A seleção brasileira Sub-18, encerrou o sua trilha para o pódio da Copa América, algumas pessoas não acreditavam no trabalho apresentado pelos jovens atletas, eles chegaram pelo segundo ano consecutivo, pena que novamente conquistaram a medalha de prata e mais uma vez uma derrota na final para a seleção dos Estados Unidos.

A seleção brasileira masculina sub-18, encerrou a campanha ontem dia 20 de junho ma Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso-MG, a campanha foi questionada por quem não conhece, memorável para quem acompanhou.

A “única coisa” ruim foi a derrota nas finais para os americanos, feito que aconteceu também em 2010, cerca de 3 mil pessoas acompanharam a partida.

Que foi o resultado de um trabalho que pode de agora em diante, trazer novas estrelas para o basquetebol brasileiro, como é o caso de uma realidade muito próxima, a do Lucas Dias, tido como maior promessa brasileira.

O Território LNB, diz o seguinte me matéria feita sobre o atleta “É dono de uma clareza na escolha de jogadas que chega a assustar, parece dotado da experiência de um veterano, mesmo ainda nem tendo chegado à maioridade.”.

Se alguém aqui descordar de que chegar em duas finais consecutivas é ruim, acho que a pessoa não está preparada para essa discussão. Sem contar a medalha de bronze conquistada, também em San Antonio, porém dessa vez em 2006.

Podemos afirmar que os trabalhos de base da seleção brasileira estão funcionando dentro de um planejamento a longo prazo?!

Podemos dizer que estamos no caminho certo?!

O selecionado brasileiro está em um processo de amadurecimento e isso é fato, estamos falando de uma seleção Sub-18, não podemos dizer que está tudo bem, porque é tudo parte de um processo, tem que ser dessa forma, muita coisa tenha que mudar e melhorar.

Até porque a vitória da seleção dos Estados Unidos e a campanha invicta mostra o quanto estamos atrás, mas mesmo assim acho que os profissionais de basquetebol já estão se conscientizando, sobre o trabalho que deve ser feito.

Agora basta identificar os problemas e tentar encontrar solução da melhor maneira possível.

Também acredito que a solução não venha só da iniciativa da CBB e dos clubes, mas através dos modelos de educação física seguidos nas escolas e instituições que tem trabalhos de iniciação esportiva, não focada na formação de atletas, mas que muitas vezes também não levam a lugar nenhum.

Mas vamos aos objetivos desse texto

O primeiro deles é dar os parabéns para todos os profissionais envolvidos na conquista da medalha da prata na Copa América sub-18
Que nos deram assim como para os americanos, argentinos e canadenses a vaga para o mundial da FIBA de 2013, que será realizado na República Tcheca.

Além dos parabéns também expor os resultados obtidos que não foram mostrados por quase nenhum veículo de mídia.
Seleção Brasileira Masculina Sub-18

-Armadores

Arthur Pecos Fernandes Da Silva
Lucas Marciel Rosa Faria
Wilson Carneiro De Lima Junior
Deryk Evandro Ramos

-Alas

Guilherme Martins Verardo
Danilo Fuzaro Siqueira
Enrico Bueno Da Silveira Leite
Antônio Elpidio Ferreira Junior

-Pivôs

Lucas Dias Silva
Mateus Henrique Pereira
Leonardo Demétrio
Eduardo Campos Sommer

-Comissão Técnica
Diretor: Vanderlei Mazzuchini Junior
Administrador: Cláudio Mortari Junior
Técnico: Demétrius Conrado Ferracciú
Assist. Téc.: André Germano Vieira da Silva, Jeferson Louis Teixeira e Athos Calderaro
Técnicos Convidados: Tiago Bastos Fernandes e Carlos Antonio Silva
Preparadores Físicos: João Henrique Gomes e Leandro Vecchi
Médico: Bruno Cardoso Barbosa
Fisioterapeutas: Daniel Hideki Kan e Alexandre Leite
Fisiologistas: Rafael Júlio de Freitas Guina Fachina
Nutricionista: Gislaine Bueno

O segundo motivo já foi exposto, que é a conscientização do trabalho que está sendo e o que deve ser feito, devemos ter noção do momento do basquetebol nacional e do que temos mais para frente. Sem falar que a Copa América foi disputada aqui no Brasil depois de duas edições seguidas nos Estados Unidos.

Parabéns a todos envolvidos em mais uma conquista do basquetebol nacional.

Quem quiser conferir a matéria feita pela CBB sobre o jogo contra os Estados Unidos.
Só dar uma olhadinha nessa matéria: Brasil é Prata na Copa América Sub-18 Masculina.

Saiba mais sobre as seleções brasileiras, separamos um conteúdo só para você.

As campanhas nas ultimas duas edições são essas:

6ª COPA AMÉRICA SUB-18 MASCULINA
Local: San Antonio – Estados Unidos
Data: 26 a 30 de junho de 2010

Delegação Brasileira
Lucas Nogueira “Bebê”, Arthur Casimiro, Cristiano Felicio, Gabriel Aguirre, Bruno Irigoyen, Olintho Silva “Dida”, Durval Cunha, Felipe Taddei, Felipe Vezaro, Raul Togni Neto, Davi Rosseto de Oliveira, Ícaro Parisotto. Técnico: Walter Roese

Campanha Brasil
Brasil 78 x 53 Porto Rico
Brasil 71 x 64 Uruguai
Brasil 83 x 78 Canadá
Brasil 70 x 56 Argentina
Brasil 78 x 81 Estados Unidos

Classificação final
1º Estados Unidos; 2° Brasil; 3° Canadá; 4° Argentina; 5° Uruguai; 6° Porto Rico; 7° Ilhas Virgens; 8° México

Observação
Se classificaram para o Campeonato Mundial Sub-19, na Letônia, em 2011, os quatro primeiros lugares (Estados Unidos, Brasil, Canadá e Argentina).


5ª COPA AMÉRICA SUB-18 MASCULINA
Local: San Antonio
Data: 28 de junho a 2 de julho de 2006

Delegação do Brasil
André Felipe Aidar de Almeida (6pts), Bruno José Macedo Ferreira (19), José Aníbal Arantes Limonta Silva “Zezinho” (9), José Roberto Nardi Duarte “Betinho” (60), Marcel Campos (28), Marcellus Sarmento Câmara (3), Paulo Sérgio Prestes “Paulão” (83), Rafael Ferreira de Souza (24), Renan Michel Leichtweis (12), Rodrigo Andrade de Souza (3), Romário Junior de Oliveira Souza (3) e Thomaz de Moura Melazzo (33). Técnico: José Alves dos Santos Neto.

Campanha do Brasil
Brasil 71 x 66 Uruguai
Brasil 66 x 90 Estados Unidos
Brasil 73 x 90 Argentina
Brasil 79 x 70 Canadá

Classificação final
1º- Estados Unidos; 2º- Argentina; 3º- Brasil; 4º- Canadá; 5º- Porto Rico; 6º- Uruguai; 7º- Bahamas.
(Informações tiradas do Site da CBB)

O Área Restritiva está no YouTube, conheça o nosso canal. Vídeos três vezes por semana.

Fiquem por dentro do que está acontecendo no Área em nossas redes sociais, marcamos presença no FacebookInstagram e no Twitter.