De dentro para fora do Jogo, uma visão diferente de quem de alguma forma viveu O Basquete.

O basquete 3×3 vai estrear no calendário dos Campeonatos Brasileiros Interclubes de Base nesta quinta-feira, no Recife, na primeira etapa dos CBI’s sub-14, sub-17 e sub-23. Antes da bola subir, porém, nesta quarta-feira foi dia de fazer história com a primeira clínica de arbitragem, para mesários e oficiais de quadra, com realização da Confederação Brasileira de Basketball. Com participantes da região Nordeste (Paraíba, Alagoas e Sergipe), foi hora de passar orientações detalhadas sobre a regra do jogo e informações preciosas para as federações que abraçaram de vez o basquete 3×3. Na quinta-feira, ainda acontece a clínica técnica para treinadores.  CONFIRA A TABELA COMPLETA DO TORNEIO.

A disputa acontece entre os dias 5 e 8 de março, em Recife, no Ginásio do Sport Recife, com coordenação da CBB e realização do Nosso Clube e do Instituto Vitaliza. O calendário também terá disputas femininas em outras etapas e datas.

– Fizemos história nesta quarta-feira. É o pontapé inicial do basquete 3×3 no CBI, com a participação de clubes de todo o país e principalmente muitos de fora do eixo Rio-SP. É a primeira competição envolvendo o Comitê Brasileiro de Clubes e a CBB. Estou surpreso com a quantidade de clubes nesta primeira etapa e esperamos que seja um sucesso. Esse é o caminho para que o basquete 3×3 possa ser sustentável, revelar talentos e no futuro abastecer as seleções brasileiras – disse Francisco de Oliveira, gerente do 3×3 na CBB.

O número de campeonatos reforça a parceria entre o Comitê Brasileiro de Clubes e a Confederação Brasileira de Basketball e a expectativa, entre o 3×3 e o 5×5, é que mais de 3 mil jovens e 100 clubes joguem 26 torneios até dezembro. A CBB entra com toda a parte de layout das quadras, estrutura de tecnologia, softwares de estatísticas e súmulas eletrônicas, arbitragem e treinamento de árbitros, capacitação dos profissionais dos clubes, entre outras questões de logística. Também é responsável por divulgação e toda parte técnica dos campeonatos, desde congressos técnicos, boletim de informação e montagem de tabela.

– Essa semana o 3×3 está dando um grande passo com o primeiro Campeonato Brasileiro Interclubes. É muito importante para a modalidade e também é importante que as federações entendam que o basquete 3×3 é diferente do tradicional, são duas modalidades diferentes, e a Federação Pernambucana de Basketball já aderiu ao 3×3 criando o seu departamento. Nesta clínica de arbitragem, Sergipe e Paraíba também mandaram oficiais. A conscientização das federações é importante para que possamos agir em prol da modalidade – disse Fernanda Sá, coordenadora de arbitragem 3×3 da CBB.

Agenda CBI – Recife

5/3 – quinta-feira
9h no hotel – Clínica Técnica Treinadores
11h no hotel – Congresso Técnico
14h30 – Check in das equipes no ginásio
15h – Abertura oficial e Desfile
16h20 – Início dos jogos até as 19h30

6/3 sexta-feira
16h – Jogos até as 19h

7/3 sábado
8h – Jogos até o meio-dia

Campeonato Brasileiro Interclubes de Basquete 3×3 – Equipes:

SUB 14
AEST-ES
ASBAVI-RO
AEROCLUBE-RN
SPORT CLUB-PE
NOSSO CLUBE ANSEF-PE
CF CSN Volta Redonda-RJ

SUB 17
AEST-ES
ASBAVI-RO
CLUBE NÁUTICO-PE
SPORT CLUB-PE
NOSSO CLUBE ANSEF-PE
LPBE/BASQUETE PARAÍBA-PB
CF CSN Volta Redonda-RJ
AEROCLUBE-RN

SUB 23
SPORT CLUB-PE
UMJ/FAT-AL
NOSSO CLUBE ANSEF-PE
Rubro Negro Sport-PE
FAT/UMJ-AL
Náutico AADB-PE
Alvirubro AADB-PE

Não deixem de acompanhar o Área Restritiva nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube.

Fiquem de olho no site, textos diários e sempre atualizações sobre o que está acontecendo na semana da NBA, quer saber mais sobre o Mercado da Bola, não deixem de acompanhar nossa coluna sobre as negociações e sobre a temporada da NBA aqui. Acompanhem também o que acontece no Área Restritiva, no Facebook, Instagram e no Twitter.
SOBRE O AUTOR Perfil destinado para publicações e reflexões colaborativas dos colunistas do Área Restritiva em conjunto com as assessorias de imprensa. CONHECER TODO TIME
RESENHE COM A GENTE AÍ!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

 
 
VOLTAR AO TOPO
%d blogueiros gostam disto: