Galera, uma vez li um texto do professor Dante, acredito que logo após o fechamento da parceria com a NBA ou próximo a isso.
Fiquei segurando para escrever sobre, quando nos últimos dias estava revendo uns textos e encontrei esse.
A idéia não é falar da parceria com a NBA, mas sobre a LNB propriamente dita, então vamos ao que interessa.

Entre as palavras do Professor Dante de Rose Jr as minhas.

Já é fato comprovado que a Liga Nacional de Basquete mexeu com as estruturas do nosso esporte promovendo campeonatos cada vez mais disputados, dando a esses eventos o caráter profissional que eles merecem e desenvolvendo ações no sentido de incrementar a prática do basquetebol no país como é o caso da Liga de Desenvolvimento de Basquete.

Para que tudo isto aconteça a LNB conta com uma equipe de profissionais que atuam em diferentes setores administrativo, financeiro, técnico e comunicação, além do Conselho de Administração e Diretores.

E um dos setores que mais é exigido é o Setor de Comunicação que possui inúmeras incumbências para deixar as pessoas cada vez mais bem informadas.

Não tem muito o que dizer da LNB até aqui, até aqui foi um trabalho tortuoso, muito complicado.
Chegar até aqui, para eles não foi nada fácil.
Se analisar que a quase 10 anos, o basquetebol era um esporte sem crédito no cenário nacional, até mesmo a NBA perdia espaço, sim até a NBA perdia espaço. Afinal um dia já passou em TV aberta, hoje só nos canais pagos, nem mesmo os jogos do Flamengo na pré-temporada, ganharam espaço na grade das emissoras de televisão.
Bom, mas hoje a LNB tem em suas mãos a Liga de Desenvolvimento e ainda o Novo Basquete Brasil, o mais interessante disso tudo, é que esse ano, o NBB tem mais jogos transmitidos em TV aberta do que a NBA, já é um grande passo.
Com transmissão de pelo menos dois jogos no meio da semana em TV fechada, além de transmissões via streaming.

É um grande passo, não?!

Conversei com o responsável pelo Setor de Comunicação da LNB, Guilherme Buso, que esclareceu como funciona esta complicada engrenagem.

Segundo Guilherme Buso o principal objetivo da Comunicação da LNB é fornecer ao aficionado do basquetebol e ao público em geral a melhor informação sobre os eventos e com a maior velocidade possível, considerando que o basquetebol, assim como outros esportes à exceção do futebol, tem um espaço muito pequeno na mídia.

São sete pessoas envolvidas nesse processo que inclui informação, redes sociais, transmissões pela web, contato com veículos de imprensa no Brasil e no Mundo, divulgação dos campeonatos, “media day”, contatos com assessórias de imprensa dos clubes e com os meios que divulgam os campeonatos como o Sportv.

Realmente eu nunca tive um e-mail que não fosse respondido por eles, em especial o Marcel Pedroza.
Os caras são excepcionais.

Mas acredito que o ápice de tudo não foi o contato com eles, claro que é o mais importante até aqui.
Mas ficou muito marcado em mim, quando eu trabalhava para a ANB3x3 e tentava ideologicamente levar o 3×3 a outro patamar, consegui uma reunião com o Marcel Pedroza e o Guilherme Buso, os caras pararam as preparações para o Jogo das Estrelas para simplesmente ouvir minhas idéias.
Mas a ingerência da ANB3x3, não levou para a frente a idéia, então não vou abordar mais afundo aqui.

Mas só pelo fato de eles pararem para me escutar, um professor de educação física, que escreve sobre basquetebol falar de um projeto de basquete 3×3, incluindo a LNB e trazendo as ligas de 3×3 a outro nível.
Foi sensacional!

Para que isto seja possível, o trabalho vai além de ser somente uma assessoria de imprensa. Buscou-se então, a configuração de um portal que pudesse levar ao aficionado o maior número possível de informações que acontecem durante os jogos com base nas estatísticas online e que, no máximo, 15 minutos após o término das partidas apresenta os dados dos jogadores, equipes, fotos e melhores jogadas.

Todas as informações dos atletas e das equipes na temporada e em temporadas passadas podem ser acessadas no site da LNB e também através do “media guide” que é produzido todos os anos com os dados atualizados.

As equipes também recebem um tratamento especial com o “media day” que é uma sessão de fotos que é realizada com todas as equipes do NBB e da Liga Ouro no início da temporada. Essas imagens são utilizadas na divulgação dos respectivos campeonatos.

Nas redes sociais a LNB mantém o facebook, twitter e instagram. A comunicação com outros órgãos de imprensa é feita através de releases e que hoje fornece informações a 1600 profissionais vinculados a cerca de 600 veículos de informação no Brasil e no exterior.

O Território LNB é outro veículo importante na divulgação de assuntos relacionados com o basquetebol de forma geral.

Neste ano a grande novidade são as transmissões pela web. Está prevista a transmissão de 40 jogos, além das partidas transmitidas pela SporTV, mínimo de 60 jogos.

Como se percebe pelas informações do responsável pela Comunicação da LNB, Guilherme Buso, a Liga desenvolve um trabalho incansável para levar ao aficionado do basquetebol e ao público em geral, o que há de melhor em termos de informações sobre nosso basquetebol, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento e divulgação do nosso esporte.

Olha o que eu posso dizer diretamente sobre o trabalho deles?!
Se não fosse por toda a equipe, eu não teria metade dos contatos que eu tenho hoje.
Os caras são sensacional.

Me respondem tudo e não só sobre os jogos do NBB.
As vezes tentam ajudar em questões ligadas ao basquetebol.

Lembro de quando eu estava fazendo o meu TCC da especialização e estava pesquisando sobre estatísticas, entrei em contato com eles, o Marcel já me passou o e-mail do responsável em estatísticas da LNB, foi tudo muito útil.
Os caras querem que o basquetebol cresça, diferente de diversos profissionais ligados ao basquetebol que esqueceram que a modalidade parou no tempo e agora precisamos correr atrás do prejuízo.

Esse texto foi uma forma de dizer obrigado pelo apoio dado desde sempre.
Afinal são quase 4 anos trocando e-mails e dividindo mesas com esses caras nos jogos de basquetebol.

Um grande abraço!
Até+

Diego Silver

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.