Cada uma das 27 federações filiadas possui sua história e contribui para o desenvolvimento do basquete nacional. Na Federação Maranhense de Basquetebol, o presidente Manoel Cid Lourenço Costa Castro faz um balanço do basquete maranhense em 2014 e dos planos para 2015, além de explicar algumas prioridades da sua gestão, em um bate-papo publicado no site da CBB.

Pensando nas próximas gerações, a FMB já planeja a criação de centros de treinamentos, em parceria com os clubes filiados. Além disso, a entidade destacou o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pelas escolas, sempre em parceria com clubes e associações filiadas. Confira um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelo presidente maranhense.

Balanço da temporada 2014.
Achamos que foi positivo, pois continuamos com uma equipe adulta feminina na Liga de Basquete Feminino, o Maranhão Basquete. Ela foi quarta colocada na temporada 2013/2014, fato que motiva bastante a juventude com a modalidade. A realização dos Campeonatos de Base Sub-15 e Sub-17 Masculinos e Femininos, além da categoria Sub-19, sempre com um bom número de equipes participantes, demonstra um aumento de interessados pelo basquete. Fomos a sede da Copa Brasil Norte, cujo campeão, o Jovens Maranhenses, defendeu o basquete do estado na Supercopa Brasil, realizada em Brusque. Também apoiamos a Associação de Veteranos, sendo a sede do 30º Campeonato Brasileiro de Basquetebol Master, em São Luís.

Quais as competições que mais se destacaram em 2014?
Os campeonatos maranhenses das categorias: Sub-15 Masculino, que teve como campeão o São Luís/Literato; o Sub-17 Masculino e Feminino, que teve como vencedores os times Jovens Maranhenses e Beto Sport, respectivamente; o Adulto Masculino, com o Jovens Maranhenses erguendo o título; e a Copa Brasil Norte.

Como está sendo desenvolvido o trabalho nas categorias de base?
Continua sendo feito por alguns clubes como o Beto Sport, São Luís e Jovens Maranhenses, além da Associação Fasca em parceria com a Federação Maranhense. Também temos um excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pelas escolas, sempre em parceria com clubes e associações filiadas.

E nas competições adultas?
Tivemos um excelente campeonato com a participação de 15 equipes, sendo dez no masculino e cinco no feminino, que ainda está em andamento.

Quais os planos para a temporada 2015?
A parceria da Federação com a Secretaria de Esporte e Lazer do Estado será fortificada. Teremos o implemento do trabalho nas categorias de base com a criação de centros de treinamentos, todos em parceria com os clubes filiados.

Deu muito crédito aos clubes, mas e o trabalho da Federação, nesse texto parece que é só dar parabéns para os outros quando eles conquistam algo.

É isso!

Comentem e Compartilhem!
Até+

Diego Silver