Cada uma das 27 federações filiadas possui sua história e contribui para o desenvolvimento do basquete nacional. Na Federação Sergipana de Basketball, o presidente Damião Teles de Menezes Júnior faz um balanço do basquete de Sergipe em 2014 e os planos para 2015, além de explicar algumas prioridades da sua gestão, em um bate-papo publicado no site da CBB.

Balanço da temporada 2014?
Mais uma vez conseguimos cumprir com todo nosso calendário em 2014. Tivemos bons resultados em nossas participações nos Campeonatos Brasileiros Sub-15 e Sub-17 Feminino e Masculino organizados pela CBB. As seleções Sub-15 e Sub-17 feminina acabaram em quinto lugar no Brasileiro da 3ª Divisão.

Quais as competições que mais se destacaram em 2014?
Não tivemos uma única competição que pudesse ser destacada. Tivemos um sucesso enorme com o beach basket, cuja a inscrição foi um quilo de alimento. Conseguimos uma empolgação muito grande em todos os aspectos, especialmente de público e mídia.

Como está sendo desenvolvido o trabalho nas categorias de base?
Graças a Deus nossos campeonatos na base são basicamente disputados por escolas. Vamos acertar detalhes do calendário, mas com certeza o maior foco será na categoria Sub-15 em que temos um grande número de equipes no feminino e masculino.

E nas competições adultas?
Nossos campeonatos na categoria adulta sempre são muitos equilibrados. Temos em média dez equipes no masculino e menos no feminino. No máximo atingimos cinco equipes. Estamos esperando um campeonato muito disputado em 2015 e, com certeza, quem vai vencer é o torcedor que gosta do basquete no nosso Estado.

Os planos para a temporada 2015?
Vamos promover o Dia do Basquete, com jogos o dia todo, mesclando homens e mulheres. Será o Dia do Basquete em todos os aspectos. Também vamos lançar festivais na categoria Sub-12, feminino e masculino, para incentivar os pequenos a gostarem de praticar a modalidade. Ainda não definimos se será no primeiro ou no segundo semestre. Sabemos que no nosso Estado o basquete não é prioridade para a maioria dos jovens que, com 16, 17 anos, já estão formados. Nossa missão é incentivar aqueles que querem jogar basquete, em especial nas categorias de base, de onde vai sair o nosso futuro.

Olha, não preciso falar mais uma vez quanto ao investimento em divulgação e afins certo!?
Federação com site em Wix, por favor, vamos profissionalizar esse departamento.
A federação não tem identidade visual, eu sequer encontrei o logo da federação no google images.

Eles trabalham com o Beach Basket e não tem isso como planos para 2015?!
Mas OK, o foco será a base, estão perdoados.

É isso!

Comentem e Compartilhem!
Até+

Diego Silver