Cada uma das 27 federações filiadas possui sua história e contribui para o desenvolvimento do basquete nacional. Na Federação Paraense de Basketball, o presidente Antonio Pedro Navegantes Caetano faz um balanço do basquete paraense em 2014 e dos planos para 2015, além de explicar algumas prioridades da sua gestão, em um bate-papo publicado no site da CBB.

Depois de um ano conturbado na Federação Paraense, o atual presidente tomou efetivamente posse da entidade em setembro de 2014. Antonio acredita que a conquista da medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Sub-17 Masculino da 2º Divisão, que garantiu o retorno do Pará à 1ª Divisão em 2015, foi um dos pontos altos em 2014. O dirigente garantiu ainda que a FPB busca fechar patrocínios para que, em 2015, as competições adultas e o desenvolvimento do trabalho nas categorias de base estejam asseguradas. Confira um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelo presidente Antonio Caetano.

Balanço da temporada 2014.
Foi um ano muito conturbado. Em outubro de 2013 tivemos a destituição do ex-presidente Marcley Lima por irregularidade cometida em sua gestão e o mesmo retornou através de decisão judicial. Finalmente em setembro de 2014 ele renunciou ao cargo. No âmbito esportivo não foi um ano totalmente perdido. Todas as categorias tiveram seus campeonatos encerrados, já que tivemos a participação de todos os clubes nos respectivos campeonatos organizados pela federação. Vale ressaltar a conquista da medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Sub-17 Masculino – 2º Divisão, que garantiu o retorno do Pará à 1ª Divisão em 2015. Esse resultado apaga o “fiasco” de nossa participação no Campeonato Brasileiro Sub-15 Masculino, ainda na administração Marcley Lima, quando apenas oito atletas jogaram a referida competição.

Quais as competições que mais se destacaram em 2014?
Com certeza, o Campeonato Adulto Masculino que teve a participação de quatro equipes. A competição contou com o retorno do tradicional Clube do Remo, após uma ausência de seis anos, que conquistou o título numa disputa acirrada com o Paysandu Sport Clube. A competição teve ainda as presenças do Clube Cabano e do Novo Basquete Pará.

Como está sendo desenvolvido o trabalho nas categorias de base?
Estamos fechando um patrocínio com uma grande instituição para o desenvolvimento do trabalho nas categorias de base.

E nas competições adultas.
Em relação às competições adultas, vamos buscar um patrocínio para as taxas federativas. Com isso diminuiremos as despesas dessas equipes para que elas centralizem seus esforços somente na formação de seus elencos e possam participar de campeonatos regionais e nacionais.

Os planos para a temporada 2015…
Vamos priorizar o desenvolvimento das categorias de base, bem como o aprimoramento das seleções masculinas e femininas que participarão dos Campeonatos Brasileiros organizados pela CBB. Também iremos apoiar a participação de equipes adultas nos campeonatos interestaduais.

Olha, mais uma vez a estrutura da instituição está em jogo.
Depois de um escândalo na gestão, quase um ano para a destituição do cargo e com isso, mais problemas.
Acredito que o ano a ser colocado em pauta é esse e mais uma vez, invistam em identidade visual, em comunicação.
A Federação tem um blog, que está desatualizado a ultima noticia foi em 2013 e uma Fã Page no Facebook que tem sua ultima publicação em Setembro de 2014, sendo só atualização de fotos.

Vamos gente vocês precisam de identidade, comunicação com os atletas e apreciadores do basquetebol, precisam resgatar a história de vocês.
Isso é muito importante para o fomento da modalidade na região.

É isso!

Comentem e Compartilhem!
Até+

Diego Silver