De dentro para fora do Jogo, uma visão diferente de quem de alguma forma viveu O Basquete.
A bola vai subir para o Campeonato Brasileiro masculino. No dia 15 de março, em Brasília, Cerrado-DF e Basquete Anapolino-GO se enfrentam no Ginásio da Iesplan, na abertura do torneio organizado pela Confederação Brasileira de Basketball. O Brasileirão vai contar com 14 equipes, divididas em dois grupos, com jogos de turno e returno, seguidos do mata-mata até o Final Four entre os dias 10 e 11 de julho.

Em parceria com a TVN Sports, o Brasileirão terá um jogo transmitido por rodada na TV CBB, além de todo o playoff, somando 30 partidas ao vivo, aumentando o número de jogos com transmissão com relação a última temporada. Ao todo, o torneio terá 100 jogos,  com cada equipe fazendo pelo menos 12 partidas com a participação na primeira fase.

Durante a transmissão da rodada, o Twitter da CBB fará a transmissão em Tempo Real, com vídeos curtos dos melhores lances, além dos Melhores Momentos dos duelos. Esses vídeos também estarão em ações no Youtube, Facebook e IGTV.

Participam do Brasileirão: Basquete Blumenau-SC
Brusque/FME/Aradefe/Trimania-SC, São José dos Pinhais-PR, NBPG/CCR Rodo Norte/UNISECAL Ponta Grossa-PR, Cerrado Basquete-DF, Basquete Anapolino-GO, Basket Osasco-SP, Basquete Joinville-SC, Black Star Joinville-SC, Viptech Campo Mourão Basquete-PR, ADRM/Maringá-PR, Praia Clube/Colégio Gabarito-MG, Esporte Clube Pinheiros-SP
e LSB/FLEX/PMS-SP.

  • É nossa segunda edição. A primeira foi muito boa. A segunda, é um ano para concretizar o campeonato. No primeiro, vimos como o campeonato aconteceria, repercussão. Agora queremos torná-lo um produto. Que seja um sucesso como foi o primeiro. Com ginásio cheio. A ideia é que o campeonato revele valores, apostando em um torneio com campo de trabalho para técnicos, dirigentes, jogadores. Esperamos isso. Que no futuro tenha 40 times ou seja criada mais uma divisão, como acontece no mundo inteiro – explicou Eli Toscano, diretor do Brasileirão.

Campeonato Brasileiro – Fórmula de disputa

Na primeira fase, as equipes se enfrentam dentro de suas conferências, em turno e returno. Os dois melhores de cada avançam direto para as quartas de final. As demais equipes (terceiro, quarto, quinto e sexto) realizam duelo único de mata-mata, na casa do clube de melhor campanha, cruzando as conferências, definindo mais quatro classificados.

As quartas de final serão disputadas em melhor de três jogos, sendo que os primeiros colocados enfrentam o vencedor do duelo entre o 4º x 5º. Os segundos colocados pegam o adversário que vencer o jogo entre 3º x 6º. Por fim, o campeão brasileiro será definido em Final Four entre os quatro semifinalistas.

O campeão do Brasileirão, divisão de acesso, tem o direito de pleitear uma vaga na Liga Nacional de Basquete na temporada seguinte. Caso o Pinheiros conquiste a taça, o segundo colocado tem o direito de pleitear um lugar no torneio.

Campeonato Brasileiro presta homenagens

As conferências verde e amarela irão homenagear ex-atletas da seleção brasileira. A Conferência Verde receberá o nome de Hélio Rubens Garcia, três vezes medalhista em Mundiais pelo Brasil como jogador, e um dos grandes técnicos da história do basquete do país, sendo campeão do Pan de 1999 em Winnipeg. Já a Conferência Amarela terá o nome do ex-pivô Gerson Victalino, atleta que mais vezes usou a camisa da seleção brasileira, atuando em dois Mundiais e três Jogos Pan-Americanos, sendo campeão em 1987 diante dos Estados Unidos.

Além dos dois ídolos, o eterno Wlamir Marques, bicampeão mundial com o Brasil e duas vezes medalha de bronze em Olimpíada, dará nome ao troféu do melhor jogador em quadra, que será premiado a cada partida do Brasileirão, em parceria com a Nova Siciliano.

Com 30 jogos transmitidos, Brasileirão masculino começa em 15
Imagem: Divulgação/CBB

CONFIRA AS TRÊS PRIMEIRAS RODADAS

Conferência Hélio Rubens Garcia – Verde

Basquete Blumenau-SC
Brusque/FME/Aradefe/Trimania-SC
São José dos Pinhais-PR
NBPG/CCR Rodo Norte/UNISECAL Ponta Grossa-PR
Cerrado Basquete-DF
Basquete Anapolino-GO
Basket Osasco-SP

Primeira semana
15/03 – Domingo – 18h – Cerrado Basquete x Basquete Anapolino (Transmissão TVN)
19/03 – Quinta – 20h – Basket Osasco x Cerrado Basquete
20/03 – Sexta – 20h – São José dos Pinhais x Basquete Blumenau
20/03 – Sexta – 20h – Ponta Grossa x Brusque

Segunda semana
21/03 – Sábado – 17h – Basket Osasco x Basquete Anapolino
22/03 – Domingo – 11h – São José dos Pinhais x Brusque
22/03 – Domingo – 11h – Ponta Grossa x Basquete Blumenau

Terceira semana
02/04 – Quinta – 20h – Brusque x Basket Osasco (Transmissão TVN)
03/04 – Sexta – 20h – Cerrado Basquete x São José dos Pinhais
03/04 – Sexta – 20h – Basquete Anapolino x Ponta Grossa

Conferência Gerson Victalino – Amarela

Basquete Joinville-SC
Black Star Joinville-SC
Viptech Campo Mourão Basquete-PR
ADRM/Maringá-PR
Praia Clube/Colégio Gabarito-MG
Esporte Clube Pinheiros-SP
LSB/FLEX/PMS-SP

Primeira semana
18/03 – Quarta – 20h – Praia Clube x Pinheiros
20/03 – Sexta – 20h – Basquete Joinville x Campo Mourão
20/03 – Sexta – 20h – Black Star Basquete x Maringá

Segunda semana
22/03 – Domingo – 11h – Basquete Joinville x Maringá
22/03 – Domingo – 11h – Black Star Basquete x Campo Mourão
22/03 – Domingo – 11h – Praia Clube x Liga Sorocabana (Transmissão TVN)

Terceira semana
03/04 – Sexta – 20h – Pinheiros x Basquete Joinville
03/04 – Sexta – 20h – Liga Sorocabana x Black Star Basquete
03/04 – Sexta – 20h – Campo Mourão x Praia Clube

SOBRE O AUTOR Perfil destinado para publicações e reflexões colaborativas dos colunistas do Área Restritiva em conjunto com as assessorias de imprensa. CONHECER TODO TIME
RESENHE COM A GENTE AÍ!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

 
 
VOLTAR AO TOPO
%d blogueiros gostam disto: