De dentro para fora do Jogo, uma visão diferente de quem de alguma forma viveu O Basquete.
VOCÊ ESTÁ EM:
  Na foto, o então comissário da NBA David Stern falando com a imprensa antes do jogo 01 das finais da NBA em 2013, a série foi entre Miami Heat e San Antonio Spurs. Ele está usando um terno preto, com camisa azul claro e gravata rosa, a frente dele o microfone da NBA, ao fundo é possível identificar o Backdroop com o logo da NBA com o nome "the finals"ao lado. Biografia: David Stern a história mais complexa da NBA - Área Restritiva

David Stern é o nome por trás da NBA como todos conhecem hoje em dia, ele foi o comissário da NBA responsável pela globalização da liga, talvez você não reconheça o nome, mas você já viu alguém apertando a mão dele em algum momento da NBA, vamos a biografia de março aqui no Área.

Antes de começarmos, essa seria a Biografia de janeiro, por diversos motivos mas o principal foi a morte do ex-comissário da NBA, que faleceu aos 77 anos, no dia 01 de janeiro, mas quando decidimos escrever sobre Stern, Kobe Bryant também faleceu, então a Biografia de Janeiro foi de Kobe Bryant.

David Joel Stern, nasceu em 22 de setembro de 1942, advogado de formação é o comissário com a maior carreira da história dos esportes americanos, além de ser membro do Naismith Memorial Basketball Hall of Fame e do Hall da Fama da FIBA. Só daqui já da para imaginar o impacto que ele teve na NBA e no mundo dos esportes certo?

Se você não viu esse cara seja de cabelos escuros ou já grisalho, você deve ter se perdido no mundo. Os comissários da NBA são as pessoas que além dos trabalhos de bastidores, entregam as premiações e fazem os anúncios do NBA DRAFT e outros eventos, se você não sabe de quem eu estou falando, é aquele tiozinho que entrega o boné para o atleta draftado.

Na foto, o comissário da NBA David Stern, durante o NBA Draft 1984, ao seu lado estão a primeira e segunda escolha daquele DRAFT, Hakeem Olajuwon (direita) e Sam Bowie (esquerda). A foto é em preto e branco e os três estão segurando a bola da NBA, atrás deles um baner com o logo da NBA e o nome "National Basketball Association". Biografia: David Stern a história mais complexa da NBA - Área Restritiva
Na foto, o comissário da NBA David Stern, durante o NBA Draft 1984, ao seu lado estão a primeira e segunda escolha daquele DRAFT, Hakeem Olajuwon (direita) e Sam Bowie (esquerda).
Foto: Marty Lederhandler/Associated Press

Mas nem tudo são bonés, troféus e apertos de mão na vida de um comissário da NBA, Stern em seus 30 anos de entidade, sucedendo o cargo de Larry O’Brien, teve que tomar diversas decisões e muitas delas não tão simples assim, mas todas elas impactaram na liga, para transformar a NBA no monstro que é hoje.

Assim que se formou em direito, David Stern foi trabalhar em um escritório de advocacia que defendia a NBA e dai tudo mudou na vida de Stern e da liga, ele foi um dos responsáveis por selar o acordo entre Oscar Robertson e a NBA, acordo esse que era o que faltava para a junção entre a ABA e a NBA, também selando o que era a regra dos agentes livres naquele momento.

Um profissional de carreira na NBA

Em 1978 ele saiu da firma de advocacia e foi trabalhar direto na NBA, como um dos conselheiros de Larry O’Brien além de Vice Presidente Executivo de Marketing e Assuntos Legais, isso colocou o David Stern encarregado por negociar todos os contratos de TV da liga além de outros assuntos pertinentes a imagem da liga, que naquele momento não era das melhores.

Nesse momento foi criado a Salary Cap das franquias da NBA e foram estipuladas as políticas antidoping na NBA, muito por conta do uso de cocaína pelos jogadores da liga naquele período e talvez o pulso firme de Stern para algumas questões o colocaram na direção da liga, em 1984 ele se torna comissário da liga, ocupando a vaga do O’Brien.

Como comissário, Stern mostrou seu poder como um grande contador de histórias, talvez a maior prova disso veio com Larry Bird e Magic Johnson. Mas a sua era como comissário é talvez a mais complexa de todas, diversas decisões que dependendo da visão eram corretas.

Talvez a mais polêmica delas tenha sido o Dress Code, que de certa forma atingiu os jogadores negros da liga, que não podiam mais se vestir da maneira que se vestiam, um dos atletas que publicamente reclamaram da decisão e se sentiu perseguido pelo comissário foi o Allen Iverson, que em uma coletiva disse que a NBA estava tentando atingir caras como ele, que se vestiam como sempre se vestiram, que pareciam artistas de Hip Hop, anos depois a liga se torna ícone Fashion justamente pela maneira como os jogadores se vestem.

Na foto, David Stern, Magic Johnson e Jerry Buss, o dono do Los Angeles Lakers, a foto é de 1987 ano em que Magic Johnson foi eleito MVP da temporada regular 1986/87. Stern está com um terno preto, camisa branca e gravata vinho, Magic Johnson está com um terno azul marinho, com camisa branca e gravata azul, Buss está com um paletô marrom. Os três estão segurando o troféu ao centro. Biografia: David Stern a história mais complexa da NBA - Área Restritiva
Na foto, David Stern, Magic Johnson e Jerry Buss, o dono do Los Angeles Lakers, a foto é de 1987 ano em que Magic Johnson foi eleito MVP da temporada regular.
Foto: Alison Wise/Associated Press

Mas não só de polêmicas viveu David Stern, sob seu comando a NBA se globalizou, ele foi o responsável pela negociação com o Canal 9 da Argentina permitindo que eles transmitissem Highlights semanais da NBA, pagando US$ 2.000,00 anuais, além de negociar a transmissão de jogos e venda de VHS da liga na China, tudo isso entre 1984-1992 ano em que os Estados Unidos apresentaram o Dream Team.

Tem mais peso nas decisões da liga pelo comissário, até o anúncio de aposentadoria de Magic Johnson, ao dizer publicamente que tinha o Vírus HIV, a NBA permitia que os jogadores continuassem em quadra mesmo sangrando, então em 1992 foi criada um manual anti-infecção para a liga, com isso o Magic Johnson pode retornar e jogar no ano dos Jogos Olímpicos de Barcelona.

Apesar das polêmicas com mudanças de franquias de localidade, a NBA foi se expandindo e chegou a 30 franquias em 2004, mas aqui também encontram polêmicas, com as liberações para mudanças de locais e não só isso alguns atletas acusaram o David Stern de se omitir em casos de racismo da liga, o mais famoso deles foi com o ex-dono do Los Angeles Clippers Donald Sterling.

Até a bola que leva a assinatura do comissário entrou em polêmicas, uma vez que o material da bola foi alterado e Stern manteve a bola até o momento em que os jogadores apareceram com pequenos cortes nas mãos, eis que a bola voltou ao material antigo, mesmo que a contra gosto do comissário.

Se formos pontuar o que mudou na NBA nos 30 anos de David Stern seriam as seguintes mudanças:

-Fusão da NBA com a ABA;
-Regras de Teto Salarial;
-Regra de agentes livres;
-Globalização da NBA;
-Manual anti-infecção;
-Negociação para jogadores profissionais jogarem competições da FIBA;
-Aumento de franquias da NBA (Hornets/Pelicans, Timberwolves, Heat, Magic, Grizzlies, Raptors e Bobcats/Hornets);
-Contratos com patrocínios de materiais esportivos;
-Contratos com emissoras de televisão;

Fora elas ainda podemos pontuar as decisões mais polêmicas da liga:

-Veto da troca tripla Hornets/Lakers/Rockets pelo Chris Paul;
-Dress Code;
-Acusações de omissão e casos de racismo;
-Votação a favor de mudança de locais de franquias da NBA;
-Idade mínima de 19 anos para jogar na NBA (Outras ligas norte-americanas a regra é 18 anos, seguindo a idéia das forças armadas).

Na foto, o então comissário da NBA David Stern falando com a imprensa antes do jogo 01 das finais da NBA em 2013, a série foi entre Miami Heat e San Antonio Spurs. Ele está usando um terno preto, com camisa azul claro e gravata rosa, a frente dele o microfone da NBA, ao fundo é possível identificar o Backdroop com o logo da NBA com o nome "the finals"ao lado. Biografia: David Stern a história mais complexa da NBA - Área Restritiva
Foto: Mike Ehrmann | Getty Images

David Stern morreu aos 77 anos em decorrência de uma hemorragia cerebral, apesar de ter ficado hospitalizado para cirurgias desde dezembro de 2019, ele não resistiu e morreu no dia 01 de janeiro de 2020, deixando esposa e dois filhos.

Não deixem de acompanhar o Área Restritiva nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube.

Acompanhem também os textos diários aqui no site, vocês também podem conhecer outras histórias, só acessar a nossa sessão de biografias, além é claro de ficarem por dentro do que está acontecendo no Área em nossas redes sociais, marcamos presença no Facebook, Instagram e no Twitter.

SOBRE O AUTOR Diego Andrade, mais conhecido como Diego Silver. Professor de Educação Física. Pai, viciado em coisas de Nerd e é claro entusiasta do Basquetebol. Ex-Aluno do Bi-Campeão Mundial Rosa Branca, quando o mesmo era servidor do SESC Consolação. CONHECER TODO TIME
RESENHE COM A GENTE AÍ!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

 
 
VOLTAR AO TOPO
%d blogueiros gostam disto: