De dentro para fora do Jogo, uma visão diferente de quem de alguma forma viveu O Basquete.

O Campeonato Brasileiro adulto de basquete começa no próximo dia 15 de março, com o duelo entre Basquete Anapolino e Cerrado Basquete. E o torneio de acesso à elite ganhou neste ano três novidades nostálgicas para o fã da bola laranja. As Conferências Verde e Amarelo terão os nomes de Hélio Rubens Garcia e Gerson Victalino. E o troféu de melhor jogador em quadra receberá o Troféu Wlamir Marques. Nesta semana, a Confederação Brasileira de Basketball lançou os selos oficiais das ações, com o rosto dos homenageados, numa ação de valorização da história do basquete brasileiro.

Gerson foi o jogador que mais vezes vestiu a camisa da seleção brasileira adulta. E foi campeão dos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis, em 1987. Já Hélio Rubens Garcia foi por três vezes medalhista em Mundiais com o Brasil (1967, 1970 e 1978). Além disso, foi técnico da seleção brasileira em 96 partidas (64 vitórias e 32 derrotas) em 12 competições oficiais, sendo campeão dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg 1999. Wlamir Marques, por sua vez, foi bicampeão mundial em 1959 e 1963 pela seleção brasileira, além de ser dono de duas medalhas olímpicas. É considerado por muitos um dos maiores atletas da história do país.

– Valorizar os nossos ídolos, em vida, é uma obrigação do basquete brasileiro. Gerson vestia a camisa do Brasil com uma paixão que poucos tiveram. Se entregava em quadra. Hélio Rubens, dono de três medalhas em Mundiais com o Brasil, era um grande jogador e depois foi um excelente técnico. E Wlamir Marques dispensa apresentações, sendo um dos melhores da nossa história. Batizar as conferências do Campeonato Brasileiro e o troféu de melhor em quadra com seus nomes é uma forma de valorizar a nossa história e devolver um pouco do que eles fizeram pelo nosso país – disse o presidente da CBB, Guy Peixoto.

Brasileirão: Transmissão e Equipes

Em parceria com a TVN Sports, o Brasileirão terá um jogo transmitido por rodada na TV CBB, além de todo o playoff, somando 30 partidas ao vivo, aumentando o número de jogos com transmissão com relação a última temporada. Ao todo, o torneio terá 100 jogos, com cada equipe fazendo pelo menos 12 partidas com a participação na primeira fase.

Durante a transmissão da rodada, o Twitter da CBB fará a transmissão em Tempo Real, com vídeos curtos dos melhores lances, além dos Melhores Momentos dos duelos. Esses vídeos também estarão em ações no Youtube, Facebook e IGTV.

Participam do Brasileirão: Basquete Blumenau-SC, Brusque/FME/Aradefe/Trimania-SC, São José dos Pinhais-PR, NBPG/CCR Rodo Norte/UNISECAL Ponta Grossa-PR, Cerrado Basquete-DF, Basquete Anapolino-GO, Basket Osasco-SP, Basquete Joinville-SC, Black Star Joinville-SC, Viptech Campo Mourão Basquete-PR, ADRM/Maringá-PR, Praia Clube, Esporte Clube Pinheiros-SP e LSB/FLEX/PMS-SP.

Campeonato Brasileiro: Fórmula de disputa

Na primeira fase, as equipes se enfrentam dentro de suas conferências, em turno e returno. Os dois melhores de cada avançam direto para as quartas de final. As demais equipes (terceiro, quarto, quinto e sexto) realizam duelo único de mata-mata, na casa do clube de melhor campanha, cruzando as conferências, definindo mais quatro classificados.

As quartas de final serão disputadas em melhor de três jogos, sendo que os primeiros colocados enfrentam o vencedor do duelo entre o 4º x 5º. Os segundos colocados pegam o adversário que vencer o jogo entre 3º x 6º. Por fim, o campeão brasileiro será definido em Final Four entre os quatro semifinalistas.

O campeão do Brasileirão, divisão de acesso, tem o direito de pleitear uma vaga na Liga Nacional de Basquete na temporada seguinte para a disputa do NBB. Caso o Pinheiros conquiste a taça, o segundo colocado tem o direito de pleitear um lugar no torneio.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Não deixem de acompanhar o Área Restritiva nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube.

Não deixem de acompanhar os textos diários aqui no site, tem a nossa sessão dedicada só a notícias do Brasileirão, além é claro de ficarem por dentro do que está acontecendo no Área em nossas redes sociais, marcamos presença no Facebook, Instagram e no Twitter.

SOBRE O AUTOR Perfil destinado para publicações e reflexões colaborativas dos colunistas do Área Restritiva em conjunto com as assessorias de imprensa. CONHECER TODO TIME
RESENHE COM A GENTE AÍ!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

 
 
VOLTAR AO TOPO
%d blogueiros gostam disto: