Olha só o texto dessa segunda, mais um artigo para vocês!

Olha só o que me parece a introdução desse trabalho.
O estudo dos Jogos Desportivos Colectivos é enquadrado em estruturas muito próprias que nos permitem analisar e identificar os diferentes elementos comuns que caracterizam a sistematização e organização do conhecimento (Oliveira, 1994). O basquetebol como actividade desportiva evoluída e em permanente renovação, não tem fugido a esta regra. De um modo muito particular, a análise do jogo, entendida como o estudo do jogo a partir da observação da actividade dos jogadores e das equipas, tem vindo ao longo dos tempos, a constituir um argumento de crescente importância nos processos de preparação desportiva (Garganta, 1996). Tal facto é traduzido pela quantidade e qualidade de informação disponibilizada para:
– Aceder ao conhecimento da organização do jogo e aos factores que concorrem para o sucesso desportivo;
– Planificar e organizar o treino, tornando os seus conteúdos mais objectivos e específicos;
– Regular a aprendizagem, o treino e a competição.
Estes propósitos têm sido atingidos de uma forma gradual e muito consistente. De facto, as estruturas do jogo exigiram, de imediato, métodos e meios de análise capazes de acompanhar a sua evolução. Progressivamente, os métodos de observação directa foram substituídos por poderosos sistemas informáticos capazes de recolher e tratar os dados em tempo real. Contudo, a evolução deste processo decorreu em várias fases, que importa caracterizar:

Meu parecer sobre:
Texto que aborda a evolução do tratamento de dados estatísticos, apresentando os meios de coleta de dados em uma linha do tempo em relação a praticidade e a qualidade da coleta.
O autor aponta as características dos tipos de analises feitas até chegar no data mining que é uma técnica de coleta de dados.

Texto interessante como ponto de partida para a analise estatística.
Trabalho publicado na EF deportes – Revista Digital – Buenos Aires – Ano 4 · Nº 15 – Buenos Aires – Julho-1999
Texto escrito por:
Prof: António Jaime Sampaio.

Texto para download SAMPAIO – Análise do Jogo em Basquetebol – Da Pré-História Ao Data-Mining

É Isso!

Comentem e Compartilhem.
Até+

Diego Silver

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.