, as três estão lado a lado olhando para cima, provavelmente a bandeira do Brasil hasteada no ginásio do EC Pinheiros. No Dia Internacional da Mulher, o NBB tem jogo "dominado" pelas mulheres - Área Restritiva
Três mulheres apitaram um jogo do NBB CAIXA pela primeira vez na história.
Foto: João Pires/LNB

Por fim, a repórter do NBB CAIXA, Giovanna Terezzino, fez questão de agradecer a todos em nome da Liga Nacional de Basquete (LNB), principalmente às emissoras ESPN e Band, por terem liberado as profissionais para a partida; além de deixar o recado final na transmissão.

“Estou muito feliz em participar dessa transmissão ao lado de mulheres incríveis e agradeço, em nome da LNB, a Band e Espn por cederem grandes profissionais para fazer parte disso. A gente só quer igualdade e respeito, mais nada”, disse Giovanna Terezzino.

Essa foi a 2ª transmissão formada exclusivamente por mulheres no NBB CAIXA. No Dia Internacional da Mulher de 2019, a partida entre Botafogo x Brasília contou com a narração de Luciana Mariano, comentários de Giovanna Terezzino e reportagens de Luana Trindade e Carolina Pattat.

Na foto, todas as mesarias que trabalharam na partida do NBB CAIXA, que aconteceu no EC Pinheiros, as profissionais estão usandouma camiseta preta da Nike com o nome Nike, o swoosh e o logo do NBB logo abaixo do Swoosh, alinhado a direita. No Dia Internacional da Mulher, o NBB tem jogo "dominado" pelas mulheres - Área Restritiva
As funções das mesas de estatísticas foram feitas apenas por mulheres.
Foto: João Pires/LNB

Mas vale ressaltar que apenas a transmissão da partida foi realizada por mulheres, diferentemente da atual edição, que inovou com a arbitragem inédita e a mesa de estatísticas apenas com presenças femininas, além da transmissão no Facebook do NBB CAIXA.

No duelo em quadra, Pinheiros foi superior e voltou a vencer no campeonato

Dentro das quatro linhas a partida foi equilibrada até o fim. Jogando em casa, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), o Pinheiros conseguiu frear a reação do Pato no segundo tempo e venceu por 87 a 83.

Vindo de duas derrotas consecutivas, o time da capital paulista se recuperou e alcançou sua 14ª vitória no NBB CAIXA 2019/2020. O resultado deixou a equipe na sexta colocação, com campanha de 14 vitórias e 11 derrotas (56% de aproveitamento). Do outro lado, o Pato Basquete segue na última colocação, com quatro vitórias e 21 derrotas (16% de aproveitamento).

Os destaques ficaram por conta do armador norte-americano Corderro Bennett, com 20 pontos, cinco assistências e três rebotes, e do pivô Caio Torres, com 14 pontos e seis rebotes. Pelo Pato, o ala Isaac Thornton foi o cestinha com 23 pontos, seguido por Gustavo Basílio, com 21.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos e VivaGol e o apoio da Pátria Amada Brasil – Governo Federal.

Não deixem de acompanhar o Área Restritiva nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube.

Acompanhem também os textos diários aqui no site, além da nossa sessão dedicada só ao Novo Basquete Brasil, além é claro de ficarem por dentro do que está acontecendo no Área em nossas redes sociais, marcamos presença no Facebook, Instagram e no Twitter.

SOBRE O AUTOR Perfil destinado para publicações e reflexões colaborativas dos colunistas do Área Restritiva em conjunto com as assessorias de imprensa. CONHECER TODO TIME
RESENHE COM A GENTE AÍ!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

 
 
VOLTAR AO TOPO
%d blogueiros gostam disto: