Hoje vai começar o Corneta NBB, um programa de quiz via internet organizado pela Liga Nacional de Basquete, a entidade responsável pelo Novo Basquete Brasil e outras competições nacionais e o Área foi convidado a participar do Game, sendo representado por esse que vos escreve.

O jogo conta com alguns influenciadores convidados pela liga que irão se enfrentar ao melhor estilo show do milhão em uma peleja mediada pelo Rodrigo Lazarini, lembrando que todos estarão em suas residências, respeitando todas as orientações de confinamento.

Os oito influenciadores são divididos em chaveamento olímpico, se dividindo em quartas de final, semifinal e final, conforma explicado aqui, as quartas de final, acontecem hoje as 19hrs no Canal no YouTube do NBB, assim como no Facebook da liga.

Relembrando a história do NBB

O NBB caixa 2019/20 é a décima segunda edição da competição nacional, o Área Restritiva acompanha o NBB desde a fundação do site em 2011, ou seja, desde o NBB 4.

O NBB foi fundado em 2008, a primeira partida foi entre duas equipes que não existem mais no NBB Vila Velha (ES) e Araraquara (SP) e o primeiro campeão foi o Flamengo, que inclusive venceu o seu primeiro confronto na competição, pela diferença de 1 ponto, 89 à 90, contra o Pinheiros no ginásio Henrique Villaboim, casa do Pinheiros e local do lançamento da primeira edição do NBB.

Os maiores campeões do Novo Basquete Brasil, são Flamengo com 6 (2009, 2013, 2014, 2015, 2016, 2019) e Brasília com 3 (2010, 2011 e 2012), além das duas equipes multicampeãs, Bauru (2017) e Paulistano (2018) tem um título do NBB cada.

Em 2011, foi criada a Liga de Desenvolvimento de Basquete, a categoria de Base do NBB um torneio que tem uma idade limite (que já mudou algumas vezes por contra dos contratos com o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Clubes), aqui os títulos são divididos entre mais equipes, o Pinheiros é o grande campeão da LDB com três títulos (2015, 2018 e 2019), o Flamengo tem dois títulos (2011 e 2013) Bauru (2012), Basquete Cearense (2014), Franca (2016) e Paulistano (2017), todas essas equipes tem um título cada.

Rio Claro foi a primeira equipe a disputar a ganhar a Liga Ouro, depois dela o Caxias, Botafogo e o Corinthians também disputaram a competição que começou em 2013 e teve sua ultima edição em 2018, a competição não existe mais.

No site da Liga Nacional de Basquete existe uma linha do tempo com algumas informações sobre o NBB, você também pode ler sobre o NBB, na nossa coluna especializada na competição nacional, clicando aqui.

Recordes do Novo Basquete Brasil

Precisamos falar dos recordes do NBB também, certo?! Afinal se tem competição, existem os acúmulos de índices estatísticos.

O recorde de pontos em uma única são do Marcelinho Machado, que fez 63 pontos na vitória do Flamengo sobre o São José Basketball, na temporada 2009/10 do NBB, o resultado do jogo foi 101 à 89, Marcelinho também detêm o recorde de jogador mais eficiente do NBB, conquistado na mesma partida com 60 pontos de eficiência.

O recorde de rebotes do NBB, em uma única partida é do Leozão, de quando ele defendia o Basquete Cearense, em uma única partida ele pegou 24 rebotes na temporada 2017/18, até então o recorde era do Shilton com 21 rebotes, uma marca conquistada no NBB 1.

Fulvio é o maior Garçom da história em uma única partida, o Magic Fulvio entregou 21 assistências quando defendia o São José Basketball no NBB 2011/12.

O líder de tocos da história é o pivô Morro que jogou no EC Pinheiros, com 8 tocos em uma única partida.

Na foto o troféu de campeão do NBB em primeiro plano e os jogadores atrás em segundo plano. Corneta NBB: Vamos estudar a história do Basquete
Foto: Gazeta Press

Quantas equipes participaram da história do NBB

Ao longo da história do NBB, a competição já passou por 15 estados diferentes, o que é um grande marco, apesar dos problemas estruturais e financeiros que os clubes enfrentaram ao decorrer dos anos de NBB, 15 estados diferentes é um número considerável.

Isso leva em conta também todas as competições que já foram organizadas sob o guarda-chuva da Liga Nacional de Basquete, totalizando 80 equipes.

O Locomotiva Esportiva fez um levantamento e marcou os locais em um mapa interativo, com as informações das temporadas e campanhas, levando em consideração até mesmo as equipes que disputaram a Liga de Basquete Feminino, nos dois anos em que as competições estavam sob a tutela da LNB.

Você pode acessar o texto aqui.

Os fãs podem participar do Corneta NBB

Uma das propostas do Game Show do NBB, é a interação com os fãs do Basquete e nada mais justo do que abrir a possibilidade de participação dos fãs durante a apresentação do programa, também pontuando e disputando com outras pessoas.

Então nada mais justo do que socializar aqui os estudos sobre o Novo Basquete Brasil e esperar o empenho de vocês, tanto na torcida quanto nas respostas no Corneta NBB, as quartas de final vão ao ar hoje, as 19hrs.

Amanhã para as semifinais e finais, nós vamos voltar aqui com os dados dos recordes totais do NBB e os campeões dos prêmios de melhores do ano, não preciso nem falar que o Alex ‘Brabo’ Garcia é o melhor defensor da história da competição, mas será que ele venceu todos os títulos?

Você também pode ler mais sobre o Basquete Brasileiro acessando a nossa coluna sobre o que acontece no Brasil.

Na imagem o logo de divulgação do jogo interativo da Liga Nacional de Basquete o Corneta NBB apresentado pela VIVAGOL, o logo é uma bola de Basquete com duas vuvuzelas/cornetas cruzadas passando por trás da bola, o logo é todo roxo com os contornos da bola e das cornetas em branco. Vivagol apresenta Corneta NBB - Área Restritiva | Corneta NBB: Vamos estudar a história do Basquete - Área Restritiva
Vivagol apresenta Corneta NBB e o Área Restritiva, estará presente no Programa Interativo da Liga Nacional de Basquete.
Imagem: Divulgação/LNB

O link para acessar o programa no canal do YouTube do NBB é esse aqui.

O Área Restritiva está no YouTube, conheça o nosso canal. Vídeos três vezes por semana.

Fiquem por dentro do que está acontecendo no Área em nossas redes sociais, marcamos presença no FacebookInstagram e no Twitter.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.