Na imagem, O logo do Basquete sem Fronteiras, "basketball Without Borders e o Logo da FIBA, as imagens estão sobrepostas em um fundo branco. Conheçam os técnicos do NBA Basquetebol sem Fronteiras - Área Restritiva
Imagem: Divulgação NBA

A National Basketball Association (NBA) e a Federação Internacional de Basquete (FIBA) anunciaram nesta sexta-feira, dia 7, a relação de 64 meninos e meninas de 34 países e regiões que viajarão até Chicago para a sexta edição anual do camp global Basketball Without Borders (‘Basquete Sem Fronteiras’), que será realizado entre os dias 14 e 16 de fevereiro, no Quest Multisport, como parte do NBA All-Star 2020.

Pascal Siakam, NBA All-Star 2020 (Toronto Raptors / Camarões – BWB África 2012), Deandre Ayton, Primeiro Time de Calouros da NBA 2018-2019 (Phoenix Suns / Bahamas – BWB Global 2016), Davis Bertāns (Washington Wizards / Letônia), Tacko Fall (Boston Celtics / Senegal) e Lauri Markkanen, Primeiro Time de Calouros da NBA 2017-2018 (Chicago Bulls / Finlândia – BWB Europa 2014, BWB Global 2015) serão os técnicos dos prospectos (até 16 anos) de África, Américas, Ásia e Europa. Trechos do acampamento serão transmitidos ao vivo nos perfis oficiais do Facebook da NBA (Facebook.com/NBA) e FIBA (Facebook.com/FIBA).

Siakam, Ayton, Bertāns, Fall e Markkanen estarão ao lado da ex-jogadoras da NBA Ashley Battle, Michele Van Gorp e Ebony Hoffman, assim como alguns atletas que vão participar do NBA All-Star 2020. Karen Stack Umlauf, assistente técnico do Chicago Bulls, Vin Baker e Josh Longstaff, assistentes técnicos do Milwaukee Bucks, e John Azzinaro, diretor de desenvolvimento de atletas do Chicago Sky, também serão treinadores no BWB global.

Dentro do recorde de 30 ex-campistas do ‘Basquete Sem Fronteiras’ na noite de abertura da temporada 2019-2020 da NBA (ativos e inativos), 14 deles participaram do ‘BWB Global camp’, incluindo Ayton, RJ Barrett, escolha 3 do NBA Draft 2019 (New York Knicks / Canadá – BWB Global 2017), Rui Hachimura, número 9 do NBA Draft 2019 (Washington Wizards / Japão – BWB Global 2016), Shai Gilgeous-Alexander, Segundo Time de Calouros da NBA 2018-2019 (Oklahoma City Thunder / Canadá – BWB Global 2016) e Jamal Murray, Segundo Time de Calouros da NBA 2016-2017 (Denver Nuggets / Canadá – BWB Global 2015).

Patrick Hunt (presidente da Associação Mundial de Técnicos de Basquete / Austrália), Gerrson Rosas (Minnesota Timberwolves – presidente de Operações de Basquete / Colômbia), Marin Sedlacek (scout international do Philadelphia 76ers / Sérvia) e Masai Ujiri (presidente do Toronto Raptors / Nigéria) serão os diretores do camp. Matt Comer, chefe da preparação física do Windy City Bulls, será o preparador físico do acampamento.

Jogadores e técnicos vão comandar uma série de atividades dentro e fora das quadras, incluindo treinamentos específicos para o aprimoramento de movimentos, desenvolvimento de habilidades, arremessos e competições como 5 contra 5, além de seminários diários focados em conceitos de vida como saúde, liderança e comunicação. Um menino e uma menina serão eleitos ‘Melhores Jogadores’ do BWB após três dias de camp.

O acampamento vai contar com dez prospectos das Academias NBA, centros de treinamentos de basquete de elite da liga localizados fora dos Estados Unidos, onde treinam jovens homens e mulheres, e cinco prospectos das academias NBA do programa feminino. Desde outubro de 2016, os núcleos NBA Academies foram inaugurados em Canberra (Austrália), Jinan, Urumqi e Zhuji (China), Cidade do México (México), Nova Délhi (Índia) e Saly (Senegal). Dez prospectos das academias NBA já possuem acordos com equipes da Divisão 1 da NCAA.

O camp será chancelado é chancelado pelos representantes do Programa de Desenvolvimento da Arbitragem da NBA, que oferece aos jovens profissionais e aos ex-atletas a oportunidade de adquirir conhecimento e habilidades para que possam seguir carreira como árbitros na NBA, WNBA ou NBA G-League.

Os participantes vão assistir aos eventos do NBA All-Star 2020, como o State Farm NBA All-Star Saturday Night e o 69º NBA All-Star Game, no United Center. Nike, parceira do BWB global desde 2002, será a fornecedora de material esportivo e calçados para campistas e técnicos.

O BWB, programa de desenvolvimento de basquete e comunidade da liga, promovido por NBA e FIBA, já reuniu mais de 3,6 mil participantes de 133 países e territórios desde 2001, com mais de 69 campistas tendo sido draftados pela NBA ou assinado contratos como agentes livres. NBA e FIBA já organizaram 61 camps do BWB em 38 cidades de 30 países em seis continentes. Mais de 310 jogadores e ex-jogadores da NBA, WNBA e FIBA participaram ao lado de mais de 240 profissionais da NBA das 30 equipes, apoiando o BWB ao redor do mundo.

Siga o camp usando a hashtag #BWBGlobal no Facebook, Twitter e Instagram. Encontre mais informações sobre NBA Academies em nbaacademy.nba.com e no Instagram (nbaacademy)

Na imagem, o Logo da NBA ao lado o nome em inglês do evento "Basketball Without Borders" ao lado o Logo da FIBA, complementando o Logo do NBA All-Star Weekend em Chicago - 2020. Conheçam os técnicos do NBA Basquetebol sem Fronteiras - Área Restritiva
Sexta edição do ‘Basquete Sem Fronteiras’ Global camp será em Chicago.
Imagem: Divulgação NBA.

Abaixo a lista completa de participantes do BWB Global 2020 (sujeito à alterações).

PARTICIPANTES / FEMININO
Jade Melbourne – Austrália
Olivia Pollerd – Austrália
Maggie Besselink – Canadá
Merissah Russell* – Canadá
Naylee Cortes Espitia* – Colômbia
Daniela Viveros Gonzalez* – Colômbia
Alberte Rimdal – Dinamarca
Yara Osama Hussein* – Egito
Ana Gret Asi – Estônia
Janette Aarnio – Finlândia
Aminata Gueye – França
Serena Kessler – França
Siya Deodhar* – Índia
Harsimran Kaur* – Índia
Maho Hayashi – Japão
Abril Reyes* – México
Jazzmyne Kailahi-Fulu – Nova Zelândia
Chizaram Victory Fredricks* – Nigéria
Charlotte Carvalho* – Senegal
Aminata Tal* – Senegal
Mama Dembele Traore – Espanha
Paula Fraile Ruiz – Espanha
Camila Kirschembaum – Uruguai
Florencia Niski – Uruguai

PARTICIPANTES / MASCULINO
Sadraque Nganga – Angola
Juan Fernandez – Argentina
Biwali Bayles – Austrália
Joshua Giddey* – Austrália
Blake Jones* – Austrália
Tamuri Wigness* – Austrália
Augusto Cruz de Oliveira Cássia* – BRAZIL
Charles Bediako – Canadá
Bennedict Mathurin* – Canadá
Josh Primo – Canadá
Olivier-Maxence Prosper* – Canadá
Jerry Ngopot* – República Central da África
Felipe Inyaco – Chile
Yongxi Cui* – China
Honglin Qu* – China
Leo Menalo – Croácia
Ivan Perasovic – Croácia
Jonathan Kuminga – República Democrática do Congo
Jean Montero – República Dominicana
Mohab Yasser Abdelaty Abdalatib* – Egito
Juhann Begarin – França
Moussa Diabate – França
Alex Tchikou – França
Ariel Hukporti – Alemanha
Luc Van Slooten – Alemanha
Moussa Cisse – Guiné
Amaan Sandhu* – Índia
Augustas Marciulionis – Lituânia
Adama Sanogo – Mali
Esteban Roacho* – México
Yannick Kraag – Holanda
Taine Murray – Nova Zelândia
Oluwatobi Samuel Ariyibi* – Nigéria
Kai Sotto – Filipinas
Rafael Pinzon – Porto Rico
Babacar Faye* – Senegal
Cheikh Sow – Senegal
Pape Ablaye Sow – Senegal
Stefan Todorovic – Sérvia
Junseok Yeo* – Coréia do Sul

* Prospectos Academias NBA

Não deixem de acompanhar o Área Restritiva nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube.

Não deixem de acompanhar os textos diários aqui no site, tudo o que acontece na NBA, além é claro de ficarem por dentro do que está acontecendo no Área em nossas redes sociais, marcamos presença no Facebook, Instagram e no Twitter.