De dentro para fora do Jogo, uma visão diferente de quem de alguma forma viveu O Basquete.
VOCÊ ESTÁ EM:
  A pós temporada da NBA, tem Kawhi e New Balance contra a Jordan Brand

A NBA tem um novo campeão, um novo MVP das finais e esse homem é o Kawhi Leonard, que entre todas as suas polêmicas nos ultimos anos, está uma troca de patrocinador um pouco inesperada. O jogador que hoje está no Toronto Raptors, era um atleta da Jordan Brand. Mas decidiu rescindir com a marca do Jumpman e assinou com a New Balance, só que essa mudança ainda trouxe mais problemas.

Em um primeiro momento, todo o fã do Basquetebol ou da cultura SneakerHead se perguntou “o que ele está fazendo?!”. Afinal, a Jordan Brand é a JORDAN BRAND, o cara não é o rei do carisma, mas é um atleta da Jordan Brand, não tem sua linha de produtos como outros jogadores, mas é um atleta Jordan Brand e algumas collabs eram idealizadas para ele.

A história do Kawhi Leonard na Jordan Brand rendeu diversos calçados, Collabs da Jordan para o uso dele nas quadras como o Air Jordan 01 – Passing The Tourch, um dos tênis mais vendidos em seu ano de lançamento.

Só que o mundo do Basquete seguiu se perguntando do porque disso, eis que a New Balance, em fevereiro desse ano lançou um vídeo com o Kawhi Leonard, o primeiro oficializando essa nova parceria, o primeiro do embaixador mundial do Basquetebol na marca, que com a ‘aquisição’ do Kawhi estava reativando o seu departamento de Basquete e queria fisgar também parte do mercado que é basicamente dominado pela Nike, Jordan Brand e Adidas, com a Under Armour beliscando pequenos pedaços desse mercado, além das marcas que vem correndo por fora como a Li-Ning.


No dia 15 de Fevereiro o mundo conheceu o New Balance OMN1S, o novo tênis de Basquete da marca, assinado pelo Kawhi Leonard e para o espanto de muitos ele era bonito, só que aparentemente o Design da marca não é tão inovador assim. A ultima versão de um tênis de Basquetebol da NB saiu na temporada 2010/11 da NBA o tênis era utilizado pelo Matt Bonner, ele era o único jogador da liga a vestir a marca e o ultimo até então, depois que o tênis desmanchou em seus pés.

 

Bom, voltando ao Kawhi & New Balance x Nike & Jordan Brand. Quando se tem esses tipos de mudanças, como o Kobe da Adidas para a Nike, ou o Dwayne Wade da Nike para a Li-Ning, sempre se perde algo muito importante, parte da sua identidade. Claro, que estamos falando da identidade visual, o Kobe por exemplo tinha o Crazy 8 e a mudança de gigantes de material esportivo, fez o jogador ter que abandonar o Marketing feito em cima do número 8.

Kawhi & New Balance x Nike & Jordan Brand

A confusão toda se dá pelo seguinte, segundo partes do processo. A logomarca é um conceito utilizado pelo Kawhi Leonard desde os seus anos de College, criado pelo jogador e utilizado por ele desde sempre, até mesmo quando ele era um atleta Jordan Brand, ele seguia incorporando a logomarca em outros materiais publicitários e produtos licenciados.

Até então, a Nike supostamente seguiu utilizando a Logomarca, sem o conhecimento e o consentimento do Kawhi, inclusive registrando um pedido de direitos de autoria sobe a marca, ou seja, dizendo que criou a arte final utilizada nos produtos da marca.

O que isso implicaria, caso o processo seja ganho pelo Kawhi Leonard a Nike terá que pagar pela utilização da marca indevidamente e ainda poderá ter que pagar Royalties pelos produtos vendidos, enfim, um certo prejuízo por um jogador que não é mais da marca.

Se a vitória no processo for da Nike/Jordan, o Kawhi perde os direitos de utilizar a marca, consequentemente a New Balance vai ter que junto do jogador criar algo novo, mas se aparentemente eles não criaram um tênis novo, será que vão criar uma logomarca nova?!

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

SOBRE O AUTOR Diego Andrade, mais conhecido como Diego Silver. Professor de Educação Física. Pai, viciado em coisas de Nerd e é claro entusiasta do Basquetebol. Ex-Aluno do Bi-Campeão Mundial Rosa Branca, quando o mesmo era servidor do SESC Consolação. CONHECER TODO TIME
RESENHE COM A GENTE AÍ!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

 
 
VOLTAR AO TOPO
%d blogueiros gostam disto: